Atual 7
Atendendo a uma exigência da Direção Nacional, a Executiva Estadual do PRTB, comandada por seu delegado, o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, emitiu nota, na manhã desta quinta-feira (3), informando que o deputado estadual Carlos Filho não concorrerá a reeleição, por a prioridade do partido ser a disputa por vagas na Câmara Federal, o que vale de fato para a definição de fundo partidário e tempo de TV.
Pela lógica da Resolução Nacional 005/2014 do PRTB, embora não ainda tornada pública, a decisão deve alcançar também o deputado estadual que recententemente enganou os caciques do PMDB, Stênio Rezende, mas conhecido como ‘Rei do Babaçu’. O comando do PRTB no Maranhão anunciou também que o partido não integrará mais qualquer coligação proporcional na base governista, caso as negociações não sejam conduzidas de forma diferente da que vem sendo feita.
De acordo com Soliney Silva, existe uma clara tentativa de beneficiamento a candidatos apadrinhados, a exemplo de Carlos Filho, ex-genro da governadora Roseana Sarney (PMDB), com quem discutiu fortemente na noite dessa quarta-feira (2), na casa do senador José Sarney (PMDB/AP) no Maranhão, no bairro do Calhau, São Luís, onde só não chegaram às vias de fato por intervenção rápida do empresário Fernando Sarney.
Antes da tomada da decisão, o PRTB costurava a integração na chapa de mais nove partidos (PHS/PMN/PSL/PTdoB/PRP/PSC/PTN/PRP/PEN) aliados a eleição ao governo estadual do senador Edinho Lobão Filho, o Edinho, do PMDB.