Blog do Walison - Em Tempo Real

Seleção masculina vence China e conquista ouro inédito no goalball

A seleção brasileira masculina de goalball conquistou, nesta sexta-feira (3), medalha de ouro inédita na Paralimpíada de Tóquio (Japão). Os brasileiros, bicampeões mundiais (2014 e 2018), golearam a China por 7 a 2 no Centro de Convenções Makuhari Messe, na cidade de Chiba. Na coleção de medalhas do Brasil, só faltava o ouro paralímpico. O país foi prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016.

No primeiro tempo, o Brasil conseguiu abrir dois gols de vantagem, o que foi importante para controlar a partida. Além disso, mostrou solidez na defesa. As bolas na rede aconteceram na segunda metade da primeira etapa, com Romário e Parazinho.

Na segunda etapa, os brasileiros conseguiram fazer o que queriam no início, o terceiro gol do confronto, com Leomon Moreno. Em seguida, a China diminuiu o marcador para 3 a 1, em cobrança de penalidade. Daí para frente os gols continuaram acontecendo, com os chineses marcando mais um e os brasileiros aumentando o marcador em finalizações de Leomon, duas vezes, e de Parazinho, que também fez mais dois. Final de jogo: Brasil 7, China 2.

Campanha

Na fase de grupos, a seleção brasileira obteve três vitórias e uma derrota. Além da goleada sobre a Lituânia na estreia (11 a 2), os brasileiros venceram a Argélia por 10 a 4 e o anfitrião Japão por 8 a 3. Já o revés aconteceu no duelo com os Estados Unidos, medalhista de prata na Rio 2016, por 8 a 6.

Nas quartas de final, os atuais bicampeões mundiais derrotaram a Turquia por 9 a 4, demonstrando força na competição. Já na semifinal os brasileiros encararam a Lituânia mais uma vez, e levaram a melhor: 9 a 5.Por Agência Brasil

Morre Sérgio Mamberti, dono de papéis icônicos na TV

Sérgio Mamberti em foto de março de 2017 — Foto: Celso Tavares/G1

O ator Sérgio Mamberti, de 82 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (3) em São Paulo. O artista estava internado em um hospital da rede Prevent Sênior, na capital paulista. A informação foi confirmada por um dos filhos do ator, Carlos Mamberti.

Ao G1, Carlos afirmou que o pai estava intubado, com uma infecção nos pulmões. Ele morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Em julho deste ano, Mamberti havia sido hospitalizado para tratar de uma pneumonia e chegou a passa por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após cerca de 15 dias, se recuperou e teve alta.

Carreira

O ator colecionou inúmeros papéis de destaque. Foi nas séries que viveu seu personagem mais querido, o saudoso Dr. Victor do Castelo Rá-tim-bum.

Também participou de produções da TV Globo, como “A diarista” e “Os normais”. “Atualmente, esteve no elenco de “3%”, série brasileira produzida pela Netflix.

Mamberti dirigiu peças importantes no circuito paulista. Em 2019, estreou, ao lado de Rodrigo Lombardi, a premiada “Um panorama visto da ponte”.

Estreou no cinema em 1966 com a comédia “Nudista à força”, de Victor Lima. Depois, emplacou inúmeros sucessos: “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), “Toda Nudez Será Castigada” (1973), “O Homem do Pau Brasil” (1980), “A Hora da Estrela” (1985), “A Dama do Cine Shangai” (1987).

Também estrelou filmes infantis como “Xuxa Abracadabra” (2003) e “O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili” (2006).

Mamberti também reinou nas novelas. Um de seus primeiros papéis de destaque foi como João Semana em “As Pupilas do Senhor Reitor” (1970).

Depois disso, atuou também em , “Brilhante” (1981), “Anjo Mau” (1998), “O Profeta” (2007), “Flor do Caribe” (2013), “Sol Nascente” (2016), entre outras. Seu maior sucesso foi o mordomo Eugênio na clássica “Vale Tudo” (1988).

