Blog do Walison - Em Tempo Real

Tradicional Praça da Bandeira de Codó Encontra-se a Três Meses numa Escuridão sem Fim

Comerciantes que trabalham vendendo lanches, churrasquinhos e até mesmo os codoenses que andam por essa praça diariamente denunciam o situação de TOTAL ABANDONO a qual esse importante cartão postal da cidade de Codó tem sido tratado pela atual gestão municipal.

São nada mais, nada menos que três meses de escuridão total, nas fotos registradas na noite de ontem 28/10/2021 é possível constatar a veracidade dos fatos ao ver os postes com todas as lâmpadas queimadas, dificultando as vidas dos pequenos comerciantes que vivem da venda de seus churrasquinhos todas as noites como também provocando uma sensação de medo dos bandidos que se aproveitam para agir em meio a grande escuridão.

Aproveitamos a oportunidade para pedir encarecidamente aos nobres vereadores de Codó que legislem a favor do povo de Codó, que peçam ao senhor prefeito de Codó que solucione esse problema o quanto antes.

Projeto Iluminando Vidas Realiza Festa das Crianças na Cidade de Codó – MA

O Projeto Iluminando Vidas que é exclusivamente um projeto de cunho social e não político, esteve realizando nesse último sábado 23/10/2021 uma maravilhosa festa do dia das crianças no Rotary Club de Codó.

Foi um evento lindo, uma manifestação de solidariedade jamais vista nos anais da história social da cidade de Codó, um dia mágico e regado a dezenas de brincadeiras com brinquedos infláveis, pula pula, cama elástica, corrida do saco, apresentação de palhaços, pinturas e muita música infantil que fez a alegria das crianças durante toda a tarde.

Em meio a toda a magia protagonizada por codoenses solidários as crianças menos favorecidas economicamente, também foram doados centenas de brinquedos e roupas, cachorro quente, sorvete, picolé, salgados, bolo e docinhos que ajudaram ainda mais a tornar os dias dessas crianças mais colorido e feliz.

O amor ao próximo e o espírito solidário contagiaram o evento em todo o momento e deixaram claro, notório e evidente que fazer o bem sem olhar a quem é indiscutivelmente uma maneira de se sentir melhor e viver melhor.

Deputado Zito Rolim Enfatiza o Trabalho de Excelência Realizado Por Flávio Dino em todo o Estado do Maranhão e as Ações De Francisco Nagib a Frente do Detran

Em um discurso cirúrgico o Deputado Estadual Zito Rolim fez questão de parabenizar todas as ações desenvolvidas pelo governador Flávio Dino em todo o estado do Maranhão, enfatizando também a importância dele ser um governador que sempre se posiciona ao lado do povo e em defesa do povo do Maranhão.

Zito Rolim disse ainda que Francisco Nagib tem sido um gestor que inovou a cara do Detran e que tem desenvolvido projetos que brilhantes em prol da sociedade maranhense.

fonte do vídeo blogdoacelio

SINTSERM Promove Grande Café da manhã e Premia Dezenas de Servidores Públicos Municipais

Café da manhã realizado pelo SINTSERM para os Servidores Públicos Municipais.

O SINTSERM Codó realizou hoje (28) as 7h30min na praça São Sebastião um café da manhã em homenagem ao Servidor Público Municipal.

A intenção foi proporcionar aos servidores (as) um momento de interação, descontração e reflexão sobre o trabalho desdes na sociedade e valorização por parte do poder público.

O momento foi contemplado com sorteio de bicicletas, celulares e notebooks.

“Os servidores públicos têm uma grande missão de exercer seus serviços com amor e responsabilidade.O sentimento que emana é de dever cumprido”, disse a presidenta do SINTSERM Socorro Carvalho.

Petrobras anuncia pagamento adicional de remuneração aos acionistas

A Petrobras aprovou hoje (28), o pagamento de antecipação da remuneração aos acionistas relativo ao exercício de 2021, no valor total de R$ 31,8 bilhões (cerca de US$ 6 bilhões), equivalente a R$ 2,437865 bruto por ação preferencial e ordinária em circulação. Esse valor se soma aos R$ 31,6 bilhões anunciados em agosto, totalizando R$ 63,4 bilhões (cerca de US$ 12 bilhões) em antecipação aos acionistas relativa ao exercício de 2021.

Em nota, a companhia informa que “a distribuição considera as perspectivas de resultado e geração de caixa da Petrobras para o ano de 2021, sendo compatível com a sustentabilidade financeira da companhia, sem comprometer sua liquidez, em linha com os princípios da Política de Remuneração aos Acionistas”. O valor adicional será pago em dezembro, junto com a parcela já aprovada em agosto, com data de posição acionária em 1 de dezembro de 2021 e pagamento em 15 de dezembro deste ano.

Desta forma, a parcela total a ser paga em dezembro será distribuída da seguinte forma: R$ 42,4 bilhões, equivalente a R$ 3,250487 bruto por ação preferencial e ordinária em circulação, sendo, R$ 10,6 bilhões, equivalente a R$ 0,812622 bruto por ação preferencial e ordinária em circulação, aprovados em 04 de agosto de 2021 e R$ 31,8 bilhões, equivalente a R$ 2,437865 bruto por ação preferencial e ordinária em circulação, aprovados nesta quinta-feira (28).

A empresa disponibiliza uma página para detalhar o pagamento adicional aos acionistas. Por Agência Brasil

Receita Federal paga hoje lote residual de restituições do IRPF 2021

A Receita Federal credita hoje (29) na conta bancária do contribuinte a restituição do lote residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativas ao exercício de 2021. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

As informações sobre a restituição estão disponíveis por meio de aplicativo para tablets e smartphones e por meio do site da Receita, na área intitulada Meu Imposto de Renda, onde deve-se clicar em Consultar a Restituição.

Nela, o contribuinte tem acesso às orientações e aos canais de prestação do serviço, nos quais é possível fazer consultas no formato simplificado ou completo de sua situação, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC. Caso identifique pendência, ele poderá retificar a declaração.

Segundo a Receita Federal, há R$ 448,5 milhões em créditos bancários para 292.752 contribuintes. “Desse total, R$ 169.234.573,08 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 4.593 idosos acima de 80 anos, 40.459 entre 60 e 79 anos, 3.862 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 14.520 cuja maior fonte de renda seja o magistério”, informou, em nota a Receita.

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Nos casos em que o depósito não tenha sido feito, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Em geral essa situação ocorre quando a conta corrente declarada foi encerrada.

Para ter acesso ao dinheiro não depositado, o contribuinte precisa reagendar o crédito por meio do Portal BB, ou ligar para a Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

“Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”, informa a Receita. Por Agência Brasil

STF decide que crime de injúria racial não prescreve

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (28) que o crime de injúria racial não prescreve. A Corte entendeu que casos de injúria podem ser enquadrados criminalmente como racismo, conduta considerada imprescritível pela Constituição.

O caso envolve uma mulher idosa de 79 anos que foi condenada pela Justiça do Distrito Federal a um ano de prisão pelo crime de injúria qualificada por preconceito. A sentença foi proferida em 2013.

A situação que levou à condenação ocorreu um ano antes em um posto de gasolina. A acusada queria pagar o abastecimento do carro com cheque, mas ao ser informada pela frentista que o posto não aceitava essa forma de pagamento, ofendeu a funcionária com os seguintes dizeres: “negrinha nojenta, ignorante e atrevida”.

A defesa sustentou no processo que a autora das ofensas não pode ser mais punida pela conduta em razão da prescrição do crime. Para os advogados, ocorreu a extinção da punibilidade em razão da idade. Pelo Código Penal, o prazo de prescrição cai pela metade quando o réu tem mais de 70 anos.

Além disso, a defesa sustentou que o crime de injúria racial é afiançável e depende da vontade do ofendido para ter andamento na Justiça. Dessa forma, não pode ser comparado ao racismo, que é inafiançável, imprescritível e não depende da atuação da vítima para que as medidas cabíveis sejam tomadas pelo Ministério Público.

Votos

O caso começou a ser julgado no ano passado, quando o relator, ministro Edson Fachin, proferiu o primeiro voto do julgamento e entendeu que a injúria é uma espécie de racismo, sendo imprescritível.

Em seguida, o ministro Nunes Marques abriu divergência e entendeu que o racismo e a injúria se enquadram em situações jurídicas diferentes. Para o ministro, o racismo é uma “chaga difícil de ser extirpada”, no entanto, a injúria qualificada é afiançável e condicionada à representação da vítima. “Não vejo como equipará-los, em que pese seja gravíssima a conduta de injúria racial”,  afirmou.

Hoje, na retomada do julgamento, o ministro Alexandre de Moraes, que havia pedido vista do processo, votou para considerar o crime de injúria racial imprescritível. Moraes citou os comentários da idosa para exemplificar que trata-se de um caso de racismo.

“Isso foi ou não uma manifestação ilícita, criminosa e preconceituosa em virtude da condição de negra de vítima? Logicamente, sim. Se foi, isso é a prática de um ato de racismo”, afirmou.

O entendimento foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e o presidente, Luiz Fux. Por: Agência Brasil

Facebook anuncia Meta, novo nome para sua controladora

O Facebook anunciou nessa quinta-feira (28) que sua controladora passa a se chamar Meta. O nome substituirá o Facebook Inc. e será usado para se referir à marca responsável pela rede social Facebook e por aplicativos como Instagram e WhatsApp.

A mudança ocorre em meio ao vazamento de uma série de documentos internos da empresa, caso que ficou conhecido como “Facebook Papers”.

O material divulgado por ex-funcionários revelou que o Facebook sabia que radicalizava seus usuários e que o Instagram é “tóxico” para adolescentes. Entre outras acusações, também está o uso de algoritmo que facilitava a disseminação de informações falsas.

O anúncio da mudança de nome foi feito pelo cofundador da empresa Mark Zuckerberg durante evento sobre realidade virtual e o chamado metaverso.

“O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo. É uma marca icônica de rede social”, disse o executivo. “Mas cada vez mais, não engloba tudo o que fazemos”.

“Construir nossos aplicativos de redes sociais sempre será um foco importante para nós. Mas, nesse momento, nossa marca está tão intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que fazemos hoje, muito menos no futuro”, continuou Zuckerberg.

“Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa de metaverso e quero ancorar nosso trabalho e identidade na direção do que estamos construindo”, disse o executivo.

Os aplicativos Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, e a empresa de dispositivos de realidade virtual Oculus seguirão com o mesmo nome. A novidade é que todas estarão sob o guarda-chuva da Meta.

A situação é parecida com a do Google, que em 2015 criou a Alphabet, uma controladora para várias divisões da empresa, como o buscador Google e a empresa de mobilidade Waymo. Por: G1

Itapecuru Bioengergia recebe troféu de empresa 100% vacinada

Graças ao esforço da ciência e dos profissionais da saúde, o mundo começa a ver a esperança em vencer o vírus da Covid-19 se tornar realidade. Ações concretas de distanciamento social, medidas sanitárias e a vacinação em massa da população fazem a vida de todos retomar aos poucos ao ritmo normal. 

A ItaBio, empresa que produz etanol e energia limpa, também é um exemplo concreto de como medidas de prevenção, aliadas ao respeito por seu colaborador, trazem resultados eficazes. Durante os quase dois anos de pandemia, a empresa instituiu novas rotinas, onde a preservação da vida dos seus funcionários era a prioridade. 

Na última segunda-feira (25), a Itapecuru Bioenergia recebeu do SESI e sistema FIEMA o troféu pelo reconhecimento de empresa 100% vacinada. A premiação foi recebida com alegria pela empresa que, para contribuir com o país, se esforçou na missão de imunização dos seus colaborares. Um trabalho desempenhado pela equipe de saúde ocupacional da ItaBio, mas que só foi possível com a parceria firmada entre o SESI, FIEMA, Governo do Maranhão, Prefeitura de Aldeias Altas e Sindicanalcool. 

“Com esse apoio, que recebemos aliados aos esforços no combate à pandemia, conseguimos manter nossos trabalhadores, que desempenharam a atividades essenciais na indústria seguros. Com isso, também ajudamos a desafogar o sistema público de saúde e a fazer o nosso país voltar ao ritmo de crescimento.” explica o diretor presidente da Itapecuru Bioenergia, Humberto da Costa Pinto Neto Por: Ascom 

Homenagem do Amigo Reinaldo Bezerra a todos os Servidores Públicos de Codó

Os Servidores Públicos têm  hoje pouco o que comemorar, mas o importante  é  que mesmo diante de tantos obstáculos, estamos  carregando a responsabilidade de corresponder às expectativas da sociedade, com responsabilidade e compromisso. Aos colegas Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais  os meus sinceros votos de respeito e gratidão pela missão  que todos nós  temos.