Joseph Blatter foi eleito pela quinta vez consecutiva para ser o presidente da Fifa, nesta sexta-feira, 28, em Zurique (Suíça). Seu único adversário, Al bin Al-Hussein, desistiu quando a decisão foi para o segundo turno. Assim, o atual mandatário seguirá no comando da entidade que rege o futebol mundial até 2019, tendo pela frente mais uma Copa do Mundo, na Rússia, em 2018.
A eleição não foi decidida logo no primeiro turno. Os 209 membros do comitê executivo deram 133 votos para Blatter e 73 para Al bin Al-Hussein, príncipe da Jordânia, o único candidato opositor após as desistências de Michael van Praag e Luís Figo na semana passada – ainda aconteceram três abstenções.
Com o presente resultado o presidente Blatter guiará mais uma vez os destinos do futebol no mundo inteiro, será uma gestão um tanto o quanto sombria em virtude de muitos escândalos que tem abalado a integridade e o respeito da referida instituição.
O continuísmo prevaleceu e a mesmice e os jogos de interesses estarão acima de tudo e de todos, o esporte dessa maneira perde muito, a moral, a ética e o respeito da FIFA devem continuar em um declive acentuado.