Blog do Walison - Em Tempo Real

Dino diz que pagamento de novos penduricalhos está proibido

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (6) que está proibida a criação de novos benefícios a juízes e membros do Ministério Público após a decisão da Corte que limitou o pagamento dos penduricalhos.

No dia 25 de março, por unanimidade, os ministros do Supremo decidiram que as indenizações adicionais, gratificações e auxílios deverão ser limitados a 35% do valor do salário dos integrantes da Corte, que tem o teto como referência e é equivalente a R$ 46,3 mil.

Contudo, após a decisão, diversos tribunais passaram a criar novos benefícios que não foram autorizados pela Corte na decisão que limitou os penduricalhos.

No despacho proferido hoje, Dino disse que diversas reportagens jornalísticas revelaram a criação de novos benefícios e que o pagamento ilegal pode gerar a responsabilização de quem liberar os recursos.

“Em virtude de inúmeras notícias veiculadas pela mídia, estão absolutamente vedados a criação, a implantação ou o pagamento de quaisquer parcelas de caráter remuneratório ou indenizatório, sob qualquer rubrica, inclusive que tenham sido implantadas após o julgamento, sob pena de responsabilidade penal, civil e administrativa”, afirmou o ministro.

Os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes também assinaram a decisão de Dino sobre os penduricalhos. Eles também foram relatores de ações no STF para derrubar os penduricalhos. 

Dino também determinou que os presidentes de tribunais, o procurador-geral da República, o advogado-geral da União, além de procuradores estaduais e defensores públicos, sejam notificados sobre a proibição de criação de novos benefícios.

Após a decisão do Supremo, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), principais órgãos administrativos do Judiciário e do MP, aprovaram uma resolução na qual também autorizaram o pagamento de penduricalhos que haviam sido proibidos pelo Supremo. Fonte: Agência Brasil

Professor é preso em flagrante por importunação sexual contra aluna no PI

Um professor foi preso em flagrante por importunação sexual de uma aluna adolescente nesta quarta-feira (6), em Campo Maior, no Norte do Piauí. A informação foi confirmada ao g1 pela delegada Emylle Kaynar, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV).

De acordo com a delegada, o celular do professor foi apreendido e será enviado para análise pericial.

O caso está em segredo de Justiça. Devido ao sigilo legal e para preservar a identidade da vítima, a polícia não divulgou detalhes sobre a identidade dos envolvidos, dinâmica do crime ou elementos da investigação.

O investigado está à disposição da Justiça e deve passar por audiência de custódia na quinta-feira (7). Fonte: G1-PI

Mototaxista é preso suspeito de fazer ‘delivery’ de drogas em Timon

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na terça-feira (5), um mototaxista de 44 anos, suspeito de vender drogas e fazer ‘delivery’ do entorpecente em Timon, a 450 km de São Luís.

De acordo com as investigações da Divisão de Inteligência e Captura (DICAP) de Timon, o suspeito recebia pedidos de cocaína por meio de aplicativo de mensagens e, após o pagamento via PIX, realizava a entrega da droga nas residências dos usuários.

O suspeito foi preso em um ponto de mototáxi onde trabalha. Após a abordagem, a equipe se deslocou até a residência do investigado, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Na casa, foram apreendidos R$ 1.275,00 em dinheiro e 24 porções de cocaína, prontas para consumo. O material foi recolhido e levado à delegacia.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante e deve permanecer à disposição da Justiça do Maranhão. Fonte: g1-MA

Governo Federal reconhece situação de emergência em 30 cidades da Paraíba atingidas por fortes chuvas; veja a lista

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 30 cidades da Paraíba atingidas por fortes chuvas. 28 municípios foram reconhecidos em decreto publicado nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU), enquanto duas outras cidades tiveram o problema reconhecido no domingo (3) e na segunda-feira (4).

Anteriormente, os municípios e o governo estadual haviam decretado situação de emergênica em 31 cidades. Apenas o município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba, ainda não teve a situação reconhecida em nível federal.

Conforme o novo decreto do governo federal , as 28 cidades reconhecidas por último foram as seguintes:

  1. Alagoa Grande
  2. Alhandra
  3. Areia
  4. Caaporã
  5. Cruz do Espírito Santo
  6. Gurinhém
  7. Ingá
  8. Itabaiana
  9. Itatuba
  10. João Pessoa
  11. Juripiranga
  12. Lagoa Seca
  13. Massaranduba
  14. Mogeiro
  15. Mulungu
  16. Natuba
  17. Pedras de Fogo
  18. Pilar
  19. Pilões
  20. Pitimbu
  21. Riachão do Bacamarte
  22. Rio Tinto
  23. Salgado de São Félix
  24. São José dos Ramos
  25. São Sebastião de Lagoa de Roça
  26. Sapé
  27. Serra Redonda
  28. Serraria
  29. No domingo (4), em outra portaria publicada no diário oficial, a cidade de Bayeux teve a situação de emergência reconhecida. Na segunda-feira (5) foi reconhecida emergência em Santa Rita. Essas duas cidades são consideradas duas das mais atingidas pelas chuvas na Paraíba.

