Você sabe como os navios fazem para descarregar e carregar toneladas de produtos todos os dias no Maranhão? Já pensou no tanto de máquinas e pessoas envolvidas? Essas respostas podem ser vistas na prática todas as quartas-feiras no Porto do Itaqui, em São Luís.
Responsável por gerar 16 mil empregos diretos e indiretos, o porto está cada vez maior e mais moderno.
O Itaqui tem um programa de visitação para mostrar como funciona e para se aproximar mais da comunidade. Os grupos de visitantes são recebidos toda quarta-feira em dois turnos: manhã (9h-11h) e tarde (14h-16h).
O Porto do Itaqui é muito grande. Os visitantes pegam um ônibus da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) para conhecer o espaço onde ficam os navios. Por questões de segurança, os visitantes não podem descer nessa área. Os grupos podem ser de no mínimo 10 e no máximo de 40 pessoas por visita.
Regras
A idade mínima é de 12 anos. Menores de 14 anos e maiores de 70 anos só podem participar da visita se acompanhados por um responsável.
Todos os visitantes devem estar com sapatos fechados e sem salto, calças compridas e blusas de manga. Todos devem apresentar documento de identidade com foto.
Se estiver chovendo, as visitas são canceladas e agendadas para uma nova data.
Como agendar
As visitas são agendadas no site da Emap: emap.ma.gov.br
Números do porto
– São 16 mil empregos diretos e indiretos, representando um dos principais motores da economia maranhense.
– O porto tem batido recordes sucessivos e chegou ao fim de 2018 com 22,3 milhões de toneladas de cargas movimentadas, 16% a mais que em 2017.
– Em agosto de 2019, foi atingido o recorde mensal de movimentação, com 2,8 milhões de toneladas de cargas.
– Em quatro anos, o Governo do Estado, por meio da Emap, investiu R$ 200 milhões em obras de modernização do Itaqui com recursos próprios.
– O Porto do Itaqui foi o único que cresceu, entre os maiores portos do país, em 2019, a uma marca de 18,29%, em relação ao mesmo período de 2018.
– O porto público do Maranhão está entre os três melhores do país em gestão ambiental (ranking ANTAQ) e é o único a ter dupla certificação: ISO 9000:2015 (Meio Ambiente) e ISO 14001:2015 (Qualidade)
Ascom