Blog do Walison - Em Tempo Real

Fiocruz: síndrome respiratória aguda grave mostra tendência de queda

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (24), confirma a tendência de queda dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país verificada nas últimas semanas. De acordo com a Fiocruz, desde o início da pandemia de covid-19, cerca de 99% dos casos da síndrome com identificação laboratorial de vírus respiratório dão positivo para o novo coronavírus.

A análise é feita com base nos dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). No boletim são considerados os dados de até 20 de setembro.

O relatório aponta que apenas Espírito Santo, Piauí e Rondônia apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo, que considera as últimas seis semanas, até a Semana Epidemiológica 37, que compreende o período de 12 a 18 de setembro.

A tendência de queda foi verificada em 12 estados: Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Do total, seis unidades federativas – Amapá, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins – apresentam sinal de crescimento apenas na tendência de curto prazo, que considera as últimas três semanas. Apenas o Rio de Janeiro ainda não atingiu valores inferiores aos observados em 2020.

Segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ao contrário do que ocorreu em outros países, a disseminação da variante Delta no Brasil não levou a um aumento exponencial dos indicadores da epidemia. “Mesmo o Rio de Janeiro, principal fonte de preocupação nos últimos meses, já interrompeu essa tendência e registrou queda em semanas recentes”, disse.

O pesquisador destaca que a variante Delta pode não ter avançado no país por causa da proximidade em relação aos picos extremamente altos em março e maio, o que pode ter elevado o número de pessoas ainda com algum nível de imunidade, além do avanço gradual da vacinação. Porém, apesar do cenário positivo, para Gomes não é possível garantir ainda que “o pior já passou”.

Idades

Na análise por faixas etárias, o boletim indica queda sustentada desde a segunda quinzena de agosto nos casos de SRAG entre crianças e adolescentes, de zero a 19 anos, após um período de estabilização. Apesar da boa perspectiva, a Fiocruz ressalta que as estimativas estão em valores próximos ao registrado no pico de julho de 2020, com 1 mil a 1,2 mil casos por semana.

Nas faixas de 20 a 59 anos, o número de internações por síndrome retornou ao patamar de baixa verificado em outubro de 2020. Porém, a Fiocruz destaca que o nível para aqueles com mais de 60 anos continua alto.

“Enquanto a redução expressiva no número de casos de SRAG na população adulta é reflexo do impacto da campanha de vacinação escalonada, que permitiu proteger essa população durante o aumento na transmissão nos meses de abril e maio, a estabilização em valores relativamente mais altos na população mais jovem é reflexo da manutenção de transmissão elevada na população em geral”, diz o boletim.

Os indicadores da Fiocruz para a transmissão comunitária do novo coronavírus apontam que a maioria das capitais estão em macrorregiões de saúde com nível alto ou superior, “embora diminuindo gradativamente”.

Das 27 capitais, São Luís está com classificação de saúde em nível epidêmico. Aracaju, Belém, Boa Vista, Cuiabá, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador, Teresina e Vitória estão em nível alto. Já Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo estão em nível muito alto; e Belo Horizonte, Brasília e Goiânia estão em nível extremamente alto. Por: Agência Brasil

Mulher é agredida com facão após se recusar a dar dinheiro para o companheiro no MA

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu nessa quinta-feira (23), um homem suspeito de agredir a companheira com um facão após ela ter se negado a dar dinheiro para o agressor. O caso aconteceu no bairro Inháuma, em Raposa, cidade localizada na Região Metropolitana de São Luís.

As agressões foram denunciadas pela própria vítima, que prestou depoimento na Delegacia Especial de Raposa, onde relatou o caso. Em seguida, uma equipe de policiais foi deslocada até o suspeito, que foi preso em flagrante.

O homem foi apresentado na delegacia, onde prestou depoimento sobre o caso. Ele foi encaminhado ao Sistema Prisional de São Luís, onde vai ficar preso à disposição da justiça. Por G1-MA

SINTSERM Confirma Primeira Manifestação contra Governo Zé Francisco para 15 de outubro

15 DE OUTUBRO É DIA DE LUTA! Em Assembleia Geral realizada ontem 23/09, sindicalistas deliberaram pela realização do 1° manifesto em praça pública este ano marcado para o dia 15 de outubro de 2021 em defesa:

• reajuste e atualização do adicional por tempo de serviço;

• revisão na base de cálculo e pagamento retroativo da diferença do terço de férias dos professores;

• respeito à lei do piso no pagamento dos professores seletivados/contratados;

• melhorias nas condições físicas e estruturais das escolas municipais; entre outros, … Participe.

