Blog do Walison - Em Tempo Real

Embrapa oferece treinamento para Saneamento Básico na Zona Rural de Codó

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e produtores rurais do município de Codó receberam nesta terça-feira, dia 03, palestra sobre Saneamento Básico no Meio Rural, oferecido pelos técnicos da EMBRAPA.

Fotos: Nilton Messias

O curso será composto de palestras sobre a situação do saneamento básico rural no País, conceitos fundamentais, consequências para a saúde humana, descrição detalhada das tecnologias; mesas-redondas e visita a zona rural de Codó, na localidade Providência para a instalação de dois sistemas de saneamento.

Desde 2000, a Embrapa Instrumentação vem desenvolvendo diversas tecnologias, como a Fossa Séptica Biodigestora, Clorador Embrapa e Jardim Filtrante, destinadas ao tratamento da água, do esgoto doméstico e da água cinza – tanques, pias e chuveiros, como forma de preservar a saúde e o meio ambiente.

De acordo com o Chefe da Embrapa na Região dos Cocais Valdemicio Sousa, o treinamento será fundamental para a melhoria de vida na zona rural.

Na zona rural é comum a utilização de fossa negra, que contamina lençóis freáticos e, consequentemente, a água usada na agricultura. Além de prejuízos ao meio ambiente, os malefícios são sentidos na saúde e na qualidade de vida do homem do campo”, explicou.

Valdemicio também destacou a parceria com a Prefeitura de Codó. “Na verdade Codó é o primeiro Município do Maranhão a promover esse treinamento junto com a Embrapa. Tem o objetivo de treinar técnicos da secretaria Municipal de Agricultura, da AGERP e associações de produtores rurais para essa nova estratégia de saneamento rural. Escolhemos Codó porque a Embrapa sempre encontrou no prefeito Zito Rolim um interesse e uma interação sempre muito grande com o trabalho da Embrapa

O instrutor do Curso, Renato, Abordou na palestra os cuidados na hora de construir casas e anexos e também as atitudes corretas para a preservação do meio ambiente. Ao final da capacitação, os participantes vão aprender a fazer uma fossa séptica biodigestora em duas localidades da zona rural de Codó, desenvolvida pela Embrapa. O sistema ajuda evitar a contaminação do lençol freático e produz um adubo orgânico líquido, que pode ser utilizado em hortas e pomares.

De acordo com Renato, 80% das doenças no Brasil são decorrentes da falta de saneamento básico. Doenças como diarréia, ascaridíase, ancilostomíase (amarelão), hepatite e cólera são patologias associadas à falta de saneamento. “Com a implantação do novo sistema daremos maior produtividade ao agricultor, com a produção de fertilizante natural, iremos melhorar o meio ambiente, com a não contaminação dos lençóis e mananciais e levaremos mais saúde a zona rural”, finalizou.

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

 

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*