    Com as situações de emergências conhecidas, órgãos e entidades da Administração Pública do Estado podem tomar várias medidas emergenciais, como abertura de crédito extraordinário e concessão de auxílio financeiro emergencial às famílias diretamente atingidas pelas chuvas.

    Desalojados e desabrigados na Paraíba

     

    As fortes chuvas que atingiram a Paraíba deixaram 2.774 pessoas desalojadas e 241 desabrigadas, segundo um relatório situacional divulgado pelo Governo da Paraíba.

    O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba informou que já realizou 478 atendimentos acumulados, com 349 pessoas resgatadas diretamente de áreas de risco. A operação de socorro mobilizou 1.489 bombeiros, 386 viaturas, 102 embarcações, uma aeronave e cinco drones. Fonte: G1-PB

Homem morre após bater carro contra poste na BR-226, em Barra do Corda no MA

Um homem conhecido como “Marquinho do Gesso” morreu após o carro que dirigia bater contra um poste de iluminação pública na madrugada dessa segunda-feira (4), em um trecho da BR-226, próximo à Ponte Nova, em Barra do Corda região sul do estado.

Segundo relatos, o motorista seguia pela rodovia quando perdeu o controle da direção e bateu contra um poste às margens da estrada. Com a força do impacto, ele ficou preso às ferragens.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foram acionadas e realizaram o resgate da vítima, que foi retirada do veículo e entregue aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O homem foi socorrido e levado para uma unidade de saúde da região em parada cardiorrespiratória, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital. Fonte: G1-MA

Homem morre afogado ao tentar atravessar lago; corpo é encontrado 24 horas depois em Sítio Novo no MA

Um homem identificado como, Alailton Barros de Souza, de 30 anos, morreu após se afogar no Lago do Enxu, em Sítio Novo, no sul do Maranhão. O corpo dele foi encontrado no fim da tarde dessa terça-feira (5), cerca de 24 horas após o desaparecimento.

Segundo moradores e a PM, Alailton, que morava em Sítio Novo, estava com amigos na noite de segunda-feira (4), quando, por volta das 18h40, entrou no lago após ingerir bebida alcoólica. De acordo com relatos, ele tentou atravessar o local nadando, mas desapareceu poucos minutos depois.

Após o desaparecimento, amigos da vítima chamaram moradores da região, que iniciaram as buscas ainda na noite de segunda-feira. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram acionados, mas o homem não foi localizado.

Na manhã de terça-feira (5), equipes do Corpo de Bombeiros de Grajaú chegaram a Sítio Novo para reforçar as buscas no Lago do Enxu. Participaram da operação quatro bombeiros militares e cinco bombeiros civis, com apoio de uma embarcação. O corpo de Alailton foi encontrado por volta das 17h30 de terça-feira, segundo a PM.

O Lago do Enxu é considerado impróprio para banho, segundo moradores da região. A área é apontada como perigosa por causa da qualidade da água e da presença de animais, como cobras e jacarés. Fonte: G1-MA

Suspeito de abusar sexualmente de criança é preso em hospital de Viana enquanto aguardava cirurgia

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu, nesta terça-feira (5), um mandado de prisão contra um idoso de 65 anos suspeito de estupro de vulnerável contra uma criança de 11 anos, em Viana, a 217 km de São Luís. Ele foi preso em um hospital do município, onde estava internado para realizar uma cirurgia.

O caso aconteceu em janeiro de 2025. De acordo com as investigações, o suspeito teria praticado atos libidinosos contra a criança que foram filmados, dentre eles, ele teria dado um beijo na criança.

Ao tomar conhecimento dos abusos, a mãe da criança registrou um boletim de ocorrência. Segundo a Polícia Civil, ao saber da denúncia, o suspeito fugiu do povoado onde vivia, na zona rural.

Um mandado de prisão preventiva foi expedido e, após diligências, o idoso foi localizado pela polícia. Ele estava internado em um hospital de Viana, onde seria submetido a um procedimento cirúrgico após sofrer um acidente de moto.

O suspeito foi preso na unidade hospitalar. Ainda segundo a polícia, ele ficará sob custódia da Polícia Penal até receber alta médica, quando será encaminhado ao Sistema Penitenciário do Maranhão. Fonte: G1-MA

Funcionário é preso após sair com trator sem autorização e causar danos na BR-135, em São Luís

Um funcionário de uma empresa foi preso em flagrante na noite dessa sexta-feira (1º) após sair do local de trabalho com um trator sem autorização, dirigir de forma perigosa e causar danos na BR-135, na região da Vila Maranhão, área do Cajueiro, em São LuísNão houve feridos.