Grande articulador cultural, abrigou em sua casa em São Paulo artistas vindos do Brasil e de fora que precisavam de abrigo. Entre seus hóspedes, estão os Novos Baianos, Asdrúbal Trouxe o Trombone e The Living Theatre.

Em 2021, lançou a autobiografia “Sérgio Mamberti: Senhor do meu Tempo”, escrita com o jornalista Dirceu Alves Jr.

Biografia

Mamberti nasceu em 22 de abril de 1939, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Durante mais de 60 anos, dedicou-se à arte e à cultura brasileiras por meio de diversas atividades: foi ator, diretor, produtor, autor, artista plástico e ocupou vários cargos políticos no Ministério da Cultura.

Em 1964, casou-se com Vivien Mahr, com quem teve três filhos: o também ator Duda, o diretor Fabrício e Carlos. A esposa morreu em 1980.

Depois disso, teve um companheiro por 37 anos, Ednaldo Torquato, que morreu em 2019. Ao publicar sua autobiografia em abril deste ano, o ator falou abertamente sobre sua bissexualidade. Por G1

Orçamento de 2022 prevê salário mínimo de R$ 1.169

A alta da inflação nos últimos meses fez o governo elevar a previsão para o salário mínimo no próximo ano. O projeto da lei orçamentária de 2022, enviado na terça-feira (31) ao Congresso Nacional, prevê salário mínimo de R$ 1.169, R$ 22 mais alto que o valor de R$ 1.147 aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) .

A Constituição determina a manutenção do poder de compra do salário mínimo. Tradicionalmente, a equipe econômica usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano corrente para corrigir o salário mínimo do Orçamento seguinte.

Com a alta de itens básicos, como alimentos, combustíveis e energia, a previsão para o INPC em 2021 saltou de 4,3% para 6,2%. O valor do salário mínimo pode ficar ainda maior, caso a inflação supere a previsão até o fim do ano.

PIB

O projeto do Orçamento teve poucas alterações em relação às estimativas de crescimento econômico para o próximo ano na comparação com os parâmetros da LDO. A projeção de crescimento do PIB passou de 2,5% para 2,51% em 2022. Já a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como índice oficial de inflação, foi mantida em 3,5% para o próximo ano.

Outros parâmetros foram revisados. Por causa das altas recentes da Selic (juros básicos da economia), a proposta do Orçamento prevê que a taxa encerrará 2022 em 6,63% ao ano, contra projeção de 4,74% ao ano que constava na LDO.

A previsão para o dólar médio foi mantida em R$ 5,15.Por Agência Brasil

RODRIGO FIGUEIREDO SE REÚNE COM MÁRCIO JERRY EM SÃO LUIS

Assim como a vida anda, a política também anda e a cada dia que se passa novos rumos são tomados, novas perspectivas são traçadas com objetivos delineados por políticos comprometidos com uma causa nobre que é o bem comum de todos, dessa forma o Vereador Rodrigo Figueiredo se encontrou na manhã de hoje com o Deputado Federal Márcio Jerry e na oportunidade discutiram sobre políticas públicas e de cunho social a serem eventualmente implantadas e oferecidas a toda a sociedade codoense.

Márcio Jerry postou em suas redes sociais uma foto emblemática recebendo em seu gabinete em São Luís o Vereador de Codó  Rodrigo Figueiredo e sua amada esposa.

“Recebi hoje o vereador por Codó, Rodrigo Figueiredo, e sua esposa, Rafaela Barros.
Ótimo diálogo sobre as ações do @GovernoMA na querida Codó.”, registrou Jerry

Cédulas de R$ 200 completam um ano em circulação

A circulação das notas de R$ 200 completa um ano hoje (2) com cerca de 80 milhões de cédulas em circulação no país. Em valor, são R$ 16 bilhões, de acordo com dados do Banco Central (BC).

