Foi realizado no auditório da escola Modelo Remy Archer a cerimônia de premiação dos alunos codoenses que foram destaques e medalhistas na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 8ª Mostra Brasileira de Foguetes. Estavam presentes na ocasião a Secretária Municipal de Educação, Rosina Benvindo, o vereador Pastor Max, diretores e professores da rede pública municipal de ensino, além de alunos e pais.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI.
A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.
Em todo Brasil, participaram 772.257 alunos nas Olimpíadas e outros 61.880 na Mostra, distribuídos por 8.648 escolas nas Olimpíadas e 1.473 escolas participantes na Mostra.
Em Codó, os diretores das escolas participantes receberam os certificados de participação e houve também homenagens aos professores. Oito alunos da Escola Remy Archer receberam medalhas de bronze, certificado e Tablets pelo terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Os professores da Escola Senador Archer foram homenageados pela participação nas Olimpíadas de Matemática, na qual a aluna Laiane Santos conquistou também a medalha de bronze.
De acordo com o vereador Pastor Max, a premiação é mais uma prova do trabalho diligente realizado por toda Secretaria Municipal de Educação. “São alunos da rede pública que participaram desse evento em nível nacional e se destacaram. É a prova que o esforço da Secretária Rosina Benvindo, do Prefeito Zito Rolim, além de diretores, professores, pais e alunos de nossa cidade rende resultados muito satisfatórios. Esses estudantes serão os futuros cidadãos que farão a diferença e ajudarão no desenvolvimento de nossa cidade”, destacou Max.
Para Secretária Rosina Benvindo, a premiação tem um valor inestimável.
“É realmente muito satisfatória poder ver nossos estudantes, nossas crianças sendo destaque em nível nacional, sendo prestigiados e premiados. Isso mostra o quanto nos esforçamos para levar um ensino público de qualidade e formar grandes cidadãos. É possível fazer a diferença. Quero só agradecer a todos por esse momento tão especial para a educação do município de Codó”.
Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó