Blog do Walison - Em Tempo Real

Empresas contratadas por prefeituras eram usadas em esquema de desvio e lavagem de dinheiro ligado às eleições de 2024, diz PF

Os dois grupos suspeitos de desviar recursos públicos e financiar ilegalmente campanhas eleitorais nas eleições de 2024 no Maranhão, alvos de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (10), atuavam por meio de empresas contratadas por prefeituras e utilizavam mecanismos de lavagem de dinheiro para ocultar a origem dos recursos.

Os valores eram transferidos para essas contas e sacados rapidamente em dinheiro vivo. Os grupos contavam com a ajuda de um gerente de banco em São Luís. Até o momento, foram identificados 15 candidatos beneficiados diretamente pelo esquema ou destinatários de tratativas de repasses ilícitos.

g1 apurou que entre os alvos estão prefeitos das seguintes cidades:

  • Edésio Cavalcanti (Republicanos), de Turiaçu;
  • Neto Carvalho (PDT), de Araioses;
  • Marcio Viana (PSB), de Godofredo Viana;
  • Nonato Carvalho (PDT), de Magalhães de Almeida;
  • Ivaldo Ribeiro (Avante), de Miranda do Norte.

 

As movimentações financeiras teriam aumentado semanas antes das eleições e neste período, transações suspeitas chegaram a quase R$ 10 milhões. Em apenas um dos grupos investigados, cerca de R$ 2 milhões foram movimentados para repasses ilegais.

O dinheiro era sacado das contas das empresas e transferido para contas de laranjas. Os policiais encontraram planilhas de “caixa dois” e arquivos com detalhes sobre a entrega dos valores e o monitoramento da presença policial perto do banco.

Segundo a PF, os valores eram distribuídos entre servidores. Os investigados podem responder por crimes como falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e desvio de recursos públicos.

Sobre a operação

 

A operação Fundo Oculto foi deflagrada para desarticular dois grupos suspeitos de desviar recursos públicos e financiar ilegalmente campanhas eleitorais nas eleições de 2024 no Maranhão. Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão.

A Justiça também autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, o afastamento de um servidor público e o bloqueio de bens no valor de R$ 4 milhões. Foram apreendidos R$ 21,7 mil na residência de um dos investigados.

O que dizem os envolvidos?

 

Em nota, o prefeito Neto Carvalho (PDT) informou que “desconhece os fatos objeto da investigação e que permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com os esclarecimentos”.

Já Nonato Carvalho (PDT) afirmou que recebeu com naturalidade a notícia da investigação e esclarece que não possui conhecimento acerca dos fatos que estão sendo objeto de apuração (leia, abaixo, as notas na íntegra).

g1 tentou contato com as defesas dos demais investigados, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Nota da Prefeitura de Araioses

 

“A Prefeitura Municipal de Araioses e o Prefeito Neto Carvalho tomaram conhecimento da Operação Fundo Oculto, deflagrada pela Polícia Federal, no âmbito de investigações relacionadas ao processo eleitoral de 2024.

O gestor reafirma seu absoluto respeito às instituições, à Polícia Federal, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, colocando-se à inteira disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Neto Carvalho esclarece que desconhece os fatos objeto da investigação e permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com os esclarecimentos que eventualmente sejam solicitados, reafirmando seu respeito ao trabalho desenvolvido pelos órgãos de investigação e controle.

Por fim, o Prefeito reitera seu compromisso com a legalidade, a transparência e o exercício responsável da função pública, permanecendo focado no trabalho em favor da população de Araioses.

Araioses/MA, 10 de junho de 2026.

NETO CARVALHO, Prefeito Municipal de Araioses”

Nota da Prefeitura de Magalhães de Almeida

 

“Em relação à Operação Fundo Oculto, recentemente deflagrada pela Polícia Federal, a Prefeitura de Magalhães de Almeida informa que acompanha com atenção as informações divulgadas pelos órgãos competentes.