Ao lançar a nota no passado, o BC informou que seriam produzidas 450 milhões de cédulas. Ou seja, desse total produzido, 17,8% estão em circulação. As demais cédulas produzidas estão armazenadas no BC.

Em relação às outras cédulas de real, as de R$ 200 representam 1,03% do total de notas em circulação (7,75 bilhões). A maioria das notas nas mãos dos brasileiros é de R$ 50, com mais de 2,1 bilhões de cédulas. As de R$ 100 são mais de 1,8 bilhão e em terceiro lugar estão as de R$ 2, com 1,5 bilhão.

Cédulas de real em circulação no Brasil, em 31 de agosto de 2021

Cédulas de real em circulação no Brasil, em 31 de agosto de 2021 – Divulgação/Banco Central

O BC informou que a circulação de novas cédulas é gradual. “A entrada em circulação da cédula de R$ 200 assim como aconteceria com qualquer outra nova denominação ocorre de forma gradual e de acordo com a demanda da sociedade. O ritmo de utilização da cédula de 200 reais vem evoluindo em linha com o esperado, e seguirá em emissão ao longo dos próximos exercícios”, disse o BC, em nota.

No lançamento da nova cédula, no ano passado, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que a introdução da nova cédula era fundamental para evitar um eventual desabastecimento do papel-moeda frente ao aumento da demanda por dinheiro em espécie desde o início da pandemia de covid-19. Por Agência Brasil

Tambor de Crioula é revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil

Tambor de crioula do Maranhão — Foto: Márcio Vasconcelos

O Título do Tambor de Crioula foi revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil, nessa terça-feira (31), durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A dança, de origem africana, é formada por mulheres com saias longas que se revezam na roda, enquanto os homens, tocam seus tambores.

Os processos de revalidação foram apreciados e aprovados por unanimidade durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Antes da deliberação do Conselho, os processos dos três bens culturais passaram por consulta pública e os pareceres de reavaliação foram apreciados pela Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial do Iphan.

Os bens culturais registrados como Patrimônio Cultural passam pelo processo de revalidação a cada dez anos, de acordo com o estabelecido no Decreto nº 3.551/2000. O objetivo é investigar sobre a atual situação do bem cultural, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem, entre outros aspectos. A revalidação também busca dar subsídio a ações futuras de proteção e valorização do patrimônio imaterial.

Tambor de Crioula

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.

Essa manifestação afrobrasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.Por: G1 MA

Motoristas de aplicativos são qualificados com curso de Informações Turísticas da Setur

Motoristas de aplicativos de São Luís que têm contato direto com visitantes estão ganhando reforço com acesso a novos conhecimentos por meio de atividades de capacitação oferecidas pela Secretária de Estado de Turismo (Setur). Nesta semana foi oferecido o curso de Informações Turísticas para Motoristas de Aplicativos de São Luís, que aconteceu na terça-feira (31). 

Para Iêda Barros, maranhense, motorista de aplicativo, a formação é bem-vinda, pois os visitantes demandam muitas informações. “Nós transportamos passageiros e turistas que sempre questionam em busca de informações e dúvidas sobre pontos turísticos, comidas típicas, lugares, passeios, cultura e, hoje, estou tendo a oportunidade de aprender no curso. Quanto mais preparado para atender, mais o turista volta e indica nosso estado como destino aos parentes e amigos”, defende a trabalhadora.

O treinamento foi ministrado pelo superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Antônio Castro, que ressaltou a importância e alguns aspectos que devem ser observados pelos profissionais durante o atendimento, como boa apresentação, educação, ressaltar os pontos positivos da cidade e outros.

Para o secretário de Estado de Turismo, Catulé Junior, a qualificação para os motoristas de aplicativo vem afirmar o compromisso que o Governo do Estado e a Setur têm com o Turismo no nosso estado. “Desde o início da gestão nós temos dado total apoio para a capacitação de trabalhadores do turismo. Queremos que os visitantes levem a imagem de uma cidade que, além dos seus encantos, sabe receber bem seus visitantes”, ressaltou.

