No início da semana uma delegação de parlamentares codoenses foi ao encontro do Secretário de Estado da Segurança Pública, Marcos Afonso Júnior, para tratar sobre a questão da segurança no município de Codó. A reunião foi agendada pelo líder do governo na câmara, Vereador Leonel Filho (PTN), por intermédio do Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad. Presente no encontro também estava o Tenente Coronel, Jairo Xavier, comandante da Polícia Militar em Codó.
Na audiência com o secretário foram pontuados os assuntos mais delicados no que diz respeito da segurança pública e da violência no município de Codó. Os vereadores solicitaram por políticas públicas do estado que venham a proteger mais a população.
“Quero parabenizar a todos os vereadores de Codó, por essa busca de mais auxílio e investimentos ao governo do estado, ao apoio do Secretário Ricardo Murad, a atenção do Secretário Marcos Afonso e o empenho do nosso presidente Chiquinho do SAAE. As reuniões foram muito produtivas e teremos uma resposta à altura por parte do Governo do Estado do Maranhão, com ações e medidas que beneficiem a população de Codó”, explicou o Vereador Leonel Filho, líder do governo na Câmara Municipal de Codó.
Segurança e combate as drogas
O Vereador Pastor Max (PT do B) falou sobre as solicitações feitas ao secretário para mais mecanismos de proteção, fiscalização e uma política de combate as drogas em Codó, para evitar a entrada de entorpecentes no município, e que na opinião do edil é o fato responsável pelo aumento da violência, sobretudo na população jovem e socialmente vulnerável
“Somos a sexta maior cidade do estado e com uma grande importância no cenário cultural, esportivo e político do Maranhão. No entanto, precisamos de uma estrutura maior para segurança pública para o município de Codó. Solicitamos ao secretário, entre outros investimentos, uma Delegacia da Mulher e uma Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente, em virtude do aumento dos registros de delitos violentos envolvendo essa faixa etária. Demos ênfase a questão das drogas, pois a maioria dos registros nos boletins de ocorrências retratam o delitos ligados ao uso e comércio de entorpecentes”. Disse Max.
O vereador, é o autor de um Projeto de Lei que instituiria a semana de enfrentamento e combate as drogas no município, também solicitou junto ao secretário a volta do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERJ) em Codó e um programa de profissionalização e inclusão de jovens no mercado de trabalho, em uma parceria entre o município, o estado e o PRONATEC /SENAI.
Cidadania
Em um segundo momento, os parlamentares codoenses foram até a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania para protocolar um documento que solicita a implantação de um Viva Cidadão permanente em Codó. O vereador codoense Gracinaldo Ferreira (PSL) é um defensor da causa. Desde seu inicio de mandato, o edil luta para a vinda do Viva Cidadão para Codó. Por meio do Requerimento Nº 06/2013, de março de 2013, Gracinaldo solicitou a representantes do legislativo estadual a instalação do posto na cidade, uma vez que a demanda da população era muito grande.
“Codó possui mais de 4 mil km quadrados de extensão territorial e com povoados localizados a quase 100 km da sede. São muitas pessoas, entre elas pessoas doentes, idosos ou pessoas sem condições financeiras para tal deslocamento.Somente no mês de abril Coroatá recebeu mais de trezentas pessoas vindas de Codó para tirar documentos, além das pessoas que vão a outros município para resolver o mesmo assunto. Por isso a nossa luta. A construção do Viva Cidadão em Codó facilitará o acesso da população local a serviços básicos, que fortalecerão o exercício da cidadania, como emissão de carteira de identidade, emissão de carteira de trabalho, atestado de antecedentes criminais, inscrição e consulta ao benefício do seguro desemprego e inscrição no CPF”, finalizou Gracinaldo.
RF/Press Agency Web