O Prefeito Nonato Carvalho recebeu com naturalidade a notícia da investigação e esclarece que não possui conhecimento acerca dos fatos que estão sendo objeto de apuração. Ressalta, ainda, que permanece à disposição das autoridades para fornecer quaisquer informações ou esclarecimentos que eventualmente sejam necessários.

O gestor municipal reafirma sua confiança no regular funcionamento das instituições públicas e no trabalho técnico desempenhado pelos órgãos de controle e investigação, destacando a importância da plena elucidação dos fatos dentro do devido processo legal.

A Administração Municipal segue concentrada no cumprimento de suas atribuições e na execução das ações voltadas ao desenvolvimento de Magalhães de Almeida, sempre pautada pelos princípios da legalidade, da transparência e da responsabilidade na gestão pública.

Magalhães de Almeida/MA, 10 de junho de 2026.

NONATO CARVALHO, Prefeito Municipal de Magalhães de Almeida” Fonte: G1-MA

Precatórios do Fundef: confira o calendário de pagamento para profissionais da Educação no Maranhão

O Governo do Maranhão anunciou o início do pagamento de uma nova parcela dos precatórios do Fundef para professores da rede estadual. Os valores serão corrigidos e vão contemplar servidores ativos, aposentados, ex-servidores e herdeiros, conforme cronograma divulgado pelo governador Carlos Brandão.

Segundo o calendário, os pagamentos começam no dia 16 de junho e seguem até o dia 22, quando tem início o repasse aos herdeiros, de acordo com a tramitação de cada processo.

  • 16 de junho – servidores ativos
  • 17 de junho – aposentados
  • 18 de junho – ex-servidores
  • 22 de junho – início dos pagamentos aos herdeiros
  • Segundo o governo, os valores serão pagos já com atualização monetária. Governo do Maranhão relembra origem da ação judicial

    Ao anunciar o pagamento, o governador Carlos Brandão lembrou que a ação judicial que garantiu os recursos começou em 2003, quando ele era secretário-chefe da Casa Civil no governo de José Reinaldo Tavares.

    Segundo Brandão, foi nesse período que o Estado decidiu entrar na Justiça para reivindicar recursos da educação.

    “Recebemos os professores e decidimos entrar na Justiça, em nome do Estado, para defender o direito dos educadores aos recursos do Fundef. Essa foi a primeira iniciativa dessa luta. Sem ela, não haveria precatório a ser pago hoje”, afirmou.

    Estado tenta evitar desconto de honorários nos precatórios

     

    O governador informou que a Procuradoria-Geral do Estado entrou com uma petição para impedir que 15% dos recursos sejam destinados ao pagamento de honorários advocatícios.

    A medida busca garantir que todo o valor seja pago aos profissionais da educação beneficiados pelos precatórios do Fundef.

    Segundo o governo, a ação jurídica tem o objetivo de assegurar que os professores recebam integralmente os valores a que têm direito. Fonte: g1-MA

Operação prende três suspeitos e apreende submetralhadora e drogas em Cajapió

Três pessoas foram presas durante a Operação Mão de Ferro, realizada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) no município de Cajapió, a 160 km de São Luís. A ação também resultou na apreensão de armas de uso restrito e drogas.

De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos três mandados de prisão, além de mandados de busca e apreensão em residências de investigados.

Entre os presos está um ex-integrante do Exército Brasileiro, que não teve o nome divulgado. Ele foi flagrado com uma submetralhadora durante o cumprimento da operação. Outro suspeito confessou participação em uma organização criminosa e informou ser responsável pela comercialização de drogas do grupo em Cajapió.

Nas residências dos investigados, os policiais encontraram armas de fogo e entorpecentes.

Segundo o delegado responsável pelo caso, uma das situações que mais chamou a atenção dos investigadores foi o fato de um dos suspeitos, ex-militar do Exército e com treinamento especializado, estar em posse de uma arma de grosso calibre no momento da abordagem.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o homem é considerado de alta periculosidade. Apesar disso, a prisão foi realizada sem resistência e sem intercorrências durante a operação. Fonte: G1-MA

Polícia investiga como suspeita de homicídio desaparecimento de homem em Imperatriz

A Polícia Civil investiga como suspeita de homicídio o desaparecimento de Laércio Miller Rocha, de 33 anos, visto pela última vez na sexta-feira (5), em Imperatriz (MA). Até o momento, não há pistas concretas sobre o paradeiro do homem.

