Um levantamento do site G1, da Globo, aponta que ao menos 16 estados mais o DF cortaram investimentos nos últimos dois anos.
Além disso, 14 informaram que têm obras paradas ou atrasadas por falta de dinheiro.
E ainda há 8 estados com atrasos de salários de servidores e 16 que não pagaram em dia os fornecedores. A situação mais grave é a de 6 estados que não garantem que haverá caixa para pagar o 13º dos funcionários neste ano.
O MARANHÃO
No mapa que mostra a crise pelo país, o MARANHÃO é um dos 7 que ainda estão com suas contas NO AZUL e até aponta um superávit.
O G1 MA fez um levantamento mais próximo de nossa realidade e publicou:
“Apesar da crise econômica que se instalou no Brasil nos últimos meses, o governo do Maranhão afirma que as contas do estado estão em dia. O estado tem superávit primário de R$ 438 milhões no primeiro semestre deste ano, quase o mesmo valor registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Siconfi/Tesouro. Mesmo assim, o estado foi um dos signatários de uma carta enviada ao governo federal em setembro relatando calamidade financeira e pedindo ajuda à União”, descreve
Também completou:
“Segundo a assessoria do governo, o estado não cortou investimentos ou atrasou salários este ano. O atraso em algumas obras no território maranhense foi decorrente de fatores jurídicos e também técnicos. O governo do Maranhão revela que há alguns atrasos no pagamento de fornecedores derivados do alto volume do restante a pagar que foi recebido da administração anterior”, escreveu