O prefeito Ribamar Alves assinou na manhã da última quarta-feira (02), a homologação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos professores de Santa Inês. A sanção foi realizada em solenidade no auditório da prefeitura. O evento teve a participação massiva da categoria.
Segundo Alves ter a oportunidade de participar deste momento, como Gestor municipal, é muito gratificante. “Não só tenho conhecimento das mais de três décadas de luta da categoria, como tive participação ativa na reivindicação dos direitos desses profissionais. Havia me comprometido em período de campanha em regulamentar de uma vez por todas a profissão. Ainda não o tínhamos feito devido a processo burocrático” Explica o prefeito.
De acordo com a Secretaria de Educação do Município, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Professores de Santa Inês foi elaborado numa ação conjunta da categoria com a própria Secretaria.
Com vasta experiência como professora, a secretária de educação municipal Maria da Conceição Sousa Costa, diz que este é um momento de extrema alegria. Uma conquista que contempla a luta dos professores e o compromisso da atual administração municipal em elevar os índices educacionais por meio da melhoria da estrutura da educação. “Um dos pontos mais positivos para esta realização foi o estreitamento do diálogo com esses profissionais. Sempre fomos compreensivos e sensibilizados quanto as suas reivindicações. A maior prova disso é o próprio Plano”- enfatiza.
O próximo passo da implantação do PCCR é um mapeamento de todos os profissionais da área para que tenham vencimentos conforme tempo de serviço e formação. “Nós já formamos uma comissão e já a partir da próxima semana nós iniciaremos este trabalho para que cada profissional tenha a sua devida valorização”. Destaca a diretora do Sinproesemma em Santa Inês Maria Zuíla Sousa.
Para o Prefeito, Ribamar Alves, com o Plano os professores do município ganham muito mais do que garantia salarial. “Agora eles têm todos os seus direitos garantidos em Lei e o devido reconhecimento”. Conclui.
Certamente, este é um marco que contempla não só a categoria, mais toda a estrutura educacional do município. Um reconhecimento aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento. Sem instrução, uma sociedade não avança. “Um grande passo que representa que a nossa categoria vai ter os devidos benefícios a partir de agora. Benefícios que ficaram esquecidos por muitos anos”. Ressalta o professor Marconi Silva.
O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Professores foi aprovado pela câmara dos vereadores no dia 30 de maio. Devido a algumas alterações feitas pelos vereadores, na ocasião, o Plano foi retornado ao executivo. Após revisão, a Câmara aprovou o texto original da Lei nº 072.