Blog do Walison - Em Tempo Real

Inscrições abertas para X Seminário do mês da Consciência Negra do IFMA Caxias

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indiodescendentes (Neabi) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoverá, no próximo dia 30, o X Seminário do mês da Consciência Negra. Com o tema “Políticas Públicas: resgate do valor de pertencimento das comunidades afrodescendentes”, o evento pretende oportunizar espaços para o debate e a compreensão da criação e/ou implementação das políticas públicas para identidade de pertencimento das comunidades afrodescendentes.

Além de estudantes e servidores do IFMA, podem participar do evento profissionais ligados a instituições governamentais municipais e estaduais, movimentos sociais, comunidades quilombolas e demais interessados na temática.

A programação vai contar com oficinas, minicurso e apresentação de trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 30 de novembro no site do evento.

Consciência Negra

Em 2003, com a Lei Nº 10.639, tornou-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, incluindo também no calendário escolar o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. Dia do falecimento do líder negro quilombola Zumbi dos Palmares, foi instituído oficialmente pela Lei Nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi escolhida pelo Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, ainda na década de 1970.

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*