Blog do Walison - Em Tempo Real

Ano de 2015 Termina com Saldo de mais de Mil Mortes em São Luis

A média foi de aproximadamente três mortes violentas por dia na região metropolitana de São Luís durante o ano de 2015. Até o último domingo (27) foram mil casos, de acordo com a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. E o número não para de subir.

Na manhã desta terça-feira (29), um homem identificado como Adriano Conceição de Araújo, de 30 anos, foi morto com nove tiros na Rua das Flores, no centro. Ele tinha saído de um albergue onde cumpria pena por tráfico de drogas quando foi atingido. Com este caso, são 1.016 mortes violentas confirmadas na região metropolitana até o fim da manhã.

“Noventa e cinco por cento são homens, jovens, a faixa predominante de idade de 15 a 29 anos, que a chamada juventude pela legislação, ela representa 59% das mortes. A cada cinco mortes violentas na nossa capital, uma é de um adolescente entre dez e quinze anos”, disse o presidente da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Wagner Cabral.

Foram 236 localidades, entre bairros e vilas, onde ocorreram mortes em 2015, segundo a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. Isso corresponde a dois terços da cidade. Os casos foram mapeados. Os bairros onde ocorreram o maior número de mortes foram Coroadinho, Cidade Olímpica, Centro, São Cristóvão e bairro de Fátima lideram o ranking.

A polícia diz que medidas estão sendo tomadas para coibir os crimes.
“Nós acreditamos que tanto o trabalho preventivo como o trabalho repressivo, investigativo, sofrerá um ganho dramático no que diz respeito à redução de números, uma vez que nós teremos uma ampliação das nossas políticas de combate aos crimes”, disse o Delegado Geral, Augusto Barros.

De acordo com a pesquisa de informações básicas estaduais do IBGE divulgada em agosto deste ano, em 2014 o Maranhão teve a pior relação de policiais militares por habitantes do país: um policial para cada 881 habitantes no estado. A média nacional no ano passado era de um policial para cada 473 habitantes.

Mas, a média do estado já diminuiu este ano. Nessa segunda-feira (28), foi realizada a formatura de 460 novos policiais militares da turma do curso de formação de soldados. Segundo o Governo do Estado, os municípios de Caxias, Pindaré e Imperatriz também estão formando novos policiais.

G1 Maranhão

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*