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Bolsonaro:BR-163 finalmente foi concluída 43 anos depois de sua inauguração

Em março de 2019, o site Notícias Agrícolas realizou uma entrevista com Gelson Dill, que falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros que utilizam a BR-163 na época das chuvas. Além disso, o site divulgou e acompanhou os avanços na Rodovia, que no início de 2019, sofria com congestionamentos e falta de estrutura para seus usuários:

BR-163 é corredor bilionário que aumenta PIB brasileiro

A rodovia BR-163 não é simplesmente uma estrada que finalmente foi concluída 43 anos depois de sua inauguração. Pelos seus 3579 km de extensão entre Tenente Portela (RS) e Santarém (PA), estende-se um eixo onde se viabilizam negócios entre mercados produtores e consumidores nacionais e estrangeiros. O que está surgindo, com a conclusão das obras, em dezembro, é a finalização de um dos mais potentes corredores estratégicos de desenvolvimento do País.

Em pleno funcionamento, a BR-163 aumentará a capacidade de escoamento de grãos pelas nove rotas, detalhadas pelo relatório de Corredores Logísticos Estratégicos, publicado em 2017 pelo Departamento de Política e Planejamento Integrado. Hoje, menos da metade da safra gigante do Mato Grosso escoa pelos portos do Arco Norte, que, juntos, têm capacidade de absorver 70 milhões de toneladas de grãos.

Numa safra que só cresce e impacta o positivamente o Produto Interno Bruto (PIB), o gargalo dos portos e estradas é o freio para retomada de crescimento. Não à-toa, o Ministério da Infraestrutura tem como metas estratégicas as ações nos portos do Arco Norte e na finalização da BR-163.

“Vamos entregar em 2022 uma infraestrutura muito melhor do que recebemos”, anuncia o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Disposto a desatar o nó do escoamento pela região Norte, o ministro trabalha em pleno diálogo com diversos setores.

“Buscamos soluções adequadas para atender as principais demandas dos portos, das rodovias e das ferrovias, para que sejam solucionadas durante meu mandato.”

Fonte: Agência do Rádio

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