SINTSERM-CODÓ.

Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto

No mês de agosto, o reajuste salarial mediano no país ficou 1,4 ponto percentual abaixo da inflação, considerando como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Apenas 9,5% das negociações resultaram em ganhos reais, de acordo com o boletim Salariômetro, divulgado hoje (23) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O reajuste médio negociado foi de 8,5% em agosto, enquanto o INPC, no acumulado de 12 meses, ficou em 9,9%. O piso salarial mediano – modelo que corrige discrepâncias – negociado foi de R$ 1.255 em agosto, enquanto o piso médio foi de R$ 1.396.

O Salariômetro analisa os resultados de 40 negociações salariais coletivas, que são depositados no Portal Medidor, do Ministério da Economia.

Não houve aumento mediano real como resultado das negociações em nenhum dos últimos 12 meses, conforme a fundação. Desde setembro do ano passado, o índice tem oscilado de -1,4% a zero.

Segundo a Fipe, a inflação projetada para as próximas datas-base ficará perto dos 10%, o que deverá comprimir o espaço para ganhos reais no futuro. Por Agência Brasil

Receita libera consulta a último lote de restituição do IR 2021

O contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020) poderá saber, a partir das 10h de hoje (23), se acertou as contas com o Leão. A Receita Federal liberará a consulta ao último dos cinco lotes de restituição deste ano.

Ao todo, 358.162 contribuintes receberão R$ 562 milhões. Além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo, até 31 de maio, a Receita pagará restituição aos que entregaram o documento com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.

O restante tem prioridade legal, sendo 4.955 contribuintes idosos acima de 80 anos, 47.465 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.927 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir do próximo mês, o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

O dinheiro será pago em 30 de setembro. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Calendário

Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi encerrado em 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Fonte Agência Brasil

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em março

Trabalhadores informais nascidos em março recebem hoje (23) a sexta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro é depositado nas contas poupança digitais e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

Também hoje, recebem a sexta parcela do auxílio emergencial os participantes no Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas em agosto.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros estão sendo beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Calendário de pagamento da sexta parcela do auxílio emergencial

Calendário de pagamento da sexta parcela do auxílio emergencial – Caixa/Divulgação

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da sexta parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 17 e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente é depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Calendário de pagamento da sexta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família

Calendário de pagamento da sexta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família – Divulgação/Caixa

Em todos os casos, o auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

O programa se encerraria em julho, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para as parcelas.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio. Fonte Agência Brasil

Esquadrão Águia do 17° BPM recebe novos EPIs

Na última segunda-feira (20), o Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar- Johnny de Almeida Alves, recebeu a visita do Dr. Carlos Eduardo, Diretor do Fórum e do Dr. Weskley, Promotor de Justiça, da cidade de Codó.
Na oportunidade foi apresentado os números da redução da criminalidade e materializada a entrega de novos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s para o Esquadrão Águia do 17º BPM, os quais foram adquiridos através de parcerias entre o Poder Judiciário do Maranhão e o Ministério Público para o 17º BPM, por meio de transações penais. Os novos materiais foram distribuídos aos policiais militares que operam no Motopatrulhamento e, que já pouco mais de um mês, participaram do I Nivelamento de Motopatrulhamento Tático do 17º BPM.
“Agradecemos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público do Estado do Maranhão, aqui representados pelo Dr. Carlos Eduardo e Dr. Weskley, pela parceria com o 17º BPM , somando com o trabalho da PMMA nas cidades de Codó e Timbiras. Os EPI’s do Esquadrão Águia são materiais essenciais para a segurança dos militares durante o Motopatrulhamento, que trabalham fortemente desempenhando seu papel de proteger a sociedade.”
_*Palavras do Comandante do 17º BPM- TC QOPM J. ALVES_*

*17°BPM, SUA SEGURANÇA É NOSSA MISSÃO.*

Datafolha: 61% dos brasileiros acreditam que corrupção vai aumentar

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que, para 61% dos brasileiros, a corrupção no país vai aumentar nos próximos meses. Para 11%, vai diminuir.

