|
E deu o favorito. O português Cristiano Ronaldo recebeu nesta segunda-feira (12) o prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do Mundo em 2014. Ele superou nos votos o Lionel Messi e Manuel Neuer. O português ficou com 37,66% contra 15,76% do argentino e 15,72% do alemão.
Foi a terceira vez na carreira que o meia-atacante leva o prêmio. Ele já havia vencido em 2008, quando jogava pelo Manchester United, e em 2013, já no Real Madrid. Ronaldo, aliás, é o quinto atleta na história a levar o prêmio ao menos três vezes.
Além disso, o camisa 7 se torna o sétimo a faturar a Bola de Ouro duas vezes de forma consecutiva. Antes dele, Messi, Johan Cruyff, Michel Platini, Marco Van Basten, Kevin Keegan e Karl-Heinz Rummenigge também conseguiram o feito.
Alemã vence entre as mulheres
Na disputa entre Marta, Nadine Kessler e Abby Wambach pela Bola de Ouro feminina, a alemã, com 17,52% dos votos, conseguiu surpreender as duas atletas mais famosas e ficou com o título. A brasileira acabou em segundo lugar com 14,16% dos votos e a estadunidense em terceiro com 13,33%.
Marta, que disputou o prêmio pela 12ª vez e já foi cinco vezes seguidas eleita a melhor do mundo, ficou com a segunda colocação, assim como em 2011 e em 2012. Aos 28 anos, ela fez boa temporada pelo Tyreso, da Suécia, antes de se transferir para o Rosengard, do mesmo país.
Antes de premiar a melhor jogadora de 2014, a Fifa anunciou o melhor treinador do futebol feminino. Ralf Kellermann venceu a eleição com 17,06% dos votos. Ele comandou o Wolfsburg, da Alemanha, ao título, pelo segundo ano consecutivo, da Liga dos Campeões contra o Tyreso, que, na época, contava com a brasileira Marta no elenco. O alemão concorreu com Maren Meinert (segunda colocada com 13,16% dos votos), treinadora das seleções sub-19 e sub-20 da Alemanha, e Norio Sasaki (terceiro colocado com 13,06% dos votos), comandante da seleção japonesa.
Fonte: msn