Candidatos farão na tarde deste domingo (25) provas e redação no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, no Maranhão. No Estado, foram 270,6 mil inscritos nesta edição do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Elas duram de 5 horas e 30 minutos.
O Ministério da Educação (MEC) apresentou um balanço nesse sábado (24) do primeiro dia do Enem. Segundo o ministério, 364 participantes foram eliminados em todo o país; sendo que 330 portavam equipamentos inadequados na sala de aula e 34 foram identificados com objetos proibidos pelos detectores de metal. A abstenção ficou em 25,31%, número menor comparado a 2014. O MEC não divulgou dados regionais.
Assim como no sábado, as provas ocorrem simultaneamente em todo o país e como o Maranhão não adota o horário de verão, os portões são abertos às 11h e fechados ao meio-dia.
Os primeiros estudantes começaram a deixar os locais da prova às 14h30. Bruna Helena Souza da Graça, de 20 anos, foi uma das primeiras a sair de uma universidade particular no bairro do Renascença, em São Luís (MA). Para ela, foi possível realizar a prova sem muita dificuldade. “Minha maior dificuldade foi ciências humanas e suas tecnologias”, contou ao G1.
Houve quem perdeu a prova por causa do atraso. Mesmo precavida, a candidata Andressa Fernandes dos Santos, de 18 anos, que mora no bairro do Araçagi e faria prova no bairro do Turu, perdeu o horário e chegou quando os portões já haviam sido fechados. Ela concorreria para o curso de Fisioterapia. “Eu saí de casa 9h, cheguei na parada (de ônibus) já era 9h30, peguei no ônibus um engarrafamento enorme, cheguei aqui 12h em ponto. Quando eu cheguei, fecharam o portão”, conta.
Provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Neste primeiro dia, são aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30.
Neste domingo (25), no segundo dia de aplicação do exame, é a vez das provas sobre linguagens, Códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com 5h30 de aplicação.
Cartão de confirmação
Até a véspera do início da aplicação das provas do Enem 2015, 19,4% dos candidatos ainda não haviam acessado o cartão de confirmação, segundo dados do Inep. Com 80,6% de acessos por número de inscrições até essa quinta-feira (22), o Estado esteve entre os 10 com os mais baixos índices de acessos aos cartões de confirmação.