Entre os locais beneficiados com os recursos da Semurh está a praça na interseção entre a Avenida Contorno Norte com a Avenida Contorno Leste, no Cohatrac. O espaço foi totalmente reformado e deve ser entregue à população ainda em junho. O local recebeu nova pavimentação, canteiros paisagísticos, playground, equipamentos para ginástica ao ar livre, sinalização, rampas de acesso, entre outros benefícios.
Segundo a coordenadora de Operações Urbanas da Semurh, Joseana Cristina Anchieta, as obras serão iniciadas em outras quatro praças da cidade, cujos projetos arquitetônicos estão prontos para serem executados a partir da primeira quinzena de junho. Entre os locais contemplados está a praça em frente ao antigo cinema do bairro do Monte Castelo, o logradouro próximo ao Circo Escola na Cidade Operária e os espaços nos bairros Ipase de Baixo e Barramar.
Os projetos arquitetônicos de todos os logradouros citados contemplam a implantação de novos equipamentos, pavimentação, paisagismo, iluminação, sinalização, rampas de acesso, entre outras benfeitorias. “É apenas o começo de uma série de projetos que temos para implantar na cidade, visando à melhoria da infraestrutura de lazer nos bairros e, consequentemente, da qualidade de vida da população, a partir do direcionamento do prefeito Edivaldo”, enfatizou Joseana Anchieta.
Especificamente no Barramar, a Semurh desenvolverá um plano de padronização para adequação dos quiosques de lanches ao projeto arquitetônico da praça. O processo de execução do plano deverá ser realizado pelos proprietários dos quiosques.
PAC CIDADES HISTÓRICAS
Além das praças em bairros da capital, está em execução um projeto para restauração de 45 logradouros da capital, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Desenvolvido com recursos do governo federal, programa prevê a aplicação de recursos no valor de R$ 133 milhões em São Luís. Com as intervenções, serão beneficiadas as praças Deodoro, João Lisboa, Alegria, Pantheon e Largo do Carmo.
Segundo o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade, as primeiras ações para a implantação do programa na capital foram iniciadas, nas praças do Pantheon e Deodoro. A Prefeitura está promovendo os serviços de mobilização e logística, como a desocupação, limpeza e isolamento de alguns setores. Os editais de elaboração dos projetos de melhorias dos logradouros já foram publicados e as obras deverão iniciar em janeiro de 2015.
Também está adiantado o processo que prevê a restauração da Praça da Alegria. O edital para a elaboração do projeto foi lançado, mas não houve empresas habilitadas conforme os critérios definidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O edital será republicado e a previsão é que ainda este ano sejam iniciados os serviços de melhorias da pavimentação e infraestrutura do local.
Para a requalificação da Praça João Lisboa e Largo do Carmo, foram iniciados estudos para o abrigo da João Lisboa. O espaço faz parte do processo de intervenção e reurbanização da área. A obra contempla também o restauro das fachadas da Igreja do Carmo e do Hotel Ribamar e tem início previsto para o primeiro semestre de 2015.
Além das praças, também fazem parte das ações aprovadas no PAC das Cidades Históricas em São Luís a restauração da Escola de Música do Maranhão e do sobrado da Baronesa de São Bento (onde funciona a Coteatro); a conservação do Teatro João do Vale, a restauração da fachada de azulejo do sobrado da Praça João Lisboa; restauração da Igreja de Santo Antônio; entre vários outros logradouros.
fonteblogdoluiscardoso