A Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última terça-feira (15/12), no prédio da Câmara de vereadores, o lançamento do Programa Bolsa Escola.
O programa é do Governo do Estado e tem como objetivo, garantir mais dignidade e igualdade as crianças e adolescentes maranhenses no direito de freqüentar a escola, contribuindo para a redução do abandono e da evasão escolar.
Os beneficiários receberão um recurso anual para fim especifico de compra de material escolar. Para isso, os estabelecimentos comerciais locais serão habilitados para receber o cartão Bolsa Escola (mais bolsa família).
A secretaria Adjunta de Assistência Social, Rosa Vasconcelos, falou que recentemente participou junto com o prefeito Fabrizio Araújo do lançamento Estadual do programa na cidade de São Mateus, onde foi falado sobre os critérios de participação das famílias, e da necessidade de fazer audiências publicas nos bairros, para que as famílias possam entender melhor o programa.
“Hoje fizemos o lançamento do programa aqui no município, tivemos uma presença de público bastante considerada, vamos fazer novas audiências sobre o programa. Aproveitamos também a oportunidade para falar sobre o programa bolsa família e a situação atual de cobrança do governo federal sobre as condicionalidades, onde fizeram perguntas sobre diversas situações, e esclarecemos todas as duvidas”, afirmou Rosa.
O coordenador do Programa Bolsa Família no município, Edvan Marques, ressaltou a importância do programa. “Em Timbiras serão mais de nove mil pessoas beneficiadas pelo Bolsa Escola, que vai garantir dignidade a essas crianças e adolescentes com todo o material necessário, para freqüentar dignamente a sala de aula.”
SERVIÇO
Quem será beneficiado?
Os beneficiados serão crianças e adolescentes com idade entre quatro e 17 anos, com inscrição regular no cadastro único (CadÚnico) e beneficiários do programa bolsa família, desde que estejam regularmente matriculados em escolas públicas. Não ha limite de beneficiários por família.
Como Funciona?
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, enviará para a residência dos beneficiários um cartão do tipo debito, que permitirá a compra nos estabelecimentos comerciais credenciados. Anualmente, nos meses de janeiro, será feita a transferência direta do recurso às famílias, por meio do cartão.
Como Participar?
O processo de adesão dos beneficiários do programa é automático, visto que serão atendidos crianças e adolescentes já inscritos no CadÚnico e atendidos pelo bolsa família. Não ha necessidade de nenhum processo de inscrição.
Assessoria de Imprensa