Outros 24% entendem que a situação continuará como está, e 3% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 3.667 pessoas entre 13 e 15 de setembro em 190 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Veja os percentuais da pesquisa:

* 61% acham que a corrupção vai aumentar (eram 56% em dezembro de 2020 e 40% em abril de 2019)

* 24% acham que a corrupção vai ficar como está (eram 27% em dezembro de 2020 e 21% em abril de 2019)

* 11% acham que a corrupção vai diminuir (eram 14% em dezembro de 2020 e 35% em abril de 2019)

O número de pessoas que acreditam no aumento da corrupção é maior do que o registrado na última pesquisa, realizada em 7 e 8 de julho. Naquela ocasião, 56% fizeram essa afirmação. E 13% acreditavam que iria diminuir.

No primeiro levantamento sobre o tema durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, feito em abril de 2019, 40% dos entrevistados afirmaram que a corrupção iria crescer. E 35% disseram que iria cair. Fonte G1

Juiz percorre 44 km de bicicleta, três vezes por semana, para ir ao trabalho em São Luís

O juiz Francisco Ferreira de Lima, de 50 anos, vai de bicicleta para o trabalho ao menos três vezes por semana. — Foto: Reprodução/g1 MA

O stress do trânsito conturbado da capital maranhense deixou de ser um problema diário desde quando o juiz Francisco Ferreira de Lima, de 50 anos, abandonou o carro e passou a usar a bicicleta para ir ao trabalho, pelo menos três vezes por semana, em São Luís. Ao todo, o trajeto percorrido por ele, é de 44 km.

O juiz sai de casa no bairro Araçagy, localizado em São José de Ribamar cidade da Região Metropolitana da capital e segue até a sede do Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro Jaracaty em São Luís, onde trabalha. O trajeto dura, em média, cerca de 55 minutos a 1 hora e 10 minutos.

Nesta quarta-feira (22), que é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, o juiz Francisco Ferreira conta ao G1, que o trajeto de bicicleta para o trabalho é feito há quase três anos, desde quando ele se mudou do interior do estado para a capital.

“Eu sempre andei de bicicleta, sempre gostei bastante. E aqui em São Luís, foi uma decisão que tomei para melhorar o humor, a capacidade física. Além de que o trânsito daqui é estressante, desorganizado e é uma forma que eu achei de contribuir para o trânsito melhorar um pouco”, disse.

Ele mora em um município da Região Metropolitana e trabalha em São Luís — Foto: Neto Cordeiro/Grupo Mirante

A iniciativa não contribuiu somente para o trânsito de São Luís, mas para o bolso do juiz. Segundo Francisco Ferreira, ele tem uma economia de, no mínimo, R$ 100 reais por mês em gasolina sendo adepto da bicicleta como meio de transporte.

Adesão

O uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho também já é adotado por outros servidores do Fórum. O juiz explica que ao ficar sabendo que outros colegas participavam do movimento, se uniu a eles e agora, todos os dias, um grande grupo segue junto para o trabalho.

“Eu percebo a cada dia que está havendo uma adesão das pessoas ao uso da bicicleta. Cada dia tem um servidor novo que guardou o carro em casa e veio de bicicleta ou uma nova pessoa no grupo”, disse.

Francisco Ferreira diz que desde quando optou pelo uso da bicicleta, viu a qualidade de vida melhorar. Para ele, a mudança na rotina também mudou a forma como as pessoas enxergavam ele, devido a sua profissão.

“Para mim ir de bicicleta todos os dias pro trabalho representa a quebra de paradigmas e de padrão. Uma vez que um juiz aqui no Brasil não pode andar de bicicleta por conta da exposição, do perigo em razão da sua atividade. Ou seja, nós também podemos andar de bicicleta e sermos juízes”, disse.

O que diz a família

Diferente do ambiente de trabalho, a adesão ao uso de bicicleta não foi muito bem aceita em casa. O juiz que é casado e tem dois filhos, revela que a família não gosta da ideia e tem medo da exposição.

“Ninguém em casa me apoia, todo mundo tem medo. Todo mundo critica, esculhamba (risos), e aí a gente vou indo de bicicleta mesmo na base da rebeldia”, revela. Por G1- MA