Foram 1.315 focos de incêndio em 10 dias, o numero é alarmante, o mês de agosto já alcançou a metade do número de queimadas registradas em julho 2.096 o pior de 2016 para o índice.
Os dados são do serviço de monitoramento de queimadas e incêndios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com os dados o Maranhão é o terceiro Estado com maior número de focos de queimadas em agosto, atrás somente do Mato Grosso com 2.434 focos registrados e Pará com 1.416.
Mirador (MA) é a cidade com maior número de focos: 166. Os dados preocupam porque o mês de agosto é de início da estiagem tendo pela frente têm-se os meses de setembro, outubro, e novembro como sendo os mais quentes historicamente.
Pela média histórica, iniciada em 1998, agosto, setembro, outubro e novembro têm entre 3,34 mil e 4,72 mil focos de incêndio. Nestas condições é recomendável que se faça a ingestão de bastante líquido e que seja evitada a exposição ao sol nos horários de níveis mais críticos.
fonte G1