MÃE DENUNCIA QUE FILHA DE NOVE ANOS MORDIDA POR CACHORRO TEVE ATENDIMENTO NEGADO NO HGM NA MANHÃ DESSE SÁBADO 04/-09/2021
lamentavelmente estamos tendo que nos deparar com notícias tristes como essa enviada por uma mãe, essa CRIANÇA QUE TEM SOMENTE NOVE ANINHOS DE IDADE foi mordida em várias partes do corpo por um cachorro, inclusive na cabeça, foi ao HGM ( HOSPITAL GERAL DE CODÓ ) para fazer curativos nas feridas e marcas assustadores deixadas pelo animal e chegando lá recebeu a informação de que lá não estavam fazendo esse tipo de procedimento, no caso os curativos, disseram a “pobre mãe” que curativos eram feitos apenas nos postos de saúde e que em virtude do feriadão os postos de saúde só estariam funcionando na quarta-feira que vem.
A falta de ZELO pela saúde da população codoense nessa gestão do prefeito Zé Francisco é de fato uma MARCA REGISTRADA, são cenas TRISTES e DESOLADORAS de um cotidiano MACABRO QUE TEM DIMINUÍDO ATÉ MESMO A VONTADE DE SONHAR DOS “CODOENSES”.
UPA-CODÓ É CONTEMPLADA COM IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA SISUPA
A implantação do sistema SISUPA na UPA CODÓ foi um sucesso.
Agradecemos o apoio dos diretores Rossana Hissa, Dr. Stenio Márcio e de todos os colaboradores da unidade pelo comprometimento e participação durante todo o processo de implantação.
Esta é a 7ª UPA a ser implantado o sistema SISUPA, e a oitava unidade contemplada que foi no SPA da Policlínica do Cohatrac.
Nos próximos meses, finalizaremos a implantação do SISUPA nas demais UPAS: UPA Coroatá, UPA Timon, UPA São J. dos Patos e UPA Imperatriz.
E devido as diversas solicitações de um sistema, por parte das direções dos hospitais, já estamos planejando o desenvolvimento de um sistema Hospitalar Ambulatorial, baseado na mesma plataforma do sistema SISUPA, para todas os hospitais da rede estadual de porta aberta (urgência e emergência). E dentro destas solicitações, está o SPA do Hospital Nina Rodrigues e o Hospital Geral da Vila Luizão.
De acordo com Ricardo Araújo que é Técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, a implantação do SISUPA na Unidade de Pronto Atendimento de Codó foi indiscutivelmente um sucesso, todos os colaboradores se empenharam ao máximo participando de forma democrática e colaborativa do treinamento oferecido durante toda a semana.
Ricardo Araújo ressaltou que a implantação desse novo sistema na UPA-CODÓ irá proporcionar mais comodidade e conforto aos pacientes que serão atendidos mais rápido.
IFMA Caxias: evento discute evolução genética e sua aplicabilidade na produção animal
No dia 10 de setembro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promove um evento virtual para discutir sobre evolução genética e sua aplicabilidade na produção animal. A atividade, que faz parte da disciplina Melhoramento Genético II, ministrada pela professora Ana Roberta Lima de Miranda no bacharelado em Zootecnia, conta com o apoio da coordenação do curso e do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI).
O evento tem como público-alvo estudantes, produtores rurais, profissionais e pessoas da comunidade externa interessados na temática. As inscrições são gratuitas e seguem abertas na plataforma Even3. Os participantes inscritos receberão certificado gratuitamente. Além disso, eles irão concorrer ao sorteio de um curso “Criação de galinhas caipiras para iniciantes”, ministrado pela zootecnista Débora Araújo de Carvalho, doutora em ciência animal e empreendedora rural.
A transmissão será feita pelo canal do Campus Caxias no YouTube no horário das 8h às 12h. Clique aqui, saiba mais e faça sua inscrição.
Programação
8h – Palestra: Evolução da avaliação genética e sua aplicabilidade na produção animal – Bruna Lima Barbosa e Artur Rocha
11h – Mesa-redonda: Empreendedorismo e a aplicabilidade do melhoramento animal na produção de galinhas da raça canela-preta – Débora Carvalho
Entenda sobre o tema – A professora Ana Roberta Miranda explica que a proposta do evento é abordar de forma simples e objetiva, em duas atividades, sobre o tema usando uma linguagem compreensível ao estudante, ao profissional e também ao membro da comunidade externa leigo. “Quando falo sobre melhoramento da genética, estou me referindo às características que determinados animais ou raças têm e que são interessantes para o sistema reprodutivo”, destacou. Como exemplo, a professora cita que existe raça de produção de leite em boa quantidade, mas que não tem características boas para adaptação ao cerrado, ambiente no qual estamos inseridos. “Por outro lado, já existe raça que tem essa característica de adaptação do cerrado. Então, se eu quero continuar produzindo leite, tenho que trazer essa característica genética para o meu rebanho”, explica. Segundo a professora, “isso ocorre por meio de cruzamento, de seleção, no qual vou conseguir encontrar um animal que é produtivo, ou seja, que produz o leite na quantidade que espero. Ao mesmo tempo, vale frisar, esse animal é adaptado à condição que ele foi colocado”, ponderou Ana Roberta, ao citar o exemplo do que se pode fazer com o melhoramento genético.
Para explicar e discutir sobre esse tema, ela convidou Artur Oliveira Rocha, pesquisador visitante (Visiting Scholar) em Genética Quantitativa e Genômica do departamento de Ciência Animal na Purdue University, localizada em West Lafayette, nos EUA, e Bruna Lima Barbosa, bacharela em Ciências Biológicas e doutora em Ciência Animal. “No primeiro momento, será feita essa discussão sobre as técnicas, o que pode ser feito, as mudanças sofridas, a evolução até chegar à genômica, que é o mapeamento do DNA do animal. Ou seja, a gente consegue predizer, antes mesmo de o animal surgir, quais as características que possivelmente vai apresentar em relação à produção, a produtividade, a reprodução, características morfológicas de crescimento”, disse a professora.
Logo em seguida, Débora Araújo de Carvalho vai conversar com os participantes sobre temáticas mais específicas. “Especialista em genética de galinhas da raça brasileira Canela-Preta, Débora vai falar de todo o aspecto, do estudo, as características genéticas desse animal, mas apresentando o lado mais prático”, afirmou Ana Roberta. Segundo a professora, a convidada também vai ensinar de maneira simples e eficiente o segredo de ter uma criação de galinhas de sucesso, com uso de instalações rústicas e sustentáveis e de manejo exclusivo de galinhas caipiras.


