Blog do Walison - Em Tempo Real

Dança do Lili promove evento em comemoração aos 37 anos de atuação na cultura popular do MA

A expressão folclórica genuinamente caxiense Dança do Lili comemora nesta terça-feira (3) o seu aniversário de 37 anos de atuação na cultura popular do Maranhão. A data representa a luta perante os desafios impostos pelo mundo contemporâneo para manter viva a tradição que retrata a vida simples, a alegre e o trabalho cotidiano das pessoas da zona rural do estado.

Para celebrar o aniversário, o grupo vai se reunir com outros movimentos culturais de Caxias em um evento aberto ao público, que será realizado a partir das 18h na Praça da Chapada. O encontro inclui ainda, entrega de certificados de reconhecimento cultural.  Veja as atrações do evento:

– Dança do Lili Mirim do bairro Salobro;

– Reisado Mirim Encanto dos Cocais;

– Cacuriá da Dona Roxinha;

– Xaxado Candeeiro Encanto;

– Dança do Lili Adulto.

De acordo com a vice-presidente, Valdete Silva, a data representa a luta perante os desafios impostos pelo mundo contemporâneo para manter viva a tradição que retrata a vida simples, a alegre e o trabalho cotidiano das pessoas da zona rural do estado. “Já são 37 anos de tradição no Maranhão. Um grupo que surgiu em Caxias inspirado em brincadeiras da Semana Santa na zona rural, hoje faz apresentações em várias partes do estado e até mesmo fora dele, mas sempre levando e encantado o público pelo simples fato de representar o povo da roça”.

A data é motivo de muito orgulho para o presidente e criador da expressão cultural, Raimundo Nonato, mais conhecido como “Pelé”. “Caxias está de parabéns, por ser uma cidade inspiradora, cheia de recursos e belezas naturais que nos permitiram a criar essa dança tão maravilhosa que se chama Lili”.

Por: Ascom/ Dança do Lili

Jovem de 18 anos é encontrado morto em carvoaria no estado do Maranhão

Um jovem de apenas 18 anos de idade identificado como Matheus Pinto de Sousa foi encontrado morto no nesse sábado 30/04/2022 dentro de um forno de uma carvoaria na cidade maranhense de Bom Jesus das Selvas, a 465 km da capital do estado São Luís.

De acordo com informações da polícia, o corpo da vítima foi encontrado amarrado dentro de um saco no forno da carvoaria da cidade. O jovem tinha varias passagens pela polícia e já estava desaparecido desde o último dia 26 de abril, esse é mais um caso de assassinato de jovens que se enveredam pelo mundo nebuloso do crime.

A Polícia Civil de Bom Jesus das Selvas está investigando o caso e ainda não conseguiu identificar os autores do crime.

Começa a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo

Vacinação contra a covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (2) a  2 ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. Até o dia 3 de junho, além de idosos e trabalhadores da área de saúde, a imunização será estendida a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidades também devem se vacinar. A expectativa é de que 90% do público-alvo da campanha que tem 76,5 milhões de brasileiros seja imunizado nas cerca de 38 mil unidades básicas de saúde (UBS) do país.

“É importante tomar [a vacina] em qualquer época. As vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis. Gastamos mais de R$ 4 bilhões com vacinas para o PNI, fora a da covid-19. O presidente Bolsonaro investiu cerca de R$ 30 bilhões em vacinas contra covid-19”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista à Voz do Brasil no lançamento da campanha.

Vacinação de crianças

De acordo com o ministério, no caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose. No caso das crianças que precisam tomar a vacina contra o sarampo, não há necessidade de cumprir intervalo com a vacina da gripe. As duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

O objetivo da campanha, segundo o Ministério da Saúde, é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o Governo Federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para que a vacinação aconteça.

Confira quais públicos serão atendidos nesta segunda etapa

2ª etapa – de 02/05 a 03/06

    Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

    Gestantes e puérperas;

    Povos indígenas;

    Professores;

    Comorbidades;

    Pessoas com deficiência permanente;

    Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

    Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

    Trabalhadores portuários;

    Funcionários do sistema prisional;

    Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

    População privada de liberdade.

Edição: Valéria Aguiar Agência Brasil

Prazo para emitir ou regularizar título termina quarta-feira

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quem quiser votar nas eleições 2022 tem até a próxima quarta-feira (4) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro.

