Blog do Walison - Em Tempo Real

PT nacional confirma Camarão para 2026

O vice-governador Felipe Camarão (PT) tem movimentado com estratégia as peças no tabuleiro político maranhense de olho nas eleições de 2026. Com presença constante em inaugurações de obras e reuniões com lideranças políticas — tanto da base aliada quanto da militância na capital e no interior —, Camarão reforça sua pré-candidatura ao Governo do Estado com o respaldo da direção nacional do Partido dos Trabalhadores.

Na noite da última segunda-feira (5), em ato político realizado em São Luís, o Diretório Nacional do PT oficializou o nome de Camarão como pré-candidato da legenda ao Palácio dos Leões. O anúncio foi feito pelo secretário-geral do partido, Henrique Fontana, durante discurso que contou com o entusiasmo da militância local e apoio da direção nacional.

Fontana, figura de destaque nas articulações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi enfático:

“A candidatura do companheiro Camarão ao governo do Maranhão é uma questão de justiça. Nós tivemos lado a lado com o governador Brandão em toda campanha. Passamos em cada cidade, em cada rua dizendo: ‘É Lula, presidente. É Flávio Dino, senador. É Brandão, governador e Camarão vice’. Então nada mais natural, nada mais justo para nós pleitearmos esse lugar ao sol para dar continuidade ao projeto popular aqui no estado do Maranhão. Porque nós governamos juntos com Flávio Dino. Nós governamos junto com o Brandão. E nós queremos sim eleger o Brandão a senador e Camarão ao governo do Maranhão.”

Expectativa real e concreta de assumir o governo

Pré-candidatura de Felipe Camarão conta com o apoio de representantes da forças políticas local e nacional do PT (Foto: Divulgação)
Segundo o secretário-geral, Felipe Camarão é atualmente o único vice-governador filiado ao PT com viabilidade real de chegar ao governo de um estado, e a sigla não considera outra alternativa. Fontana destacou ainda que o partido espera a manutenção da aliança que resultou em três vitórias eleitorais consecutivas, defendendo a continuidade da parceria entre PT e PSB no Maranhão.

(Foto: Divulgação)
Durante o ato, a executiva nacional do PT também manifestou apoio à possível candidatura do governador Carlos Brandão (PSB) ao Senado, reforçando a intenção de manter as duas lideranças na disputa majoritária em 2026.

Em entrevista, Camarão reiterou o desejo de contar com o apoio declarado de Brandão, destacando que o atual governador é seu candidato ao Senado.

“Eu sou pré-candidato pelo PT, partido do presidente Lula. Sou o candidato do presidente Lula. Quero ser o candidato do governador Brandão. Quero que o Brandão seja o meu candidato a senador. Quero que a gente caminhe unido, em paz. O Maranhão precisa disso. O Maranhão precisa de continuidade para que a gente possa superar vários desafios. Acho que o Maranhão merece ter esse governo junto do Lula com o Camarão. PT com PT. Acho que o Brandão merece ir para o senado. A gente precisa do Brandão no senado para ajudar o presidente Lula. Vamos lembrar que são 2/3 de mudanças no senado no ano que vem. São 54 senadores”, afirmou.

Ao ser questionado sobre outros possíveis nomes para o Senado, como a senadora Eliziane Gama (PSD), o senador Weverton Rocha (PDT) e o ministro André Fufuca (PP), Camarão manteve a diplomacia. “Temos o [governador] Brandão, a [senadora] Eliziane, Weverton que é senador também. E o ministro André Fufuca, que já se manifestou também com intenção. Brandão é o meu candidato. É o único voto declarado. Os outros três não há nenhum tipo de veto. Nós temos amizade, parcerias, somos do mesmo time. Qualquer um dos três que for senador junto com Brandão vai ajudar o Brasil e o Maranhão, eu tenho convicção.”

Camarão também sinalizou que o debate sobre quem ocupará a vaga de vice-governador será feito oportunamente, indicando que, caso Brandão dispute o Senado, ele poderá assumir o governo e concorrer à reeleição. “Há uma expectativa muito grande, real, concreta, de o governador Carlos Brandão disputar o Senado, eu poder assumir o Governo do Estado e concorrer à reeleição”, declarou ao podcast MyNews.

Caso a candidatura se concretize e Camarão assuma o Palácio dos Leões, será a primeira vez que o Maranhão terá um governador do PT, fato que o próprio vice-governador destacou como um marco histórico para o estado.

O Imparcial

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*