Dois editais inéditos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que somam recursos da ordem de R$ 3,2 milhões, estão com inscrições abertas no site da fundação até o mês de junho.
Um deles é o Tecnologias Sociais (TECS), que visa fomentar e disseminar iniciativas direcionadas à promoção do desenvolvimento socioeconômico do Estado; e o segundo é o Universidade de Todos Nós, voltado para a promoção de atividades de curto prazo de ensino, pesquisa e extensão universitária.
As inscrições para os dois editais vão até o dia 06 de junho. No caso do Universidade de Todos Nós, que é de fluxo contínuo, ainda estão previstas em seu calendário mais duas chamadas. Os projetos financiados por este edital têm por finalidade fortalecer interação entre a universidade e a sociedade com foco em questões sociais, atuando assim na formação dos alunos e na inclusão social e aliando pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico ao saber popular.
O edital Tecnologias Sociais, por sua vez, tem como objetivo o financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica em áreas temáticas e estratégicas para a superação de problemas relativos à realidade socioeconômica do Maranhão.
Fonte: Da Redação do NOCA