Blog do Walison - Em Tempo Real

MJ autoriza retorno gradual de visitas presenciais a presos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) publicou, no Diário Oficial da União de hoje (2), portaria que autoriza o retorno gradual das visitas presenciais de cônjuges, companheiros e parentes a presos custodiados em penitenciárias federais. De acordo com a Portaria nº14, estão mantidas as visitas virtuais para atendimentos de advogados, por intermédio da Defensoria Pública da União.

O retorno, segundo a portaria, será gradual. Cada preso terá direito a uma visita presencial mensal “em parlatório e com duração de uma hora”, sendo permitida a entrada de um adulto, podendo estar acompanhado de uma criança ou adolescente.

Para prevenir contaminações por covid-19, só será permitida a visita de pessoas que comprovem ter recebido as duas doses da vacina, ou a vacina de dose única, há mais de 14 dias. A apresentação do cartão de vacinação original pelo visitante é obrigatória no dia da visita. A aferição de temperatura e de sintomas gripais também será obrigatória aos visitantes.

Já os atendimentos de advogados continuam limitados a quatro agendamentos por dia, com duração de 30 minutos, sem prejuízo dos casos urgentes. A portaria autoriza atividades de educação e de assistência religiosa aos presos custodiados.

As escoltas de presos continuam suspensas “exceto quando se tratar de escoltas requisitadas judicialmente, inclusões emergenciais e daquelas que, por sua natureza, precisem ser realizadas em atendimento ao interesse público”.

Por fim, a portaria informa que as penitenciárias federais deverão observar o procedimento operacional padrão de medidas de controle e prevenção do novo coronavírus do sistema penitenciário federal, de modo a reforçar a frequência da higienização dos locais destinados aos atendimentos e às visitas, bem como o uso obrigatório de máscara. Por Agência Brasil

Fóssil de dinossauro é encontrado no interior de SP

Um fóssil, aparentemente de um Titanossauro, foi localizado a poucos centímetros da lateral de um talude, em uma obra rodoviária em Marília, no interior de São Paulo. Ele foi identificado na fase final do corte de material – que ficou interrompido por dois meses até a extração completa do exemplar de um osso de pata, de um metro, concluída semana passada.

A rotina das equipes foi completamente alterada para preservar um tesouro sepultado há milhões de anos, encontrado a uma profundidade de 10 metros da superfície nas obras de duplicação da SP-333 – Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros, na divisa entre Marília e Júlio Mesquita, a 400 quilômetros de São Paulo. 

Fóssil de dinossauro é encontrado no interior de SP – Divulgação/ Entrevias/ Direitos Reservados

No momento da identificação, conforme previsto no Programa de Monitoramento e Acompanhamento Paleontológico, técnicos de engenharia e de meio ambiente da Entrevias Concessionária de Rodovias, responsável pela obra e concessão do trecho rodoviário, optaram pela suspensão imediata dos serviços no local, na etapa final do cronograma de duplicação da rodovia. 

“Sabemos da importância deste material para a história e a ciência. Nossas equipes são treinadas para a observação e acionamento do corpo técnico sempre que identificada a presença de material fora dos padrões nas escavações ou na terraplanagem. Esta descoberta é motivo de comemoração para todos que estiveram envolvidos neste projeto de ampliação da ligação Marília-Júlio Mesquita”, afirma o gerente de Engenharia da Entrevias, Fábio Milano.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que regula a malha viária concedida no estado, diz que se compromete com a preservação de todo o material histórico e artístico que possa ser encontrado nos 11.2 mil quilômetros de rodovias paulistas em concessão. Assim, estipula em todo contrato que a concessionária observe a legislação ambiental e de preservação de patrimônios artísticos e arqueológicos e obtenha todas as licenças prévias, seja qual for a interferência a ser feita no entorno. 

“Desta forma, durante as obras de melhorias nas vias, se forem encontradas peças que são, na verdade, tesouros da humanidade, sabemos que a obra será suspensa e que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) – nos caso de peças artísticas – e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – quando são peças arqueológicas – serão comunicados e os achados terão o destino adequado”, explicou o superintendente da gerência de Meio Ambiente da Agência, Pedro Umberto Romanini.

