Blog do Walison - Em Tempo Real

Senabom Maranhão é aprovado por Corpos de Bombeiros de todo o país

Tendo o Maranhão pela primeira vez como sede, o evento nacional deste ano foi elogiado pela organização e programação.  A corporação maranhense, por sua vez, demonstrou satisfação em receber o maior encontro de bombeiros militares da América Latina. A cerimônia de encerramento do evento contou com a palestra do deputado federal Guilherme Derrite, “O Corpo de Bombeiros no Congresso Nacional”.

O evento contou com a presença de mais de 3 mil bombeiros. Uma das comprovações do sucesso do evento foi o recorde de número de inscritos na prova Bombeiro de Aço, mais de cem contra 43 da edição anterior. O Campeonato Nacional de Salvamento Aquático também teve elevado número de participantes: ao todo, foram 293 inscritos. As chamadas provas técnicas movimentaram os quatro dias do evento. Além da prova Bombeiro de Aço e do Campeonato Nacional de Salvamento Aquático – que incluiu além de provas nas piscinas, o Aquathlon e o Beach Flag na praia -, foi realizada a Certificação de Cães. A prova habilitou cães a participarem oficialmente de buscas urbanas e salvamentos.

Palestrantes de renome nacional e internacional trouxeram na bagagem muito conhecimento para compartilhar com os militares. Dentre os temas de destaque figuraram o relato de experiências no desastre de Brumadinho, feito pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Edgard Estevo da Silva, abordagens de inovações de combate a incêndio, o lançamento do Protocolo Nacional de Abordagem ao Suicídio, workshops de Salvamento Veicular, além de uma diversidade de trabalhos científicos.

A programação abrangeu ainda a Feira Internacional de Prevenção a Incêndios e Emergências (Fipie), que apresentou as inovações de equipamentos e as tecnologias mais avançadas no que tange à atuação dos bombeiros. Dentro dela, havia um espaço para facilitar a vida dos visitantes: uma feira de artesanato com profissionais do Ceprama e expositores da Feira da Praça Benedito Leite. A exposição permitiu mais praticidade a quem desejou levar uma lembrança tipicamente maranhense para casa.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão, coronel Célio Roberto de Araújo, o Maranhão demonstrou o potencial e a força de sua corporação. “O Maranhão encerra o Senabom fortalecido por meio da instituição bombeiro militar. Nós, como anfitriões deste magnífico evento, aprendemos muito, mas a gente tem a consciência de que, definitivamente,  – e este é o principal legado – o Maranhão entra no cenário nacional através de sua corporação como uma instituição que não deve nada a nenhuma outra e passa a fazer parte do rol das grandes corporações. Este era sempre um sonho acalentado por nós do Corpo de Bombeiros: mostrarmos aquilo que de bom temos feito aqui. A gente se sente honrado em ter sediado o XIX Senabom, que foi um sucesso, medido pela satisfação dos bombeiros que estão nos visitando”, declarou. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, César Bonfanti, enalteceu a organização do evento, compartilhou que já recebeu de sua equipe feedback positivo e agradeceu a receptividade dos maranhenses.

“Quero aqui parabenizar o evento, a organização, todo o comprometimento que o estado do Maranhão teve em receber e muito bem recebido todos os estados do nosso Brasil. O Rio Grande do Sul veio com uma delegação bastante significativa, apesar da distância, principalmente porque nós acreditávamos e aqui nós pudemos ver que o Senabom foi um grande evento, principalmente pela parte técnica, a nossa competição e a integração que nós tivemos com os nossos coirmãos. Quero agradecer a recepção que tivemos por parte do comando e do governo. Temos certeza que o Governo do Maranhão conta com uma instituição – o Corpo de Bombeiros do Maranhão – muito forte e muito comprometida em atender bem seus cidadãos. Parabéns”, disse o comandante do CBMRS.

Agradecimento

Célio Roberto aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que participaram da organização do evento e às autoridades que o apoiaram nesta jornada. “Agradeço a todos que nos ajudaram a conduzir este evento e podemos dizer, como na Bíbilia: Ebenézer. Até aqui nos ajudou o Senhor. Agradeço ao governador Flávio Dino, que desde o primeiro momento abraçou a causa; ao secretário Jefferson Portela, que colocou a estrutura do sistema de segurança pública para apoiar nosso evento; à minha tropa ,que se empenhou, que está aqui trabalhando, cuidando de receber bem e de cada detalhe dos nossos congressistas; agradeço também a imprensa e aos colaboradores, que puderam dar visibilidade para que a sociedade maranhense aprenda a conhecer mais o seu bombeiro e a confiar na corporação. Estamos sempre vigilantes e prontos para bem servir”.

Ascom

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*