Teve início na manhã desta segunda-feira (25), no município de Codó, a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza. Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde Karen Cruz, a meta é Vacinar 80% de cada grupo prioritário, em Codó serão vacinados 33.907 pessoas.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar epidemias. A transmissão se dá por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
O objetivo da Campanha, é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza, na população alvo para a vacinação.
Serão vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos , adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. É importante o comparecimento de toda a população da zona urbana e rural aos postos e unidades de saúde do nosso Município.
ASSCOM – SEMUS