Operação meticulosa 

O desafio de extrair o fóssil intacto foi assumido por paleontólogos da empresa A Lasca e do Museu de Paleontologia de Marília. Iniciada com martelo e talhadeira, a operação meticulosa de retirada da formação rochosa no entorno do fragmento evoluiu para uma ferramenta de perfuração de impacto mínimo, para evitar qualquer trinca que prejudicasse a peça. Envolvido em uma dura camada de arenito – rocha formada por areia aglutinada e cimento natural, densa como quartzo -, o fóssil custou o trabalho de quase dois meses dos profissionais.

O exemplar, ainda na forma bruta, será encaminhado para o Museu de Paleontologia de Marília, onde será limpo. Em uma análise preliminar, acredita-se tratar-se do fêmur de um dinossauro do período cretáceo, conhecido como período final da “era dos dinossauros”, ocorrida há pelo menos 65 milhões de anos. 

“Acreditamos tratar-se da pata de um titanossauro. Após o salvamento e retirada da matéria do entorno teremos mais condições de estudá-lo detalhadamente”, afirma o geólogo Nilson Benuci, que conduziu as escavações para extração do fóssil.

Em 2009, na mesma região, no km 303, paleontólogos encontraram 70% do esqueleto de um titanossauro. Os fragmentos, mais de 50 peças, encontram-se na Universidade de Brasília (UnB). 

“Marília, e outras cidades da região, é muito rica neste tipo de fóssil, os titanossauros”, completou o coordenador do Museu de Paleontologia de Marília, o paleontólogo William Nava. Ele informou ainda, que a peça chegou nesta terça-feira (27) no museu e que logo após a reinauguração do local, que encontra-se em reforma, a peça será exposta para os visitantes. 

Duplicação da rodovia

A Entrevias executa um extenso cronograma de obras de duplicação e modernização da rodovia SP-333, entre Borborema e Florínea. A empresa avança para a reta final da duplicação de 19 quilômetros entre Marília e Júlio Mesquita e outros 64 quilômetros de rodovia estão em ampliação entre Marília, Echaporã e Assis. As obras fazem parte do Programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo.Por: Agência Brasil

Conheça os Lençóis Maranhenses, maior campo de dunas da América do Sul

Palavras não fazem jus às belezas naturais e às paisagens fascinantes que os visitantes encontram nos Lençóis Maranhenses. São enormes morros de areia, lagoas de água doce ora azuis ora esverdeadas e uma vegetação de restinga que formam um imenso mosaico esculpido pelos ventos e pelo ciclo das águas, quase uma dança que molda o maior campo de dunas da América do Sul.

Localizado no noroeste do Maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida de 155 mil hectares e controlada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Cerrado é o bioma dominante, mas há fortes influências da Caatinga e da Amazônia que compõem os cenários de pura beleza que conquistam os turistas.

As principais bases de entrada nos Lençóis são as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, além da charmosa vila de Atins – um vilarejo dentro dos limites de Barreirinhas. É nas duas cidades, e principalmente em Barreirinhas, que se concentram agências e guias para auxílio com os passeios.

Maior deserto úmido do mundo, a região dos Lençóis, porém, vai além do que somente os limites do Parque Nacional. São passeios em circuitos de lagoas, ao rio Preguiças, à encantadores povoados, banhos de mar, flutuação no rio Formiga e experiências gastronômicas que completam toda a viagem. Desbravar a imensidão impactante tanto no parque quanto nas vilas ao redor faz parte da vivência dos Lençóis. E, por ali, são só superlativos: impressionante, emocionante, grandioso… A lista é longa.

Junto de sua vastidão, a diversidade cultural também se revela forte: os moradores se mostram um povo amável e gentil, sempre solícitos e cheio de saberes; o artesanato usa fibras de palmeiras locais e a gastronomia é um capítulo à parte.

Falando em comida, a culinária é colorida pelo bacuri, galinhadas, carne de bode, arroz de cuxá, frutos do mar, como suculentos camarões, e muito buriti. O buriti, inclusive, aqui é rei, pequeno fruto da onipresente palmeira do cenário maranhense que é toda aproveitada. São telhados, palha, balcões, bolsas, tapetes e chapéus feitos com a fibra do fruto, que pode ser aproveitado nos famosos doces de buriti ou ainda ser comido com seu caldo, que vira mistura com farinha.

O que fazer

Os Lençóis possuem uma paisagem sem igual. Por ali, caminhadas, observação da fauna, banho nos lagos, rios e mar, esportes náuticos, passeios de quadriciclo, caiaque, apreciação da cultura local e degustação das comidas regionais fazem parte das atividades no destino.

