/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/B/J/miIO9XQAiUhHeS249g0A/72ceb329-88d9-4f14-8b7b-dce8a5735f02.jpeg)
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) a Operação Terra Merx para investigar crimes relacionados à grilagem de terras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A operação deu cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Caxias e Timon.
A investigação levou à identificação de grupo criminoso voltado à invasão e loteamento ilícito de terras do Projeto de Assentamento do INCRA – PA Engenho D’Agua, no povoado Brejinho, distrito de Caxias/MA.
O grupo, integrado por, pelo menos, cinco pessoas, é responsável por promover desmatamento para abertura de vias de acesso e compartimentação do terreno em diversas parcelas, que se assemelham a lotes e, com isso, passar a promover sua ocupação, seja por meio de venda desses lotes a terceiros, seja por incentivo à alteração e supressão dos marcos já existentes, visando dar aparência de posse regular.
Conforme perícia e levantamentos realizados na área, houve desmatamento de quinze hectares com o propósito de exploração econômica, o que permitiu a ocupação indevida de uma área de 107 hectares, equivalente a 100 campos de futebol.
A operação contou com a participação de 20 policiais federais e apura a prática dos crimes de:
- Associação criminosa;
- Esbulho possessório;
- Disposição de coisa alheia como própria;
- Invasão de terras da União;
- Loteamento ilícito;
- Desmatamento sem autorização do órgão competente;
- Exploração/extração de matéria-prima pertencente à União sem autorização legal.
As penas máximas acumuladas podem chegar a 23 anos e dois meses de reclusão.Por: G1 MA