O Corpo de Bombeiros do Maranhão e o Exército brasileiro montaram nesta segunda-feira (26) uma sala de situação para fazer o monitoramento das queimadas no Estado. A sala tem um trabalho preventivo, já que a situação no Maranhão não está fora de controle.
Agosto é um mês de estiagem, em que há historicamente mais incidências de queimadas no Estado.
“É uma ação daqui para frente permanente. Enquanto durar o período crítico, estaremos reunidos”, afirma o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros no Maranhão.
“O Maranhão está numa situação sob controle, mas a gente não está se descuidando de que é necessário entrar com a prevenção, a fim de evitar o aumento no número de queimadas”, acrescenta.
“Este é o mês de agosto, dos últimos cinco anos, em que a gente registra o menor número de queimadas no Estado”, explica Célio Roberto.
Capacitação
Como parte do trabalho de prevenção, 150 integrantes do Exército estão sendo capacitados pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão para o combate e a prevenção de queimadas.
O trabalho faz parte da continuidade de cooperação já existente entre o Exército e os bombeiros, de acordo com o tenente-coronel Luciano Sousa Filho, comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva.
“Já temos uma parceria ao longo do ano com o Corpo de Bombeiros para capacitação de nossas equipes de prevenção e combate a incêndio. Estamos aproveitando para reciclar o conhecimento do nosso pessoal”, afirma o tenente-coronel.
“Essa parceria já é muito forte entre o Corpo de bombeiros do Maranhão e o Exército brasileiro. Prontamente atenderam o nosso chamado para reciclar o conhecimento da nossa companhia operacional”, acrescenta Sousa Filho.
Os 150 homens e mulheres que estão sendo capacitados estão prontos a responder qualquer chamado imediato que possa surgir.
“Estamos à disposição, mas não há relato no momento de qualquer local que exija o emprego imediato de tropas federais”, diz Sousa Filho.
Sobrevoo
Nesta terça-feira (27), será feito um sobrevoo nas áreas onde se registram os maiores focos de queimada.
“Estamos com todo o planejamento pronto para enfrentar esse período de estiagem de 2019. Temos o trabalho do Batalhão de Bombeiros Ambiental e as unidades operacionais do interior do Estado, que inclusive já estão trabalhando bastante no combate aos focos de incêndio em todo o Maranhão”, conta o major José Lisboa, dos Bombeiros.
“Estamos trabalhando no sentido de prevenir. No momento, não temos a necessidade de montar a força-tarefa para pronto-emprego. Mas já estamos fazendo a preparação de todo esse pessoal para, caso seja necessário, já estar apto e capacitado para enfrentar esse combate em qualquer município do nosso estado”, diz Lisboa.
Ascom