O carro dele foi encontrado estacionado em uma rua do bairro Parque Anhanguera, em Imperatriz (MA).

Apesar de imagens cedidas por vizinhos, a única gravação que mostra Laércio, é a dele chegando, estacionando o carro e entrando no local.

Até agora, sete pessoas foram ouvidas pela polícia. Todas prestaram depoimento de forma voluntária.

O delegado responsável afirmou que aguarda elementos suficientes para pedir mandado de prisão contra suspeitos de envolvimento no caso.

“Ainda não temos a materialidade do crime. Mas há vários indícios de que algo ocorreu. As testemunhas estavam no local antes do desaparecimento. Elas trouxeram informações que estão sob sigilo, mas que ajudam a direcionar as investigações, que seguem em andamento”, afirmou o delegado de Homicídios, Rodrigo Pelegrini.

Amigos de Laércio estão mobilizados e divulgam cartazes nas redes sociais. Eles também oferecem recompensa em dinheiro por informações sobre pessoas suspeitas ou sobre o corpo do homem.

O material coletado na casa onde ele esteve na última sexta-feira (5), está sendo periciado. O objetivo é identificar vestígios de sangue e possíveis marcas de tiro nas paredes.

A família informou que, no último contato com Laércio, ele não demonstrava mudanças de comportamento que indicassem que estivesse em perigo.

Dia do desaparecimento

 

O empresário identificado como Laércio Muller está desaparecido desde a madrugada de sexta-feira (5), em Imperatriz (MA). Imagens de câmeras de segurança mostram Laércio descendo do próprio carro às 3h38 e entrando em uma casa no bairro Parque Anhanguera.

O veículo foi localizado no mesmo local no dia seguinte, após familiares iniciarem buscas ao estranharem o desaparecimento do empresário e a falta de contato com ele.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de Imperatriz. O advogado de defesa de duas testemunhas que estavam na residência informou que os jovens compareceram espontaneamente à delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo ele, Laércio permaneceu na casa acompanhado de outras pessoas, em boas condições e com vida.

A Polícia Civil continua ouvindo testemunhas e reunindo informações para esclarecer o desaparecimento. Até o momento, não há informações sobre suspeitos envolvidos no caso. Fonte: G1-MA

Risco de morte materna cai até 31% entre quem recebe o Bolsa Família

Estudos desenvolvidos ao longo da última década por pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia, associam a participação no Programa Bolsa Família à redução da mortalidade materna e infantil. 

Também foi observada queda na incidência de doenças infecciosas e de internações relacionadas a transtornos mentais.

Uma das evidências consideradas mais robustas pelos pesquisadores está relacionada à saúde materna e infantil. Entre as mulheres beneficiárias do programa, o risco de morte por causas relacionadas à gravidez e ao parto foi até 31% menor em comparação com aquelas que não recebiam o benefício. 

Segundo os pesquisadores, o resultado está associado, entre outros fatores, ao maior acesso ao pré-natal e aos serviços de saúde estimulados pelas condicionalidades do programa.

Os efeitos também aparecem no início da vida. Em estudo que analisou mais de 4 milhões de nascimentos, as gestantes beneficiárias apresentaram menor probabilidade de dar à luz crianças com baixo peso ao nascer. O impacto foi ainda mais expressivo entre mães pretas e indígenas.

Outras pesquisas identificaram redução na ocorrência de partos prematuros e queda de 16% na mortalidade de crianças menores de cinco anos entre famílias atendidas pelo programa.

Doenças

O conjunto de estudos também revelou impactos importantes sobre doenças associadas à pobreza. No caso da tuberculose, por exemplo, beneficiários do Bolsa Família tiveram incidência 41% menor da doença e redução de 31% no risco de morte após o diagnóstico. Entre indígenas, a queda da mortalidade foi ainda mais expressiva.

