Blog do Walison - Em Tempo Real

Pesquisa Revela que mais de 50% dos Presos de Teresina são Usuários de Drogas

O primeiro Mapeamento do Perfil da População Carcerária da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina mostra que 53,9% dos presos se declaram usuários de drogas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Secretaria Estadual de Justiça do Piauí (Sejus).

Não usuários e sem informações correspondem ao percentual de 46,1%. Os que afirmaram usar maconha são 26,5%; cocaína, 13%; crack, 11,6%; todos os três tipos de drogas, 22,8%; outras drogas, 0,5%. Não usuários e sem informações correspondem a 25,6%.

A pesquisa, voltada ao levantamento do perfil social dos presos, foi realizada em 2015, junto a 1.646 detentos nos sete estabelecimentos penais da região.

Foram analisadas estrutura familiar, escolaridade, antecedentes criminais, moradia, profissão e situação jurídica, drogas, doenças e religião e foi feito nas penitenciárias Irmão Guido, Feminina, Casa de Custódia, Casa de Albergados, Colônia Agrícola Major César, Casa de Detenção de Altos e Unidade de Apoio Prisional Valter Alencar.

Na visão do secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, o mapeamento faz um estudo aprofundado que, na visão do gestor, permite, ao entender as características globais do sistema prisional, propor medidas direcionadas a políticas no âmbito prisional como também socialmente.

Escolaridade

De acordo com o mapeamento, 24,5% da população carcerária da Grande Teresina são detentos que não concluíram o ensino fundamental. Além disso, 17,5% dos presos são analfabetos funcionais e 8,9% são analfabetos.

Somados os percentuais de presos analfabetos e analfabetos funcionais ao percentual referente a ensino fundamental incompleto, configura-se o total 50,9%. Os dados mostram, também, que 9,2% não terminaram o ensino médio; 11,6 concluíram o ensino médio; apenas 1,6% têm superior completo e 0,4%, superior incompleto.

Fonte: G1 Piauí

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*