Entre os passeios mais procurados pela região estão o Circuito da Lagoa Bonita, da Lagoa Azul, uma visita às Lagoas Emendadas, bom ponto para apreciar um lindo pôr do sol, e a Lagoa do Junco, em que sua particularidade está na tonalidade azul forte – uma das mais lindas de Lençóis. A Comunidade da Travosa, acessada por Santo Amaro, é especial, com o trabalho das marisqueiras de sarnambi e o restaurante Toca da Guaaja.

Pelos Lençóis, mas já pela região de Barreirinhas, dá para investir tempo nas praias do Caburé e também em Atins, antigo vilarejo de pescadores que possui um centrinho badalado, restaurantes deliciosos e pousadinhas. Por ali, há ainda passeios pelo rio Preguiças e pelo rio Formiga.

Além das grandes dunas no parque, também há uma área conhecida como Pequenos Lençóis, que fica entre os municípios de Tutóia e Paulino Neves. Ali, a partir do rio Preguiças, antes de Caburé, fica o povoado de Vassouras, onde é possível se aventurar pelas areias de quadriciclo e conhecer o vilarejo, em que vivem famílias que dependem da pesca e do turismo para seu sustento.

Quando ir

Não é o ano todo que as lagoas da região, principais atrações por ali, apresentam-se cheias e abundantes, uma vez que dependem das águas das chuvas. O litoral oriental do Maranhão, onde fica o parque dos Lençóis, possui duas estações características ao longo do ano: a chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. É após a estação chuvosa que as imediações do parque apresentam seus mais belos cenários, já que as lagoas estão cheias.

À medida que a estação seca avança ao longo dos meses, as lagoas vão secando lentamente, em que novembro apresenta-se como um mês de águas em níveis muito baixos. O período mais recomendado é visitar a região entre os meses maio e setembro.

Vale ressaltar que, por lá, o calor predomina o ano inteiro. Para se ter uma ideia, Barreirinhas, a principal e mais conhecida porta de entrada dos Lençóis, possui uma média de temperatura de 27°C. Mas fique atento: pelas dunas, os ventos costumam ser bem fortes.

Como chegar

Para visitar boa parte da região e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o ideal é conhecer as três principais bases para os passeios: Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Atins. O jeito mais fácil de se chegar por ali é desembarcar no Aeroporto Internacional de São Luís, que recebe voos das principais capitais brasileiras, e seguir tanto para Santo Amaro quanto para Barreirinhas de carro.

Para chegar a Santo Amaro, menos conhecida do público e com menos estrutura, mas a mais próxima dos Lençóis (a cerca de cinco minutos de carro), é necessário fazer um trajeto pela BR-135, seguindo pela BR-402 até Santo Amaro, em que o trecho final é na recente rodovia MA-320.

Para chegar a Barreirinhas, o principal acesso é pela rodovia MA-402, com asfalto em boas condições de tráfego. A cidade, de cerca de 60 mil habitantes, possui boa estrutura para hospedagem, alimentação e várias agências de turismo. Para se acessar o parque dos Lençóis a partir de Barreirinhas é necessária a travessia do rio Preguiças de balsa. Daí em diante apenas veículos com tração 4×4 seguem viagem, sendo este o trajeto também para se chegar até o povoado de Atins.

Dica: seja nas duas cidades, contrate serviços de guias para aproveitar as atrações, em que apenas carros autorizados, como o UTV (mistura de carro com quadriciclo) e 4×4, podem circular nos terrenos arenosos e alagados dos limites do parque, que não possui cobrança de ingresso. Fora dos limites, os carros especiais também são úteis devido à geografia local.Por: CNN Viagem & Gastronomia

Flávio Dino anuncia saída de Rubens Júnior da Articulação Política

O governador Flávio Dino anunciou ontem, por meio das redes sociais, a saída de Rubens Júnior da pasta da Articulação Política. O deputado federal licenciado voltará ao mandato na Câmara.

“Agradeço ao deputado federal Rubens Júnior pelo período em que exerceu a Secretaria de Articulação Política do Governo. Desejo que ele tenha sucesso no retorno ao mandato na Câmara, onde continuará a ajudar o nosso governo”, disse Dino.

