Pais, mestres e alunos estiverem reunidos no Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira, localizado no Povoado Santo Antônio dos Pretos, cerca de 40 Km da sede do município.
Na oportunidade, a comunidade de Santo Antônio dos Pretos recebeu a visita de autoridades municipais e estaduais para discutirem soluções e melhorias para o centro de ensino. Estavam presentes na reunião o Vereador Pedro Belo (PC do B) e a Diretora da Unidade Regional de Educação de Codó, Fátima Falcão, além de técnicos da SEDUC.
A diretora da URE informou que o prédio onde funciona a escola encontra-se em situação precária e com sua estrutura comprometida.
“A estrutura está muito desgastada e depredada, não temos banheiro em condições adequadas, não temos pessoal de limpeza, não temos monitores, a estrada está em péssimas condições, dificultando o acesso. A situação é caótica. Por isso estamos entrando em contato com o governo para realizarmos a recuperação física e pedagógica da escola”, explicou.
Em busca de uma identidade
Fátima Falcão ainda declarou que será preciso um trabalho mais profundo de conscientização da juventude do campo sobre a identidade cultural das comunidades quilombolas.
“Os alunos não estavam sendo orientados sobre o que realmente é ser um descendente de quilombola, o que é um quilombo e sua história. Iremos também convidar a secretária de educação do município para revermos a parte pedagógica”.
Após conversar com os pais, alunos e moradores, o vereador Pedro Belo informou que todas as demandas e os problemas analisados pela equipe técnica da SEDUC serão levados ao governo do Estado para que a recuperação seja feita. “A URE possui os professores, mas a SEDUC fara o levantamento das demandas e encaminhará ao Estado, para que o governo tome as devidas providências. Precisamos de nossa juventude do campo bem amparada, estudando com estrutura digna e consciente de sua identidade cultural”, finalizou o parlamentar.
Assessoria de Imprensa