Resultados semelhantes foram observados em relação ao HIV/Aids. O acompanhamento de mais de 22 milhões de brasileiros mostrou menor incidência da doença, menor mortalidade e melhores indicadores entre os grupos mais pobres da população.

Os pesquisadores também identificaram redução da ocorrência de hanseníase em municípios com alta transmissão e aumento das taxas de adesão ao tratamento e de cura entre os beneficiários.

Saúde mental

Um dos estudos apontou que a taxa de suicídio foi 56% menor entre pessoas atendidas pelo Bolsa Família. Outras análises apontaram redução das hospitalizações por transtornos psiquiátricos e por problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, especialmente nos municípios com maiores índices de pobreza.

Para o epidemiologista Mauricio Barreto, da Fiocruz Bahia, os resultados ajudam a compreender como fatores econômicos e sociais influenciam diretamente os desfechos em saúde.

“Inúmeros problemas de saúde são determinados por fatores sociais e econômicos, especialmente a pobreza e as desigualdades. Reduzir a pobreza e incentivar o uso dos serviços de saúde, educação e assistência social deve fazer parte dos esforços para tornar a população brasileira mais saudável”, disse.

Pesquisas

Os resultados foram apresentados nesta semana durante webinar que reuniu cientistas brasileiros e estrangeiros para discutir os principais achados produzidos a partir da chamada Coorte dos 100 Milhões de Brasileiros.

As pesquisas utilizaram dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) cruzados com informações sobre nascimentos, hospitalizações, notificações de doenças e óbitos. A partir desse conjunto de dados, os pesquisadores buscaram medir os efeitos da transferência de renda sobre a saúde da população mais vulnerável do país.

Segundo Mauricio Barreto, os estudos reforçam que o combate à pobreza deve ser entendido também como uma estratégia de promoção da saúde.

“A existência do Sistema Único de Saúde é fundamental para proteger e atender às necessidades da população, mas quando ele atua em conjunto com um programa robusto de proteção social, como o Bolsa Família, torna-se possível reduzir os efeitos dos principais determinantes sociais que afetam negativamente a saúde”, afirmou durante o encontro.

Os pesquisadores destacam que os estudos foram realizados com base em metodologias de avaliação consideradas inovadoras para políticas públicas, permitindo comparar grupos populacionais com características semelhantes e estimar os efeitos do programa ao longo do tempo.

As evidências produzidas pelo Cidacs ao longo dos últimos dez anos reforçam, segundo os autores, a importância da integração entre políticas de proteção social e o sistema de saúde.  Fonte: Agência Brasil

ACRIVI anuncia vencedor do concurso que escolheu o nome do mascote da 52ª EXPOCODÓ – A Força Jovem no Agro

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) anunciou oficialmente o nome vencedor do concurso que definiu a identidade do mascote da 52ª EXPOCODÓ – A Força Jovem no Agro. Após uma grande mobilização nas redes sociais e ampla participação popular, a mascote passa a se chamar CODOZIN, nome escolhido por votação e que carrega um forte significado para a história e a cultura de Codó.

O concurso foi criado com o objetivo de aproximar ainda mais a população da maior feira agropecuária da região. A proposta era desenvolver um personagem que representasse a EXPOCODÓ e, ao mesmo tempo, promover uma ação interativa que estimulasse o engajamento do público, ampliando a visibilidade do evento e fortalecendo a participação nas redes sociais.

O grande vencedor do concurso foi Elias Araújo, autor da sugestão do nome CODOZIN

Conheça a história por trás de CODOZIN

Mais do que um simples mascote, CODOZIN carrega uma homenagem especial às raízes do município. Seu nome foi inspirado no Rio Codozinho, um dos símbolos da identidade codoense. Ao longo da história, o rio tem sido testemunha do desenvolvimento da cidade e desempenha papel fundamental na vida da população. Além de contribuir para a agricultura e para a economia local, o Rio Codozinho abriga uma rica biodiversidade e ajuda a manter o equilíbrio ecológico da região. Também é um importante espaço de convivência, fortalecendo os laços culturais e sociais da comunidade.