O motorista de aplicativo Diogo Ávila aprovou a iniciativa do curso, destacando a interação com os colegas que trabalham muito e tiraram um tempo de participar da qualificação. “É muito importante relembrar informações e aprender curiosidades que até alguns maranhenses desconhecem”, observou.

Cerca de 30 motoristas participaram da 4ª turma do curso, que teve duração de 4 horas e entrega de certificado. A capacitação abordou as características gerais e conceitos da atividade turística, os principais atrativos da Grande São Luís e a hospitalidade, dando ênfase no bem receber.Por: Secom/ Governo do Maranhão

PARA JÚNIOR CODÓ O PREFEITO ZÉ FRANCISCO ESTÁ BRINCANDO COM A CARA DO POVO DE CODÓ

Diante de tanto sofrimento que a população tem passado, de tanto descaso por parte da administração do prefeito Zé Francisco o nobre codoense Júnior Codó saiu em defesa da população e disse que O PREFEITO ZÉ FRANCISCO ESTÁ BRINCANDO COM A CARA DO POVO DE CODÓ.

JÚNIOR CODÓ que é codoense nato, que AMA CODÓ e milita na política a muitos anos desenvolvendo projetos de cunho social, tem demonstrado preocupação com tudo o que tem visto nesses nove meses de gestão do prefeito Zé Francisco, os amados AMIGOS e IRMÃOS codoenses não merecem tamanho sofrimento, não merecem ter que sentir o gosto AMARGO da FOME, do ATRASO SALARIAL, do DESEMPREGO, da POLITICAGEM, é preciso olhar com ZELO e AMOR pela população codoense que merece todo o nosso carinho, nosso respeito e consideração afirmou Júnior Codó.

IRMÃO SANTANA LAMENTA A FALTA DE INTERESSE DOS VEREADORES EVANGÉLICOS EM DEFENDER O POVO DE CODÓ

Em participação hoje pela manhã no programa A Voz do Povo apresentado por Daniel Sousa na Rádio Mirante AM de Codó, o respeitado IRMÃO SANTANA reprovou a falta de atitude dos vereadores evangélicos de Codó. IRMÃO SANTANA disse que os vereadores evangélicos por terem conhecimento da PALAVRA DE DEUS não deveriam está se escondendo e defendendo interesses pessoais, por serem conhecedores da PALAVRA deveriam mesmo era está sempre em defesa do povo de Codó, em defesa dos interessas da maioria e não dos seus próprios interesses.

IRMÃO SANTANA disse ainda que esses vereadores evangélicos não representam nem a classe evangélica de Codó, nem tão pouco a população codoense, vocês Pastor Max e Gracinaldo precisam olhar pela população de Codó que está carente de tudo e tem vivido em meio a um sofrimento muito grande, vocês precisam ter atitude em defesa do povo para que o povo possa acreditar em vocês.

NÃO ESTAMOS TENDO NEM O QUE COMER, AFIRMA CONTRATADO DA PREFEITURA DE CODÓ

Em DENÚNCIA feita hoje pela manhã ao www.blogdowalison.com.br funcionário contratado da PREFEITURA MUNICIPAL de Codó diz que “NÃO ESTÁ TENDO NEM O QUE COMER” em virtude do atraso salarial protagonizado pela gestão ZÉ FRANCISCO.

Ao que tem se desenhado durante esses nove meses de gestão, os contratados da Prefeitura Municipal de Codó já não sabe mais o que fazer para cumprir com suas obrigações, todos os meses os salários atrasam e as denúncias são de que está faltando comida nas mesas desses codoenses que mesmo tendo trabalhado arduamente todos os dias do mês continuam sendo tragados pelo turbilhão atraso salarial, o interessante é que os assalariados contratados não recebem seus respectivos salários em dia mais os cargos contratados do grande escalão recebem rigorosamente em dia.