O dia 10 de dezembro de 2015 ficará marcado na historia dos maranhenses, pois foi nesta data que o Maranhão passou a ser o primeiro estado brasileiro a ter eleições diretas para diretores instituída por lei. O projeto atende a uma antiga demanda dos movimentos estudantis secundaristas e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Pública Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinprosemma).
Para o governo, o sistema acaba com práticas calcadas no clientelismo e permite que a comunidade escolar se envolva com o projeto político-pedagógico da unidade.
“A escola é um espaço de formação cidadã. Imaginamos uma grande alteração no desempenho de uma escola a partir do momento em que comunidade escolar participa da construção das ideias. É a alteração de uma cultura institucional, agora muito mais participativa e com autonomia pedagógica”, afirmou a secretária de Educação, Áurea Prazeres.
CHAPA 2 vence no CE Luzenir Matta Roma
Com o slogan de campanha “Juntos Somos Um”, a chapa 02, composta pelos professores, Antonio Gonçalves Reis, João de Sousa Neto e Sebastião Ribeiro Rodrigues, venceu com mais de 250 votos de diferença a eleição para direção do Centro de Ensino Luzenir Matta Roma. A votação aconteceu das 08 da manhã às 08 da noite. 1256 eleitores, entre alunos, pais, professores e funcionários votaram, e o resultado final ficou definido da seguinte forma:
Chapa 01: 492 votos
Chapa 02: 746 votos
Nulos: 09
Brancos: 09
Para o diretor eleito Antonio Gonçalves Reis, a vitória foi um reconhecimento de seu trabalho nos 10 anos que esta à frente do Motta Roma.
“Estamos felizes em saber que nosso trabalho a frente da mais importante escola de ensino médio no município de Codó esta sendo satisfatório para todos aqueles que conhecem a historia desta escola, sabemos que muito ainda pode ser feito, por isso temos muito que planejar e começar a executar os projetos apresentados durante a campanha, sempre em prol dos discentes, docentes e comunidade em geral, dessa forma atingiremos os objetivos propostos e contribuiremos para uma maior diversidade em cultura e educação”. Assegurou o diretor eleito.
ASCOM/CE LUZENIR MATTA ROMA