A segunda etapa de vacinação contra o HPV no país atingiu até agora apenas 54% do público-alvo e irá terminar o ano abaixo do esperado, de acordo com dados do Programa Nacional de Imunizações.
A meta prevista pelo Ministério da Saúde era aplicar a segunda dose da vacina em 80% das meninas de 11 e 13 anos até o fim de dezembro.
Na primeira fase da imunização, iniciada em março, 99% das meninas receberam a primeira dose da vacina, incorporada ao calendário nacional de imunizações do SUS pela primeira vez neste ano.
O problema é que a adesão à segunda dose tem sido baixa, o que deverá estender a campanha para 2015.
Inicialmente, segundo o Ministério da Saúde, a ideia era concentrar a vacinação no próximo ano em um público de meninas com faixa etária menor, de 9 a 11 anos.
Agora, a vacina continuará a ser oferecida para as duas faixas etárias, incluindo as meninas de 11 a 13 anos que não tomaram a segunda dose, afirma a pasta.
IMUNIZAÇÃO
O objetivo do programa de imunização contra o HPV é evitar novos casos de câncer de colo de útero -o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, superado apenas pelo de mama e de brônquios e
pulmões.
Ao todo, a vacina tem três doses: a segunda é dada seis meses após a primeira; a terceira, cinco anos depois. Só com a primeira, a menina não é imunizada.
Fonte: Uol