Blog do Walison - Em Tempo Real

São Luis Ainda Tem Como Principal Atrativo Turístico o Patrimônio Histórico

Período de férias terminando, mas a capital maranhense tem uma movimentação à parte de turistas vindos de outros estados e de fora do país. O interesse é conhecer a cultura local, a culinária peculiar e, principalmente, os casarões históricos e a azulejaria, marca registrada da cidade. O Centro Histórico da capital recebe a média de 50 turistas por dia, número que aumenta em mais que o dobro nos meses de junho e julho.

Por conta das férias e dos festejos juninos, a movimentação alcança até 200 pessoas diariamente, segundo a Central de Informações Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo (CIT/Setur), com base nos que procuram o local para se informar. O turista brasileiro é interessado na conservação do patrimônio e na cultura; o estrangeiro fica atento à história que a cidade carrega, segundo a Central. Olhares diferentes em uma só direção e com um único objetivo: conhecer a cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Turistas estrangeiros vêm principalmente da França, Portugal e Itália. Os brasileiros que mais procuram a capital maranhense são de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e do vizinho Pará. O período de dezembro a maio é o que menos atrai os turistas, segundo a CIT.

Isso devido às festas de fim de ano em que o foco das programações é a praia e eventos privados em hotéis, também à beira-mar. Um diferencial é o mês de agosto, considerado baixa estação para o setor, a cidade recebe vários franceses – o período é mês de férias europeu. Segundo a CIT, quem vem do exterior é mais compreensivo com as condições da cidade e se encanta com a riqueza histórica dos monumentos. Já os brasileiros são mais enfáticos nas críticas à falta de atenção ao patrimônio.

Fonte: Imparcial

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*