Blog do Walison - Em Tempo Real

Municípios do Maranhão podem se inscrever no programa de formação e integração digital

Promover conhecimento, gerar oportunidades de formação e valorizar as bibliotecas como espaço vital para o desenvolvimento das comunidades são desafios do programa ‘Conecta Biblioteca’ que irá selecionar, até o dia20 de abril, 92 bibliotecas espalhadas pelo país em municípios com até 250 mil habitantes. No Maranhão, estão sendo oferecidas vagas para três municípios, de preferência cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, está disponibilizando orientações e apoio no preenchimento dos formulários e esclarecimento de dúvidas. Para a diretora da BPBL, Aline Nascimento, o programa é um excelente instrumento de fortalecimento das bibliotecas. “Com toda a capacitação oferecida pelo programa, a comunidade pode se apropriar melhor desses espaços como meio de informação, cidadania e desenvolvimento”, destaca Aline.

‘Conecta Biblioteca’ é uma iniciativa que reúne organizações sociais, governo e setor privado para incentivar a relevância e o impacto social das bibliotecas públicas principalmente entre o público jovem do Brasil. O programa é uma realização da ONG Recode e da Caravan Studios e tem como meta aumentar em 60% o número de novos visitantes dessas bibliotecas ao fim do programa, com foco no público entre 14 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

Pré-requisitos

Além de pertencer a municípios com menos de 250.000 habitantes, as bibliotecas devem possuir, como pré-requisito, no mínimo três computadores com acesso à internet. Para seleção, serão priorizadas as bibliotecas com bibliotecário, no entanto, aquelas que não possuem esse profissional, também poderão se inscrever. Somente poderão participar as bibliotecas municipais cadastradas nos Sistemas Nacional e Estadual de Bibliotecas Públicas.

O programa oferece cursos e ações que visam a integração digital das unidades. Bibliotecários e profissionais das comunidades também serão beneficiados, com capacitação em pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.

Inscrição

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de abril por meio de formulário eletrônico, disponível no site http://recode.org.br/conectabiblioteca/. Mais informações também podem ser obtidas na Biblioteca Pública Benedito Leite /Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Praça do Pantheon, s/n – Centro – São Luís -MA, telefone(98)3218-9961 ou no site http://www.cultura.ma.gov.br/bpbl/.

Fonte: Secom/ Governo do Estado

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*