Blog do Walison - Em Tempo Real

Secretaria De Cultura De Codó Realiza Palestra Sobre a Cultura Afro Brasileira

Aconteceu na manhã de ontem terça-feira (18), no auditório da Escola Ananias Murad, Palestra sobre Cultura Afro Brasileira. O evento faz parte da X Semana da Consciência Negra, que acontece de 15 a 22 de novembro no município de Codó.

Augusto Serra - palestrante

O encontro reuniu o Secretário de Cultura e Igualdade racial do município, Augusto Serra, sua equipe da Secretaria de Cultura e alunos das turmas da Escola Ananias Murad.

Após a abertura do evento, o Secretário Augusto Serra iniciou a palestra para os alunos. O secretário discorreu sobre a cultura afro brasileira e a condição histórica dos negros no Brasil, criando um elo entre os negros do Brasil e a consciência da negritude entre a população negra de Codó.

Serra questionou os alunos sobre quem no auditório se identificava como negro e chamou a atenção dos alunos para a importância de conhecer a história e a sua identidade como afrodescendente.

Precisamos despertar os nossos jovens, por meio da cultura e do conhecimento, para o que é ser negro no Brasil, no Maranhão e em Codó, nossa cidade. Codó tem supremacia demográfica de matriz afrodescendente, e por isso nossa juventude precisa conhecer nossa história, entender a diversidade cultural dos ancestrais. O Brasil é o segundo pais em população negra entre até mesmo os países da áfrica, superado apenas pela Nigéria, e é o maior pais negro fora do continente africano”, disse o secretário.

Augusto Serra ainda propôs uma reflexão aos jovens sobre o fim da escravidão no Brasil e sobre a palavra escravo. O palestrante explicou que mesmo após da escravidão formal, as condições de trabalho do negro no Brasil ainda permanecem desiguais.

Infelizmente o trabalho escravo é uma condição real em nosso país. Além disso, em algumas regiões, o negro africano aparece na condição de escravo submisso e passivo e,, muitas vezes sem remuneração”.

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*