O mesmo prazo vale para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis. A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível.

Assim como em todo ciclo eleitoral, a busca por regularizar a situação do título tem aumentado com a proximidade do fim do prazo, o que levou a Justiça Eleitoral de diversos estados a ampliar o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais. 

Vale lembrar, contudo, que todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.

Por meio da internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto.

Contudo, quem teve o título cancelado por ter faltado à revisão do eleitorado e à coleta de biometria em seu estado não precisa se preocupar. No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos do cancelamento devido à continuidade da pandemia de covid-19. Dessa maneira, os eleitores nessa situação poderão votar normalmente em outubro. 

Para verificar e resolver pendências relativas ao título, o eleitor deverá ter em mãos documentos como cadastro de pessoa física. Em alguns casos é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Todas as informações estão disponíveis no portal da Justiça Eleitoral

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.

Edição: Graça Adjuto Agência Brasil

Ônibus cai em ribanceira e resulta em morte de motorista na BR-316

Um ônibus, que tinha como destino São Luís, caiu em uma ribanceira, na BR-316, entre as cidades de Caxias e Codó, na última sexta-feira (29). O acidente resultou na morte do condutor do veículo e deixou várias pessoas feridas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o ônibus caiu na ribanceira e ficou destruído. Os bombeiros militares estiveram no local e fizeram o resgate dos feridos.

Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram acionados e atenderam os feridos. Os pacientes mais graves foram levados para o hospital da região.

O trânsito da via foi controlado pela PRF para evitar outros acidentes. O corpo do motorista foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Caxias para ser necropsiado. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.Por: Imirante.com

Duas pessoas morrem e várias ficam feridas após ônibus colidir com caminhão na BR-135

Na noite desse domingo (1°), duas pessoas morreram e várias ficaram feridas após um grave acidente envolvendo um ônibus e um caminhão na BR-135, entre Presidente Dutra e São Domingos do Maranhão, região centro-leste do Maranhão.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 22h20, o ônibus trafegava de São João dos Patos para São Luís quando colidiu na traseira do caminhão basculante, que estava parado ocupando parcialmente a faixa do sentido decrescente da via.

A equipe da PRF de Peritoró registrou dois óbitos e várias pessoas com ferimentos leves e graves, que foram levadas para hospitais da região. O atendimento dos cerca de 40 passageiros que estavam no ônibus foi finalizado na manhã desta segunda-feira (2). Fonte: G1-MA

Chuvas no Maranhão: Maio, junho e julho serão acima da média na região Norte, mas Sul terá trégua

O Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Nugeo-UEMA) divulgou uma análise com a previsão do tempo para os meses de maio, junho e julho no Maranhão.

Segundo os meteorologistas, boa parte do Maranhão já estará fora do período chuvoso nos próximos três meses. As chuvas devem diminuir bastante especialmente nas regiões central e sul do estado, com exceção para Bacabal e Imperatriz, que devem ter chuvas dentro da normalidade para o período.

Já a região da baixada e o norte do Maranhão, incluindo a Ilha de São Luís, devem ter chuvas que variam entre o volume normal e acima da média, pois boa parte das condições favoráveis às chuvas permanecem, como tem sido em janeiro, fevereiro e março. As regiões onde deve haver mais chuva serão São Luís, Turiaçu e Zé Doca.

Ainda assim, os especialistas apontam que a tendência é que os próximos meses comecem a presentar cada vez mais dias sem chuva, pois é uma característica da transição do período chuvoso para o período seco.

Segundo o Nugeo, a previsão climática é um prognóstico de consenso elaborado pelos principais centros de meteorologia do país em conjunto com os centros estaduais de meteorologia.

O que fazer em dias chuvosos

Com a incidência das chuvas no Maranhão e os consequentes alagamentos, aumentam os riscos com a manuseio da energia elétrica em muitas residências do Maranhão.

O período chuvoso também aumenta os riscos com ventanias, descargas atmosféricas, quedas de árvores e pistas molhadas, que podem causar danos a rede de distribuição elétrica, quebras de postes e rompimentos de cabos.

