Blog do Walison - Em Tempo Real

Juventude codoense faz caminhada da saúde

IMG-20141229-WA0003A Prefeitura Municipal de Codó, em parceria com o Grupo Força Jovem, promoveu no último fim de semana uma grande caminhada pela saúde na Trizidela. Jovens, adultos e crianças seguiram o trio elétrico, que saiu da Avenida Cristovam Colombo, percorreu algumas ruas da Trizidela, até chegar à praça onde será inaugurada a Academia da Saúde, no Bairro São Vicente Palocci.

Após a caminhada, os participantes puderam curtir muita atividade física com a equipe do Grupo Força Jovem e da academia Corpo e Forma. De cima do trio, o professor Telvane fez a galera toda suar bastante. Depois dos exercícios a organização realizou uma série de sorteios de prêmios para os participantes.

O evento foi para promover os bons hábitos de exercícios, boa forma e saúde na comunidade, além de lembrar a população sobre a inauguração da Academia da Saúde.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, o evento foi muito importante para chamar a atenção do público para o que será a Academia da Saúde, que em Codó terá dois polos: São Vicente Palocci e São Francisco.

Com a inauguração das Academias de Saúde em nosso município, a população que mais precisa terá acesso a uma série de atividades para cuidar da forma física, além de prevenir ou controlar doenças como hipertensão e diabetes”.

O que serão as Academias da Saúde

O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos do Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

A Academia da Saúde adota um conceito ampliado de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o Programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável. Mais do que isso, os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais.

O Programa estabelece oito eixos em torno dos quais as atividades do polo devem ser desenvolvidas: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudável, práticas integrativas e complementares, e planejamento e gestão.

Práticas Corporais – ginástica, capoeira, jogos esportivos e populares, yoga, tai chi chuan, dança, entre outros

Práticas Artísticas – teatro, musica, pintura e artesanato

Promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar.

Ascom –Prefeitura Municipal de Codó

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*