Blog do Walison - Em Tempo Real

Por Chico Paiva – Contradições

O PSDB, PMDB e o PFL (hoje DEM) criaram a CPMF no governo FHC. O PT foi violentamente contra, mas quando Lula assumiu o PT e o PMDB mantiveram a contribuição que mais tarde foi derrubada pelos seus criadores PSDB, DEM e PMDB (parte do partido). Agora o PT e boa parte do PMDB, PCdoB e demais aliados estão tentando recriar a CPMF; PSDB e DEM que criaram a contribuição no passado agora são contrários.

O PSDB, PFL e o PMDB aprovaram a emenda à constituição para possibilitar que Fernando Henrique fosse reeleito, na época com muita grana e distribuição de canais de rádios e TV. O PT foi completamente contrário a essa emenda, mas quando assumiu em 2002 manteve a emenda que possibilitou a reeleição de Lula e depois de Dilma. Agora essa emenda foi rejeitada na reforma promovida pelos deputados do PSDB, DEM, parte do PMDB e aliados da oposição.

O PSDB, PFL e o PMDB adotaram na gestão pública nacional os mesmos parâmetros de gestão da BOVESPA, ou seja, transformaram o país em uma casa de apostas. O PT era contra, mas quando assumiu não mudou essa lógica e teve como presidente do Banco Central Henrique Meirelles conhecido pela carreira no mercado financeiro. O Levy é a tampa do caixão.

O PSDB, PFL e o PMDB criaram o fator previdenciário em 1999. O PT era contra, mas quando assumiu manteve o fator. O PSDB, DEM e parte do PMDB recentemente derrubaram o fator previdenciário e a Dilma insiste em manter com a desculpa de manter a saúde das contas públicas.

O PSDB, PFL e do PMDB fizeram de tudo para privatizar a PETROBRAS, mas não deu tempo. O PT era contra, mas quando assumiu e depois da descoberta do pré-sal criou a lei que institui o sistema de partilha que nada mais é que entregar parte dos recursos do pré-sal as multinacionais do ramo. O PSDB e o DEM são contrários a lei da partilha. Eles querem que todo e não parte do petróleo seja explorada pela CHEVRON e similares.

O PSDB, PFL e PMDB praticaram a maior taxa SELIC da História do país (45 em 1999). O PT era contra, mas hoje a política econômica do Levy-Dilma consiste exatamente na elevação da taxa básica (14,15).

PSDB, PFL e PMDB se tornaram celebres por engavetar vários e vários processos de investigação que envolvia autoridades, principalmente do legislativa e executivo. O PT era contra essa prática, mas quando assumiu o governo teve sua cúpula envolvida em corrupção. O PSDB e o DEM passaram e defender a independência do poder judiciário para investigar corruptos, mas defendem o presidente da câmara envolvido em todo tipo de maracutaia como sendo um homem probo.

E no cenário local:

O PMDB fez aliança para eleger o atual prefeito que é do PV. Agora está junto com PDT dormindo sob o mesmo teto.

O PSDB agora é a fusão da demandada do PDT e do PMDB. Um partido e dois grupos, resta saber quem vai mandar?

O PT provavelmente continuará na sombra, só que dessa vez, do PCdoB que por sua vez deu ao PDT apoio na eleição passada.

Alguns poderão dizer que isso é simplesmente política e que isso tudo está correto. Discordo por uma questão lógica: esse tipo de “política” esvazia a própria política como espaço público de debate. Transforma a política num teatro de oportunismo em que o que vale é ganhar de qualquer forma e a qualquer custo os pleitos eleitorais.

Cria uma espécie de política que serve a própria política e o cidadão-eleitor-contribuinte é um simples espectador de performances, na maioria das vezes, encenadas, teatralizadas e vazias de conteúdos e possibilidades de aplicação.

Esse jogo de encenação onde tudo que é bom eu fiz e tudo que é ruim os outros fizeram tem contribuído para criar oposições e posições previsíveis. No fim, tudo aos políticos e nada ao cidadão-eleitor-contribuinte.

Por Chico Paiva

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*