De acordo com o vencedor do concurso, Elias Araújo, assim como o rio representa vida, movimento e conexão com a terra, o mascote CODOZIN chega para simbolizar a força do agro, a união dos produtores rurais e o orgulho da cultura codoense. Forte, alegre e cheio de energia, ele nasce para ser um dos grandes símbolos da EXPOCODÓ, levando consigo a essência do campo e o espírito acolhedor do povo de Codó.

Ao participar da escolha do nome do mascote da 52ª EXPOCODÓ, cujo tema é ‘A Força Jovem no Agro’, busquei um nome que tivesse identidade com nossa terra e nossa história. Inspirado no Rio Codozinho, de grande importância para o município, escolhi o nome ‘Codozin’, forma carinhosa como ele é conhecido por muitos. O rio contribui para a agricultura local, é essencial para a fauna e a flora e também para o abastecimento da população. Assim, o nome Codozin representa a força, a vida e o desenvolvimento que nascem da nossa própria terra, conectando o mascote às raízes e ao futuro do agro em Codó.”, explicou Araújo.

Mais um marco para a EXPOCODÓ

A presidente da ACRIVI, Inalda Béder, destacou a importância da iniciativa e avaliou a criação do mascote como mais um marco na história da feira agropecuária e da identidade do município. “A escolha do nome para o mascote da 52ª EXPOCODO – A Força Jovem no Agro, foi marcante e mobilizou as redes sociais. As pessoas foram motivadas por um forte senso de identidade e orgulho local, desejando que o nome refletisse a cultura e os valores da região. Participar dessa escolha proporcionou um sentimento de pertencimento, permitindo que cada indivíduo se sentisse parte integrante do evento. Além disso, a oportunidade de expressar criatividade foi um grande atrativo, com muitos buscando propor nomes originais e memoráveis. O aspecto competitivo do concurso também incentivou a participação, com a perspectiva de reconhecimento público para o nome vencedor. Por fim, a chance de deixar um legado e criar algo que será lembrado nas edições futuras da EXPOCODÓ foi uma motivação poderosa. Assim, o concurso não só escolheu um nome, mas também fortaleceu laços comunitários e enriqueceu o evento com a contribuição de todos”, afirmou.

A 52ª EXPOCODÓ – A Força Jovem no Agro segue ampliando suas ações de inovação e interação com o público, consolidando-se como um dos maiores eventos do agronegócio maranhense e fortalecendo a conexão entre tradição, cultura e desenvolvimento rural.

Suspeito de furtar veículos em Arari e Vitória do Mearim é preso

Um homem, que não teve o nome divulgado, suspeito de furtar veículos nos municípios de Arari e Vitória do Mearim, foi preso em flagrante na segunda-feira (8) pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA).

De acordo com a Delegacia de Polícia Civil de Arari, duas motocicletas e uma picape pertencente à empresa Tripoloni teriam sido furtadas durante o fim de semana pelo mesmo suspeito.

Diante das suspeitas, a polícia iniciou diligências para localizar os veículos e identificar o responsável pelos furtos. O investigado foi localizado e preso em flagrante enquanto atravessava a Ponte do Nema conduzindo uma das motocicletas furtadas.

Os veículos foram recuperados e serão devolvidos aos proprietários após a conclusão dos procedimentos legais. Após ser autuado, o suspeito foi encaminhado para uma unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A ação contou com a integração da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) e da Guarda Municipal, além do apoio do sistema de videomonitoramento de Arari, que possui cerca de 50 câmeras distribuídas pelo município, e da colaboração da população por meio de denúncias. Fonte: G1-MA

Dupla é presa em flagrante por homicídio em Açailândia

Homem condenado por assassinato há 14 anos é preso no Maranhão

Um homem condenado por um homicídio cometido em 2011 na zona rural de Grajaú foi preso nesta semana para começar a cumprir pena de 16 anos, 7 meses e 15 dias de prisão em regime fechado. Segundo a Polícia Civil, a condenação por homicídio qualificado já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso.

O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Imperatriz após o encerramento de todas as possibilidades de recurso.

