Blog do Walison - Em Tempo Real

Condenados em cumprimento de pena doam 12 mil máscaras contra Covid a instituições sociais

Será realizada nesta quarta-feira, 14, às 14h, a doação de 12 mil máscaras de proteção à Covid-19, confeccionadas pelos apenados em recuperação nas associações de proteção aos condenados de Itapecuru-Mirim e de Bacabal e internos do Complexo Penitenciário São Luís, da capital. A doação será feita durante solenidade virtual, às 14h, com a presença de autoridades dos sistemas de Justiça e Segurança Pública.

As doações das máscaras produzidas pelos recuperandos serão feitas para a “Casa Abrigo”, que acolhe mulheres vítimas da violência doméstica; “Casa da Criança Menino Jesus”, creche mantida para filhos de servidores do Poder Judiciário e outras entidades assistidas pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Essas instituições receberão 10 mil máscaras da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP); mil máscaras da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Itapecuru- Mirim, e mais mil máscaras da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Bacabal.

A solenidade será realizada pelo sistema de videoconferência da SEAP, com a participação das juízas Mirella Cezar Freitas (2ª Vara de Itapecuru-Mirim) e Gláucia Maia de Almeida (1ª Vara de Bacabal); dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, Lourival Serejo, presidente, e Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável – representando as entidades beneficiadas com as doações; do secretário da SEAP, Murilo Andrade; dos presidentes das APAC de Itapecuru-Mirim, Jucey Santana e da APAC de Bacabal, padre José Ribamar Lima; do diretor-geral do TJMA, Mário Lobão; do secretário de administração penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade; do recuperando Ronilson Mendes, representando os internos do regime fechado da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Itapecuru Mirim e Bacabal e Jacy Silva, servidora do Núcleo Socioambiental do TJMA.

HUMANIZAÇÃO DA PENA

As máscaras doadas pelos internos das APAC´s de Itapecuru-Mirim e Bacabal foram produzidas por meio do Projeto “Humanização da Pena”, implantado em 16 de junho, em parceria entre a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI – BRASIL), a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e o Poder Judiciário de Itapecuru-Mirim e Bacabal, com apoio do TJMA, da Corregedoria-Geral da Justiça e SEAP. Os recursos obtidos da União Europeia foram investidos na aquisição de equipamentos e instrumentos, e instalação de duas unidades produtivas de malharias profissionais nas APACs dos dois municípios, onde foram confeccionadas as peças pelos internos que cumprem pena em regime fechado.

CAMPANHA DE DOAÇÃO

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental, promove campanha de doação de máscaras reutilizáveis para a Casa da Criança e a Casa Abrigo, no período de 5 a 20 de outubro. A ação “Um cuidando do outro” pretende contemplar as crianças e mulheres abrigadas de ambas as instituições, com o uso de máscaras de tecido, em substituição às descartáveis.

As máscaras reutilizáveis – nos tamanhos adulto e infantil – poderão ser entregues em pontos de coleta localizados na sede do TJMA (Núcleo de Gestão Socioambiental) e nas recepções da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA) e Centro Administrativo (Rua do Egito), das 8h às 14h.

Assessoria de Comunicação da Corregedoria
asscom_cgj@tjma.jus.br

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*