Blog do Walison - Em Tempo Real

Gambiarras elétricas representam riscos de acidentes nas residências

Fios soltos e espalhados pelos cômodos da casa ou o uso indiscriminado dos benjamins, os famosos “T´s”, são exemplos rotineiros das gambiarras elétricas, que devem ser eliminadas das instalações, uma vez que comprometem o bom desempenho dos equipamentos, além de trazerem risco à vida de todos os moradores da residência. A Equatorial Maranhão dá importantes dicas de segurança no lar e convida a população a agir em prol da redução de acidentes envolvendo eletricidade a partir de cuidados básicos no dia a dia.

Rogério Farias, Técnico de Segurança do Trabalho da Companhia, destaca que o manuseio da rede elétrica por profissionais não capacitados também deve ser evitados. “Importante ter muito cuidado com a fiação e todo o sistema elétrico. No processo de instalação ou mesmo reparo é extremamente recomendável pegar referências prévias do profissional que for contratar para evitar problemas de gambiarras, que põem em risco toda a segurança do lar. Então, fuja daquele profissional ‘faz tudo’ e seja criterioso na escolha”, recomenda.

Para evitar choques e incêndios, que podem acontecer quando o condutor de cobre está exposto, é fundamental que os fios elétricos estejam sempre dentro de conduítes (tubos) ou caixinhas. “Eles não podem, de forma alguma, ser deixados soltos por aí. Outro erro corriqueiro é achar que com o uso dos benjamins a capacidade elétrica da tomada se multiplica, mas não é bem assim, por isso o recomendado é utilizar esses dispositivos somente para ligar aparelhos de cargas baixas, como rádio, abajur ou TV”, explica Rogério.

O alerta, também, é para não sobrecarregar tomadas com réguas (filtros de linha), que deve ser utilizadas com aparelhos de baixa potência, como carregadores para celular e notebooks, por exemplo. Além do mais, fazer uso do Diferencial Residual (interruptor automático) é peça chave na busca por segurança elétrica, já que ele desliga as correntes elétricas indetectáveis pelo disjuntor, que podem causar choques e até curto-circuito.

O técnico ainda reforça que no dia a dia é essencial lembrar de nunca usar aparelhos elétricos em locais com água/umidade ou estar com as mãos ou pés molhados. “Se estiver nessas condições, o choque é inevitável. Também destaco que ao trocar uma lâmpada, nunca se deve tocar na parte metálica, mas sim no vidro. Por fim, usar o fio terra protege contra choques elétricos, e é algo obrigatório”, finaliza.

Para mais dicas de segurança envolvendo o sistema elétrico nas residências, as pessoas podem ligar gratuitamente para o número 116 da Equatorial ou acessar o site www.equatorialenergia.com.br.

Assessoria de imprensa da Equatorial Maranhão

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*