Blog do Walison - Em Tempo Real

Fraudes no abastecimento e produtos irregulares: INMEQ leva o Fala Consumidor à São Bento, Pinheiro, Caxias e Timon

Fraudes eletrônicas que entregam menos combustível do que foi pago, botijões de gás mais leves do que o indicado, fios e cabos elétricos piratas que provocam incêndios e produtos que não correspondem ao peso ou volume declarados. Esses e outros problemas que afetam diretamente a vida do consumidor continuam no centro dos debates da campanha Fala Consumidor, do INMEQ-MA, que entra em sua segunda etapa, percorrendo novos municípios com audiências públicas, encontros com o setor produtivo e ações de conscientização.

As audiências públicas são promovidas pelas Câmaras Municipais e integram a programação da campanha, com participação ativa do INMEQ-MA e de órgãos parceiros, como Procon, Ministério Público e Corpo de Bombeiros, além de representantes do setor produtivo.

O objetivo é aproximar o diálogo entre poder público, consumidores e empresas, criando um espaço democrático para apresentar informações, ouvir a população e alinhar estratégias conjuntas de proteção ao consumidor.

Segunda etapa — cidades e datas

A campanha segue agora para os municípios de São Bento, Pinheiro, Caxias e Timon, com a seguinte programação:

– São Bento – 8 de outubro
– Pinheiro – 8 de outubro
– Caxias – 23 de outubro
– Timon – 24 de outubro

Essas ações dão continuidade à rota que já passou por São Luís, Imperatriz, Balsas e Barra do Corda, ampliando o alcance da fiscalização e da conscientização em todo o Maranhão.

Temas em destaque nas audiências

– Fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis, que fazem o consumidor pagar por mais do que recebe;
– Botijões de gás (GLP) mais leves do que o especificado;
– Fios e cabos elétricos piratas ou irregulares, responsáveis por incêndios em residências e estabelecimentos comerciais;
– Produtos pré-medidos fora do padrão de peso ou volume;
– Aparelhos de pressão arterial sem conformidade, que colocam em risco a saúde da população.

O presidente do INMEQ-MA, Eliel Gama, reforça que a iniciativa busca fortalecer a confiança entre consumidores e o setor produtivo:“O Fala Consumidor é uma campanha feita para estar perto das pessoas. As audiências públicas das Câmaras Municipais são uma oportunidade de ouvir de perto as dificuldades do cidadão e do setor produtivo. Queremos transformar cada encontro em um momento de diálogo verdadeiro, em que cada voz importa para construirmos relações de consumo mais justas e seguras.”

Com o Fala Consumidor, o Governo do Maranhão, por meio do INMEQ-MA, reafirma o compromisso de proteger o cidadão, combater práticas fraudulentas e promover um mercado mais justo e equilibrado, fortalecendo a confiança nas relações de consumo em todo o estado. Por: Secom/ Governo do Maranhão

 

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*