“Eu que agradeço, governador. Pra mim é um prazer ajudar o nosso estado integrando o seu governo. Mas agora é hora de focar na batalha no Congresso”, respondeu Rubens.Por: Marrapa.com

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.395 da Mega-Sena

Nenhum apostador acertou o prêmio principal do concurso 2.395 da Mega-Sena. As seis dezenas foram sorteadas na noite desse sábado (31), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

São as seguintes as dezenas sorteadas: 04 – 11 – 12 – 44 – 45 – 57.

O prêmio para o próximo concurso 2.396, cujo sorteio será realizado na próxima quarta-feira (3), é estimado em R$ 46 milhões.

A quina registrou 72 apostas vencedoras cada uma pagará R$ 51.378,77. A quadra apresentou 6.026 apostas ganhadoras e vai pagar individualmente um prêmio de R$ 876,97.

A premiação dessa quarta – feira vai dar o que falar, é dinheiro pra ninguém botar defeito, dinheiro suficiente para mudar a vida de qualquer pessoa.

Rádio Mirante 870 KhZ AM de Codó Estreia sua Nova Programação Amanhã

A rádio MAIS AMADA DE CODÓ estreia sua nova grade de programação amanhã com programas interativos, jornalísticos, musicais e uma série de novidades feitas especialmente para a população codoense e de toda a Região dos Cocais.

Confira alguns dos principais destaques dessa nova programação:

A Voz do Povo com Daniel Sousa das 7h00 as 9h00 da manhã de segunda a sexta -feira.

Alerta Codó com Ramyria Santiago das 9h00 as 11h00 da manhã de segunda a sexta – feira.

Show da Tarde com Gabriel Marley das 14h00 as 17h00 de segunda a sexta – feira.

Ponto de Interrogação com Luciane Araujo e Participação de Zila Moura e Walison Campos das 13h00 as 14h00 toda quarta – feira.

Thiago Braz garante vaga na final do salto com vara em Tóquio

O campeão olímpico no salto com vara Thiago Braz segue vivo na briga pelo bicampeonato. O brasileiro alcançou a marca de 5,75 metros (m) na noite desta sexta-feira (30) no Estádio Olímpico e se garantiu na final da prova na Olimpíada de Tóquio (Japão).

“Vamos para a final com boas expectativas, mas espero conseguir fazer um bom salto na final. A qualificação é sempre nervosa, mas acabou dando tudo certo. Na final, espero fazer um ótimo salto. Tudo depende do início de prova, de sentir o ambiente e aquela sensação da final, fora ajustar o aquecimento. A minha cabeça está voltada para repetir os ótimos saltos que fiz nos treinos, tentar ao máximo não errar nenhuma tentativa e, se eu precisar me adaptar, que eu consiga o mais rápido possível”, declarou Thiago ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) após a prova.

Augusto Dutra, o outro brasileiro na prova, acabou ficando fora das finais ao só alcançar a marca de 5,65 m. A decisão será na próxima terça-feira (3), a partir das 7h20.

Final no lançamento de disco

No lançamento do disco, Izabela da Silva conseguiu a marca de 61,52 m no Grupo B, e se garantiu entre as finalistas com o 12º lugar. As outras duas brasileiras na prova acabaram eliminadas. Após conseguir reverter uma suspensão por doping às vésperas dos Jogos, Fernanda Borges participou do Grupo A e ficou no 10º lugar da chave com 57,9 m. No mesmo grupo, Andressa de Morais, na última chance, conseguiu sua única marca válida, 58,9 m, mas não foi o suficiente para avançar.

Desclassificação nos 800 m

O representante brasileiro nos 800 m, Thiago André completou o percurso em 1min47s75, ficando em último na bateria e não seguindo adiante. “Estávamos planejando correr para 1min46s alto, mas acabou sendo 1min45s baixinho. Esse ano corri para 1min44s92, quase o meu 100%. Os atletas que venceram hoje são olímpicos, com medalha em Mundial, e têm os méritos deles”, disse o atleta.

