Será inaugurada nesta quarta-feira (19) a unidade municipalizada do PROCON em Codó rua Henrique Figueiredo, 489, centro. O projeto de municipalização do Procon do Maranhão tem como objetivo descentralizar os serviços do órgão de defesa do consumidor em todo o estado.
A finalidade da nova sede é de levar para o município de Codó os serviços do órgão e garantir os direitos dos cidadãos.
De acordo com a Diretora Estadual do Procon, Raiana Arraes, O projeto de municipalização do Procon do Maranhão ganhou destaque no Brasil quando foi eleito, em 2013, o melhor órgão do país pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça.
“Esse projeto foi premiado como o melhor do Brasil e o Maranhão é o primeiro estado da federação a abrir uma linha de crédito para municipalizar as unidades. De acordo com o recurso disponível, o projeto objetiva a abertura de mais 16 unidades em todo estado, e esse cronograma de trabalho começará a ser executado agora. A unidade de Codó será a terceira a ser inaugurada, sendo o oitavo PROCON do estado”, explicou.
A Diretora ainda informou que antes da abertura da linha de crédito para o projeto, existiam apenas cinco unidades do PROCON no Maranhão, sendo a sede em São Luís, os postos avançados de Balsas e Caxias e duas unidades municipais em Imperatriz e Pedreiras.
Para o Secretário Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, Pauly Maran, a chegada do órgão em Codó é imprescindível para as relações comerciais em todo município.
“Objetivo do PROCON Municipal é educar a população de consumidores, propiciando o reconhecimento de seus direitos e verificando as lesões e procurando a unidade, tanto para pequenos fornecedores, como para o consumidor final. Esse projeto vai beneficias a todos, educando e harmonizando as relações comerciais, esclarecendo os direitos e promovendo conciliações. Será fundamental ferramenta no trabalho de aproximação entre os consumidores e seus direitos”, finalizou.
Raphael Fernandes – Ascom Prefeitura Municipal de Codó