Faltam seis dias para as eleições deste ano. No próximo domingo, 5 de outubro, serão eleitos deputados estaduais e federais, senadores, governador e o presidente da República. É nessa ordem que os números devem ser digitados nas urnas. Ao todo, o eleitor apertará 21 teclas, caso não cometa nenhum erro.
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão estima que o eleitor demore cerca de 1 minuto e 40 segundos para concluir a votação. A estimativa só leva em conta o momento em que o eleitor estará na cabine de votação para digitar seus votos.
Para facilitar a votação e diminuir o tempo nas urnas, o TRE-MA recomenda a utilização de “colinha” com o número dos candidatos. Em 2014, as “colas” estão sendo distribuídas nas 111 zonas eleitorais do estado. A conseqüente distribuição do material ao eleitor é gratuita.
No domingo, as sessões eleitorais abrirão às 8h e a votação encerra às 17h. Porém, o eleitor que estiver na fila até as 17h, tem o voto garantido porque receberá senha para tanto.
No Maranhão, 4.497.336 estão aptos a votar e 15 municípios maranhenses utilizarão as urnas biométricas. O procedimento na hora do voto é o mesmo, porém, antes do eleitor chegar à urna, será necessário inserir a digital e apresentar um documento de identificação com foto ao mesário.
Municípios com biometria
Barra do Corda, Benedito Leite, Cajapió, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Nova Iorque, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Raposa, São Domingos do Azeitão, São João Batista, São José de Ribamar, São Luís, São Vicente de Férrer e Timbiras.
ASSCOM TRE-MA