O crime aconteceu em 2011, em uma fazenda na região de Santa Filomena, às margens da estrada que liga os municípios de Grajaú e Arame. De acordo com o processo, vítima e acusado entraram em luta corporal e, em seguida, se envolveram em um confronto com armas brancas.

A vítima estava armada com um facão, enquanto o autor utilizava uma faca. Conforme os autos, o condenado sofreu escoriações durante a briga, mas desferiu dezenas de golpes contra a vítima, que morreu no local.

O laudo pericial apontou que a vítima foi atingida por mais de 60 facadas.

Após o crime, o homem se apresentou espontaneamente à Delegacia de Polícia Civil de Grajaú. Em depoimento prestado na época, afirmou que a vítima havia feito ameaças antes do confronto.

Segundo a Polícia Civil, o condenado foi localizado durante diligências realizadas pela Delegacia de Grajaú, com apoio da Guarda Municipal.

Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado para a unidade policial e permanece à disposição da Justiça para o início do cumprimento da pena. Fonte: G1-MA

Justiça Eleitoral determina cassação de prefeito e vice de Turiaçu

A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos diplomas do prefeito de Turiaçu, Edésio Cavalcanti (Republicanos), e do vice-prefeito, Adonilson Alves Rabelo (Republicanos), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A decisão, publicada na segunda-feira (8), também declarou os dois inelegíveis por oito anos e determinou a adoção das medidas necessárias para a realização de novas eleições no município.

A sentença, assinada pelo juiz Jacqueson Ferreira Alves dos Santos, também atinge as vereadoras Carla Patrícia dos Santos Cunha, conhecida como Professora Carla (Republicanos), e Bianca Castro (Solidariedade). As duas tiveram os diplomas cassados e ficaram inelegíveis pelo mesmo período.

O juiz ainda determinou a aplicação de multas e comunicou o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) para que sejam adotadas as medidas necessárias à realização de novas eleições em Turiaçu.

Esta é a segunda decisão de cassação contra o prefeito e o vice em 2025, o que amplia a insegurança jurídica sobre a permanência da atual gestão.

Entrega de pescado

 

A ação foi apresentada pela coligação Pela Liberdade de Turiaçu, formada por Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Liberal (PL), União Brasil e Federação Brasil da Esperança, composta por Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).

Segundo os autores, a estrutura da prefeitura foi utilizada para favorecer politicamente integrantes do grupo que disputou as eleições municipais.

Ao analisar o caso, a Justiça concluiu que a distribuição de pescado realizada durante a Semana Santa de 2024 ocorreu sem previsão em programa social criado por lei específica. Para o magistrado, a ação ultrapassou o caráter assistencial e acabou associada à imagem dos políticos envolvidos.

A decisão destaca que a legislação eleitoral estabelece regras específicas para a concessão desse tipo de benefício em ano eleitoral. O objetivo é evitar que ações financiadas com recursos públicos influenciem a disputa entre candidatos.

Gastos aumentaram

 

Outro ponto considerado pela Justiça foi o aumento dos recursos destinados à compra de pescado nos últimos anos.

Documentos do processo mostram que os gastos passaram de R$ 17,1 mil em 2021 para R$ 194,2 mil em 2023. Em 2024, ano das eleições municipais, o valor chegou a R$ 546,6 mil.

Para o juiz, o crescimento dos gastos públicos durante o período eleitoral reforça os indícios de uso da máquina pública em benefício de candidaturas ligadas ao grupo político que administrava o município.

Vereadoras também foram condenadas

 

A sentença também responsabiliza Professora Carla e Bianca Castro. Segundo a Justiça, as duas participaram das ações relacionadas à entrega do benefício e obtiveram exposição política a partir da iniciativa.

Com a decisão, os quatro condenados ficam inelegíveis por oito anos. A sentença também prevê a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito após o esgotamento dos recursos.

Além disso, a Justiça determinou a recontagem dos votos das eleições proporcionais, desconsiderando os votos recebidos pelas duas vereadoras atingidas pela condenação.  Fonte: G1-MA