Uma megaoperação da Polícia Militar do Maranhão, denominada de “Cerco Total”, foi realizada no início deste fim de semana. Cerca de 80 policiais militares participaram da operação, que teve como objetivo fazer uma varredura em bairros de maior incidência criminal. A saída foi concentrada no Quartel da Polícia Militar do Bairro do Cohatrac.
Participaram da ação policiais do 1º, 8º e 9º Batalhão, Companhia de Turismo, Serviço de Inteligência do Comando e de outros Batalhões, além de vários comandos especializados da Polícia Militar, e coordenada pelo Comando de Policiamento Metropolitano.
A finalidade da operação era coibir ações criminosas em vários bairros da capital maranhense entre eles o Cohatrac, Cohab, Vila Isabel Cafeteira, Anil, João de Deus, Turu, Ipem Turu e Parque Vitória.
De acordo com o Capitão Luciano César Costa Froes, do 8º BPM, que é um dos coordenadores da operação, destacou que a presença da Polícia não é só de cumprir algo mas de dar tranquilidade a população Ludovicense. Ainda de acordo com o oficial, a ideia é mostrar é fazer com que a sociedade se sinta mais segura e possa andar nas normalmente.
O capitão Froes disse ainda que o trabalho policial foi com base nos mapeamentos feitos e articulados pelo apoio do Serviço de Inteligência, que faz os levantamentos das áreas. O foco é prender assaltantes, realizar blitiz, efetuar um trabalho de revista em veículos e motocicletas, cumprir mandados de prisão em aberto, além de outras ações.
Trabalhos
Segundo o Coronel Marco Antonio Alves, comandante do Policiamento Metropolitano, a ideia central é reforçar a segurança nas localidades que registram grande número de ações delituosas e prender os demais envolvidos.
“Com base nos registros e nos levantamentos produzido nessas áreas constatamos que havia irregularidades e por este motivo realizamos essa operação justamente para tranquilizar a população e mostrar que a Polícia está na rua combatendo a criminalidade”. Comentou o comandante.
SSP-MA