Alunos do 8º Ano da Escola U.I.M. Senador Alexandre Costa visitaram o prédio da Antiga Fábrica Manufatureira juntamente com a Professora de História Joana Batista.
Um dos objetivos da aula passeio é mostrar aos alunos a importância da história da Fábrica para o desenvolvimento da cidade de Codó no século XIX, na qual se destacou pela produção de algodão e na participação do processo de industrialização do Maranhão.
A aula é parte das discussões sobre a Revolução Industrial discutido nas aulas teóricas. Segundo a Professora Joana “aulas como está além de proporcionar a ampliação do conhecimento dos alunos, também ajuda os mesmo a relacionar o conteúdo estuado em sala de aula com a realidade na qual eles estão inseridos e principalmente despertar a preservação do Patrimônio Histórico local. Todo lugar na cidade tem uma história e se constitui como um espaço de memória, tão importante para a formação da identidade dos alunos.
Os espaços chamados “lugar de memória” se tornam um “lugar comum”, e que ao mesmo tempo em que são partilhados fisicamente também são considerados símbolo da participação em uma comunidade urbana.
Cada ator social procura controlá-los conforme seus interesses próprios mas, sem deixar de vivê-los como espaços de confronto, de contato, de mistura. Aspectos que vão sendo esquecidos à medida que a intervenção urbana modifica a paisagem por meio de demolições e da construção de novos prédios por aqueles que almejam uma cidade moderna.
Nesse sentido o outro objetivo da aula passeio é despertar nos alunos da U.I.M. Senador Alexandre Costa o sentido de conhecer a história do lugar em que eles vivem para poderem preservar sua história e contribuir para a formação de agentes co-responsáveis na preservação do Patrimônio cultural, interagindo entre teoria e prática, enfocando a dinâmica social da sala de aula, ao motivar os educandos para perceberem-se como parte integrante da história e sujeitos construtores de fatos e acontecimentos que não são lineares, mas permeados de continuidades e descontinuidades próprias do processo histórico.
Assessoria de Imprensa da escola