Serviço
Evento virtual – Melhoramento animal: evolução da avaliação genética e sua aplicabilidade na produção animal
Data – 10 de setembro, das 8h às 12h
Inscrições gratuitas – even3.com.br/melhoramentoanimallive2021
Transmissão pelo YouTube do Campus CaxiasPor: Ascom/ IFMA
Termina hoje prazo para pedidos de reaplicação do Encceja

Termina hoje (4) o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O exame é destinado a jovens que não concluíram os ensinos fundamental ou médio e desejam ter a certificação da conclusão dessas etapas de ensino.
O prazo inicial para o requerimento até ontem (3). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como o sistema foi suspenso no dia 31 de agosto para “ajustes pontuais”, os candidatos foram autorizados a fazer o pedido até às 23h59 deste sábado.
A reaplicação é uma possibilidade para quem não realizou a prova por problemas logísticos no local ou por sintomas de doenças contagiosas previstas no edital no dia ou na véspera. Entre elas, foi incluída a covid-19.
Para solicitar a reaplicação, é preciso apresentar a documentação e diagnóstico feito por um médico, cadastrado no conselho da profissão. Já para as hipóteses de problemas logísticos, como situações de falta de energia elétrica, é preciso descrever o episódio para justificar o requerimento.
O Encceja foi aplicado no último domingo (29). A prova foi feita em 622 cidades nos 26 estados e no Distrito Federal.
A reaplicação ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro. Nessa data, a prova também será aplicada para pessoas privadas de liberdade. Por Agência Brasil
Brasil concederá visto humanitário a afegãos

O Brasil concederá visto humanitário para afegãos, apátridas e pessoas afetadas pela situação de grave ou iminente instabilidade institucional ou de grave violação de direitos humanos ou do Direito Internacional Humanitário no Afeganistão.
Os ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, assinaram, nessa sexta-feira (3), portaria interministerial que regulamenta a concessão do visto temporário e de autorização de residência para fins de acolhida humanitária.
De acordo com nota conjunta dos ministérios, a medida é baseada nos “fundamentos humanitários da política migratória brasileira, conforme estipulado na Lei n° 13.445, de 24 de maio de 2017, e que oferece mecanismo de proteção, reafirmando o compromisso brasileiro com o respeito aos direitos humanos e com a solidariedade internacional”.
Segundo a nota, o visto é uma expectativa de ingresso no país e não acarreta obrigação ao estado brasileiro de arcar com as despesas da vinda dos migrantes ao Brasil.
As embaixadas em Islamabad, Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi estarão habilitadas a processar os pedidos de visto para acolhida humanitária. O Brasil não possui embaixada ou consulado no Afeganistão.
“Receberão especial atenção as solicitações de mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e seus grupos familiares, inclusive a situação particular das magistradas afegãs que foi trazida ao conhecimento do governo brasileiro”, acrescentaram os ministérios. Por Agência Brasil














