Blog do Walison - Em Tempo Real

Aplicativo Secret é removido por ordem judicial

A 5ª Vara Cível de Vitória (ES) determinou nesta segunda-feira (18) que Google e Apple removam de suas lojas oficiais o aplicativo Secret. No prazo de dez dias, o programa também terá de ser automaticamente desinstalado dos aparelhos nos quais foi baixado. Para a Microsoft, a mesma decisão vale para o app Cryptic, parecido com o Secret. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 20 mil para cada empresa.

A decisão veio em resposta a um pedido liminar do MPES (Ministério Público do Estado do Espírito Santo), segundo comunicado divulgado pelo próprio órgão. A ação civil pública sustenta que “diversas pessoas estão sendo vítimas de constrangimentos e ilícitos contra a honra sem que possam se defender, dado o anonimato das postagens no aplicativo”. O texto diz que a ferramenta pode ser usada como instrumento para o bullying virtual.

Disponível desde maio no país, o aplicativo gratuito Secret promete o anonimato e incentiva seus usuários a falarem livremente: “Seja honesto. Seja aberto. Seja você mesmo”. Apesar de a proposta não ser nova – já foi colocada em prática por programas como o Whisper e o extinto Post Secret. Mas, com a popularidade, vieram também as polêmicas.

Na semana passada, a advogada Gisele Arantes ingressou com uma ação contra a Apple e o Google. Na ação, Gisele representa Bruno Machado, 25, consultor de marketing e ativista político.

Bruno afirma que uma foto íntima foi divulgada no aplicativo, informando seu nome completo e local onde trabalha (em entrevista por telefone, ele disse que o conteúdo estava em seu computador e nunca havia sido compartilhado).

Fonte: Uol

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*