A Prefeitura Municipal de Codó, por meio de secretaria de saúde, promoveu a 8ª Conferência Municipal de Saúde entre os dias 13 e 15 de julho. O evento aconteceu no (AJA) da Escola Estevam Ângelo em período integral, e contou com a presença de autoridades locais, profissionais da área de saúde, sociedade civil. No encerramento estavam presentes o Secretário de Saúde, Dr Ricardo Torres, o Coordenador da Conferência, Eliel lima, e a Coordenadora Ana Selma.
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”, a conferência teve por objetivo diagnosticar e propor diretrizes às políticas públicas de saúde no município, estado e país, oportunizar a participação ativa da sociedade na construção de propostas para a melhoria da saúde, além de discutir, deliberar e aprovar ideias propostas por grupos composto por profissionais da área e da sociedade civil. Na oportunidade, também foram escolhidos através do voto popular do público presente, os conselheiros e delegados da 8ª Conferência Estadual de Saúde.
“Estou muito feliz por fazer parte desse momento, participar desse encontro com grandes funcionários da saúde e contribuir nas ideias, através do produtivo diálogo com esses profissionais, com a comunidade, objetivando melhorias que promovam e aumentem a qualidade da nossa saúde. A Conferência de Saúde é nosso principal meio para discutir e participar das escolhas que influenciam diretamente da saúde do nosso município.”, disse a dona de casa, Maria Antônia.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, o evento, abordou temas de suma importância para o crescimento da profissionalização da saúde codoense, além das discussões das ações futuras que visam melhorar a proficiência da saúde local. Para o secretário, a Conferência de Saúde é a oportunidade que a sociedade civil tem de opinar, discutir, trazer suas propostas sobre a saúde pública do Brasil, do Estado e do Município.
“Fico imensamente satisfeito quando percebo o interesse da população em participar das decisões que influenciam diretamente em suas vidas. A Conferência foi feita para privilegiar a participação da população, por meio de palestras, atividades e principalmente o espaço para que a os cidadãos colocassem as suas questões para que fossem debatidas. Foram três dias de Conferência com muitos debates, discussões, troca de ideias e conhecimentos”, comentou.
No mesmo evento também aconteceu a votação popular dos participantes na escolha dos conselheiros e delegados que serão responsáveis por defender as propostas do município na Conferencia Estadual, que deverá acontecer no mês de setembro deste ano em São Luís. Acompanhe abaixo os conselheiros e delegados escolhidos pelo voto popular dos participantes da 9ª Conferência de Saúde em Codó:
Delegação 9ª Conferência Estadual de Saúde.
Usuários Titulares:
Eliel Lima- Igreja Presbiteriana
Denise Serra- ONG Afro Vermelha
Trabalhador Titular:
Alexandre Alves Cruz Neto- Sindicato Servidores Públicos Federais
Conselheiros Trabalhadores de Saúde:
Marlene Oliveira de Sousa- Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde
Celida Cristina- UBS Maria Ferreira
Raimundo Ribeiro- UBS Santa Rita
Maria Luiza- UBS Borborema
Conselheiros Prestadores Serviço de Saúde:
Ariane Meira Bezerra Fernandes- Clínica Reabilitar
Nicolle Morgana- Nefroclínica
Conselheiros- Usuários
Eliel dos Santos Lima- Igreja Presbiteriana
Conceição Cruz- ASFOCO
Alcione Lopes da Silva- Associação dos Moradores do Bairro Codó Novo
Ana Emília Moreira dos Santos- Associação Quilombo dos Matões dos Moreiras
Valdivino Silva: Fundo FERFSC
Rosimeire Barros- Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Isabel Costa Ribeiro- Associação Pestalozzi
Maria Zenilde Sousa Salazar: Associação Nossa Senhora da Natividade
Asscom Prefeitura Municipal de Codó- Milton Buzar.