400 m com barreiras

Na prova dos 400 m com barreiras, Chayenne Silva não conseguiu passar da primeira eliminatória. A carioca de apenas 21 anos, a mais jovem da seleção na modalidade, finalizou em último lugar na segunda bateria com 57s55. Ketiley Batista, campeã sul-americana da prova, acabou fechando a quarta bateria dos 100 m com barreiras em último lugar, com o tempo de 13s40. Por Agência Brasil Por Agência Brasil

Bronze olímpico nos 50 m livre coroa regularidade de Bruno Fratus

A medalha de bronze conquistada no último sábado (31) por Bruno Fratus na final dos 50 metros (m) livres da Olimpíada de Tóquio (Japão) coroou aquele que é um dos atletas mais regulares da natação mundial. Foi a 91ª vez que o fluminense de 32 anos nadou na marca dos 21 segundos. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), ele é o atleta que mais atingiu o tempo na história da prova.

Na final, Fratus cravou 21s57, ficando somente dois centésimos atrás do francês Florent Manandou, que levou a prata. O ouro foi conquistado pelo norte-americano Caeleb Dressel, com 21s07, quebrando o recorde olímpico da prova, que pertencia ao brasileiro César Cielo (21s30). Ouro nos Jogos de Pequim (China), em 2008, Cielo segue como recordista mundial, com os 20s91 atingidos no Campeonato Brasileiro de 2009.

Fratus já era candidato a medalha na prova cinco anos atrás, nos Jogos do Rio de Janeiro, após o bronze conquistado no Mundial de 2015, em Kazan (Rússia), mas ficou em sexto lugar. Nos dois Mundiais seguintes, conquistou a prata. Em 2019, conquistou o ouro dos 50 m livres nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru). Resultados que consolidaram o brasileiro no cenário da disputa mais veloz da natação.

“Antes da prova, a Mi [Michelle Lenhardt, esposa e treinadora] disse para eu me permitir ser feliz. Vocês [jornalistas] sabem que tenho uma cobrança muito grande em cima de mim. Às vezes, meu trabalho psicológico é botar o pé no freio. Hoje [sábado] eu consegui não me cobrar tanto. Foi incrível”, disse o nadador, que, após receber a medalha, quebrou o protocolo e correu até a esposa para beijá-la.

“Isso mostra o quanto você não faz a parada sozinho. Publicamente, queria agradecer dois caras. Um é o César [Cielo], que mostrou que era possível. No começo da carreira, se eu não tivesse a oportunidade de treinar e competir tantas vezes com o que eu acho ser o maior velocista da história, não teria chegado aqui. E agradecer ao Fernando Scheffer [bronze nos 200 m livre em Tóquio], que mostrou essa semana que era possível. Várias vezes, quando estava ansioso eu pensava: o Scheffão fez e você pode fazer também”, completou.

A medalha de Fratus foi a 15ª da natação brasileira na história olímpica (uma de ouro, três de prata e 11 de bronze). Com dois pódios em Tóquio, o Brasil melhorou o desempenho em relação aos Jogos do Rio de Janeiro, quando passou em branco nas piscinas. Por Agência Brasil

Escola Adventista de Codó Reinicia as aulas nesta segunda-feira 02/08/2021 Prestando Linda Homenagem aos ATLETAS PELA VIDA

Nessa segunda – feira 02/08/2021 a Escola Adventista de Codó estará reiniciando suas aulas de uma forma bastante especial, será feita uma linda homenagem aos profissionais que com muito afinco se desdobraram para salvar vidas durante tempos pandêmicos.

São os chamados ATLETAS PELA VIDA:

“Segue o programa da homenagem que será feita amanhã, dia 02:

Começaremos às 06h30 com a *recepção aos nossos alunos na porta da escola*, onde os professores estarão caracterizados como alguns profissionais, aqueles que temos chamado de Atletas pela Vida, representando os que serão homenageados.

Logo após a recepção aos alunos, às 07h iremos para o auditório da escola onde será feita a homenagem e condecoração.*

Estamos felizes por sua participação, e mais ainda em saber que  você servirá de inspiração aos nossos alunos

Rebeca Andrade conquista ouro para o Brasil na ginástica artística

A ginasta Rebeca Andrade conquistou neste domingo (1º) a primeira medalha de ouro na ginástica artística para o Brasil, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela venceu no salto e alcançou o lugar mais alto no pódio.

É a segunda medalha de Rebeca Andrade nos Jogos de Tóquio. Ela já havia conquistado a prata no individual geral.

A paulista Rebeca Andrade, de 22 anos, com essas duas conquistas, é a primeira brasileira na ginástica artística a conquistar o ouro e a prata em  uma mesma edição dos Jogos Olímpicos.

*Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro