Blog do Walison - Em Tempo Real

Hospital Do Câncer é inaugurado pela Governadora Roseana Sarney

A governadora Roseana inaugurou, na tarde desta segunda-feira (25), em São Luís, o Hospital de Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho (Geral), que foi reformado e transformado em um centro exclusivo para o tratamento de pacientes oncológicos no estado. Presentes na solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad; o subsecretário Estadual de Saúde, José Macio Leite, além do deputado estadual Magno Bacelar e o diretor do Hospital de Câncer, Luís Alfredo Neto.

Roseana visitou as instalações do centro, conversou com profissionais da área médica, além de descerrar a placa que marca a reforma e ampliação da unidade. Em entrevista, Roseana destacou a importância do hospital para o tratamento do câncer no estado. “É uma emoção grande está inaugurando este hospital de oncologia no estado e sendo ele da rede estadual. Enquanto estivermos no governo, ele terá todo o nosso apoio”, afirmou.

Ampliação

Com a especialização da unidade, o Hospital Dr. Tarquínio Lopes Filho contará com consultórios, salas de classificação de risco, dois leitos de estabilização, sala de medicação, seis leitos de observação feminina e oito masculinos. O hospital vai dispor ainda de 123 leitos de internação clínica, cirurgia, de UTI e semi-intensivos para pessoas com câncer. Desde que a mudança para a especialização do centro começou, a fila de espera para cirurgias acabou, o que faz com que os pacientes que precisam de procedimentos cirúrgicos sejam internados imediatamente.

Para ampliar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), a unidade de cuidados paliativos e o salão de quimioterapia do Hospital do Câncer do Maranhão, foi preciso o atendimento de ambulatório para o Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico, que também entrará em funcionamento nesta segunda-feira (25), na avenida São Luís Rei de França.

O SPA, que já funciona 24 horas, contará com consultório, salas de classificação de risco, dois leitos de estabilização, sala de medicação (com cinco poltronas elétricas), seis leitos de observação feminina e oito masculinos. Para ampliar a capacidade de tratamento dos pacientes, o hospital aumentou de sete para 21 o número de poltronas com pontos de infusão no salão de quimioterapia (onde o paciente recebe o medicamento quimioterápico).

Uma enfermaria de cuidados paliativos (definidos pela Organização Mundial de Saúde em 1990, e recomendados para todos os países como parte da assistência integral ao ser humano) também foi equipada dentro da unidade, com 14 leitos. No local, será dada assistência a doentes crônicos, que não têm mais prognóstico terapêutico, cuja enfermidade está em progressão e ameaça a continuidade da vida.

O Hospital de Câncer do Maranhão conta também com centro cirúrgico com cinco salas, uma UTI com 11 leitos e cinco leitos de semi-intensiva, para pacientes pós-operatório

SECOM MA

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*