O homem foi identificado como Yuri Gabriel Soares da Silva. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o trator trafegando de forma desgovernada pela BR-135, com viaturas da polícia em acompanhamento e policiais tentando alcançar o veículo (veja acima).

Em um dos registros, o trator segue na direção de uma viatura e de um agente que se aproximava do condutor.

Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada após o supervisor da empresa informar que um funcionário havia deixado o local de trabalho conduzindo o trator sem permissão. Ainda conforme o relato, o homem apresentava comportamento alterado, com suspeita de uso de entorpecentes.

A polícia informou que exames devem ser encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a suspeita, mas o resultado ainda não foi divulgado.

Policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) localizaram o suspeito na BR-135. De acordo com a PM, ele seguia em zigue-zague pela pista e causava danos ao longo da via. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estiveram no local.

A Justiça do Maranhão marcou audiência de custódia para este sábado (2), às 14h35, na Central de Inquéritos e Custódia de São Luís.

Polícia precisou atirar nos pneus para conter veículo

 

Durante a tentativa de abordagem, os policiais efetuaram disparos nos pneus do trator para conter o veículo, mas o condutor não parou de imediato. A situação só foi controlada quando o trator atravessou um canteiro central e passou por uma pequena vala, momento em que um parente do suspeito conseguiu abrir a porta da cabine e desligar o motor.

Ainda conforme a polícia, o homem estava extremamente alterado no momento da abordagem, resistiu à condução e precisou ser algemado para garantir a segurança dos agentes e de outras pessoas.

Ele apresentava apenas um pequeno arranhão em um dos braços e nenhuma arma foi encontrada.

Após ser contido, o homem foi encaminhado ao Plantão Central do Itaqui-Bacanga. Ele foi autuado, em tese, por dano qualificado ao patrimônio público, direção perigosa e condução de veículo com capacidade psicomotora alterada, segundo a polícia. Fonte: G1-MA

Polícia investiga caso de preparador físico do Moto Club esfaqueado durante evento em São José de Ribamar

A Polícia Civil (PCMA) investiga o caso em que o preparador físico do Moto Club, Moraes Neto, foi esfaqueado durante uma confraternização em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o suspeito do crime nem sobre o estado de saúde da vítima.

Segundo primeiras informações, o profissional, que integra a comissão técnica do time rubro-negro, participava de um evento quando foi surpreendido e atingido por golpes de arma branca.

De acordo com a polícia, o caso é investigado pela Delegacia Especial de São José de Ribamar. A unidade deve intimar a vítima e testemunhas para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar o autor.

A polícia informou ainda que novos detalhes serão divulgados, para não comprometer o andamento das investigações. Fonte: G1-MA

 

Infestação de caramujos causa transtornos e preocupa moradores em São Luís

Uma infestação de caramujos tem preocupado moradores da Rua Projetada, no bairro Olho d’Água, em São Luís. O problema, que ocorre há mais de um ano, causa transtornos diários e acende um alerta para riscos à saúde.

Todos os dias, moradores da região precisam retirar caramujos das calçadas para tentar impedir que os moluscos entrem nas casas.

“Esse caramujo eu coletei de para hoje, então de manhã eu vou ter que coletar novamente e a quantidade é muita. Quanto mais você mata, mais aparece. Há negócio incrível’’, disse um morador.

Mesmo com a limpeza feita pelos moradores, os caramujos continuam aparecendo em grande quantidade.

“A população de moluscos aumentou muito. Principalmente de manhã cedo, a gente sai na rua e vê caramujo na porta de casa. Alguns vizinhos já encontraram dentro da própria casa.”

Segundo os moradores, o problema não é recente. Há mais de um ano, eles convivem com a infestação e cobram providências.

“Há mais de um ano, a gente convive com essa infestação de caramujos. Isso prejudica toda a vizinhança. Ficamos preocupados com as doenças que o caramujo africano pode transmitir. Infelizmente, continuamos em busca de socorro e não temos mais a quem recorrer.”

Além da grande quantidade de caramujos, os moradores também se preocupam com os riscos à saúde. O caramujo africano pode transmitir parasitas capazes de causar doenças graves em seres humanos.

De acordo com especialistas, o caramujo africano se alimenta de vegetação e de restos orgânicos, incluindo fezes de outros animais. O risco ocorre porque, ao ingerir fezes de ratos, por exemplo, ele pode carregar vermes e parasitas.

Durante o deslocamento, o animal deixa muco pelo caminho, o que pode representar risco à saúde da população.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informou que não é responsável pelo controle de caramujos. Mesmo assim, orientou a população a usar proteção nas mãos durante o manuseio dos animais.

Segundo a pasta, os caramujos devem ser colocados em uma solução com produto adequado por 24 horas. Depois, as conchas devem ser quebradas e descartadas no lixo comum.

TV Mirante procurou a Prefeitura de São Luís, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem. Fonte: G1-MA