Para evitar problemas com curtos-circuitos e problemas com eletricidade, algumas dicas de segurança para o período são:

* Em caso de raios e trovões, retire das tomadas equipamentos que estejam conectados a energia. É importante que esteja usando calçados com solados isolantes (de borracha);

* Se as paredes de casa estiverem úmidas, evite o contato e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas no local. A umidade pode gerar danos às instalações elétricas, causando defeitos nos equipamentos;

* Evite a manutenção em telhados e cercas elétricas para evitar o risco de ser atingido por raios. Não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;

* Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo;

* Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento da Equatorial pelo número 116 e para o Corpo de Bombeiros da cidade.

Em casos de alagamento, a população deve procurar um local longe de postes e árvores e esperar o nível da água baixar. Além disso, a população deve ficar alerta em relação a acidentes envolvendo quebras de postes, que podem provocar transtornos graves à população. Fonte: G1-MA

Mega-Sena acumula novamente e premiação deve passar dos 60 milhões

Bilhetes de aposta da mega-sena

O concurso número 2.477 da Mega-Sena, realizado na noite de ontem (30), não teve acertadores das seis dezenas, segundo informou a Caixa. O prêmio de R$ 49.142,626,01 fica acumulado e deverá passar de R$ 60 milhões no próximo sorteio, que acontecerá na próxima quarta-feira (4). Confira as dezenas sorteadas:

20 – 33 – 37 – 38 – 49 – 50

Segundo o banco, a quina teve 45 ganhadores. Cada aposta receberá R$ 95.131,71. Outras 4.787 apostas acertaram a quadra, que pagará R$ 1.277,54 para cada jogador.

Dia do Trabalhador, 1º de maio tem manifestações em todo país

Manifestações marcaram o Dia do Trabalhador, celebrado hoje (1º). Os atos dividem-se entre contrários e favoráveis ao governo.

No Rio de Janeiro, manifestantes pedem melhorias nas condições de emprego e de salários no Brasil. No Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, o ato em defesa dos direitos dos trabalhadores foi convocado por sindicatos e organizações. 

Também na Zona Sul do Rio, em Copacabana, ocorreu um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro. Em Niterói, também houve outra manifestação pró-governo, com a presença do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Brasília

Em Brasília, manifestantes ocuparam o gramado de frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, e caminharam junto com o presidente Jair Bolsonaro – que participou do evento durante cerca de 10 minutos. Bolsonaro não fez discursos, mas transmitiu imagens em suas redes sociais.

Na manhã deste domingo, a capital federal também foi palco de atos de centrais sindicais, pelo Dia do Trabalho.

São Paulo

Em São Paulo, os atos do Dia do Trabalhador foram realizados na Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu, onde um palco foi montado para receber os representantes sindicais, convidados e artistas. O encontro teve início por volta das 10h.

Os discursos e apresentações começaram pela manhã. Entre os assuntos abordados na manifestação, os trabalhadores presentes pediram políticas de valorização do salário-mínimo, geração de renda e emprego e ampliação de direitos sociais, incluindo para trabalhadores autônomos e de aplicativo.

Já a Avenida Paulista foi fechada para receber manifestantes pró-governo. Os manifestantes pedem a defesa da liberdade de expressão.

Policiamento e SSP

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que 840 policiais militares atuarão nos atos na Avenida Paulista e na Praça Charles Miller, com um esquema especial de policiamento, além do policiamento regular da capital.

Para isso, o patrulhamento será intensificado desde as primeiras horas no local e também nas imediações das estações do Metrô. No restante da capital e estado, o policiamento preventivo e ostensivo também está preparado para garantir a segurança da população.

Ainda segundo a SSP, as ações serão monitoradas pelo sistema Olho de Águia, por meio de câmeras fixas, móveis, motolink e body cams, e acompanhadas diretamente da Sala de Comando e Controle instalada no Centro de Operações da PM (Copom), e as delegacias territoriais também estarão preparadas para atender a população e registrar celeremente todas as ocorrências, se necessário. 

Está prevista ainda revista pessoal e mochilas devem ser vistoriadas em virtude da proibição do porte de objetos que possam atentar contra a vida dos presentes nas manifestações, população em geral e policiais.

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalhador é uma data celebrada em vários países do mundo e que, no Brasil, é feriado nacional. O dia faz memória a uma greve de trabalhadores que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, por melhores condições de trabalho. Por conta desta mobilização, o Dia do Trabalhador virou um marco da luta por direitos trabalhistas.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira Agência Brasil