Blog do Walison - Em Tempo Real

Ciro Nogueira: loja de motos ligada ao senador no PI é alvo de busca e apreensão no Caso Master

Uma unidade da loja CN Motos, localizada na Avenida Deputado Paulo Ferraz, Zona Sudeste de Teresina, foi alvo de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (7). A loja é de propriedade do senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas.

O mandado cumprido pela Polícia Federal é relativo à 5ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes financeiras ligadas ao Banco Master. O g1 entrou em contato com o senador, mas ainda não obteve resposta.

De acordo com as informações relacionadas ao CNPJ da empresa, Ciro Nogueira aparece como sócio-administrador da CN Motos. A empresa está inscrita na Receita Federal sob o nome Ciro Nogueira Comércio de Motocicletas Ltda.

A PF também cumpriu mandado de busca e apreensão em um endereço do senador em Brasília (DF).

Operação Compliance Zero

O senador Ciro Nogueira é um dos alvos da nova fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta.

Ao todo, um mandado de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e devem ser cumpridos pela PF no Piauí, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Na decisão do STF, obtida pela jornalista Ana Flor, a PF “aponta a identificação da suposta conduta do senador em favor do banqueiro, em troca do recebimento de vantagens econômicas indevidas”. Segundo o blog apurou, o caso relativo ao senador Ciro Nogueira era um dos com maior quantidades de indícios para serem investigados.

 

A decisão judicial autorizou, ainda, o bloqueio de bens, direitos e valores no valor de R$ 18,85 milhões. Fonte: G1-PI

Homem morre após ser atropelado por ônibus perto do Mercado Público de Mangabeira, em João Pessoa

Um homem de 46 anos morreu após ser atropelado por um ônibus na tarde desta quarta-feira (6), em frente ao Mercado Público de Mangabeira, localizado na Zona Sul de João Pessoa. A informação foi confirmada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com as primeiras informações, equipes do Samu foram acionadas e encontraram a vítima, identificada como Fábio Alves da Silva, desacordada no local. Os socorristas ainda realizaram manobras de reanimação, mas a morte foi constatado ainda na área do acidente.

As circunstâncias e a dinâmica do atropelamento ainda não foram esclarecidas e devem ser investigadas. A Polícia Civil e a perícia estão no local do acidente, realizando os procedimentos necessários.

Segundo pessoas que estavam no local, o homem trabalhava como flanelinha, mas, ninguém viu o que aconteceu no momento do acidente.

g1 entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), através de nota o órgão informou que “O veículo havia retomado a operação após o embarque e desembarque de passageiros em um ponto de ônibus e trafegava pela faixa exclusiva quando ocorreu o atropelamento de um pedestre.” Ainda de acordo com a nota, o motorista permaneceu no local do acidente. Fonte: G1-PB

Operação mira grupo criminoso ligado ao tráfico interestadual de drogas, na Paraíba

Uma operação contra um grupo criminoso ligado ao tráfico interestadual de drogas foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (7) em João Pessoa e no município de Pilar, na Paraíba. A ação, realizada pela Polícia Civil, cumpre nove mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de bens e valores que somam R$ 12 milhões.

Segundo a polícia, os investigados são suspeitos de atuar no envio da droga a partir do estado do Acre e na aquisição e distribuição do entorpecente em território paraibano. As apurações indicam que o grupo tinha divisão de funções e realizava movimentações financeiras relacionadas ao tráfico interestadual.

A investigação teve início em setembro de 2025, após a apreensão de aproximadamente meia tonelada de skunk no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. A partir desse caso, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) aprofundou as diligências para identificar os responsáveis pela remessa e pela administração da carga.

As medidas cautelares foram autorizadas pelo Poder Judiciário após representação da autoridade policial, com base nos elementos reunidos durante a investigação.

A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Grupo Tático Especial da 9ª Delegacia Seccional e da Unidade de Inteligência da Polícia Civil (Unintelpol).

A Polícia Civil informou que as ações seguem em andamento e que novas informações poderão ser divulgadas. Fonte: G1-PB

Forte chuva alaga unidades de saúde e causa transtornos para motoristas na Grande São Luís

As fortes chuvas que atingiram parte dos municípios da Grande Ilha de São Luís na tarde desta quarta-feira (6), causaram inúmeros transtornos para motoristas, pedestres e até pacientes de unidades hospitalares. Vídeos divulgados na redes sociais mostram dezenas de áreas alagadas pela água (veja as imagens acima).

Um dos pontos afetados foi o Centro de Hemodiálise, localizado no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar. A água tomou conta da unidade que ficou completamente alagada. O Hospital da Cidade Dr. Jackson Lago (Socorrão II), no bairro da Cidade Operária, também foi afetado pelo temporal.

A Avenida São Luís Rei de França, no Turu, uma das mais movimentadas da capital maranhense, também ficou alagada. Imagens feitas por motoristas que trafegavam pelo local, mostraram que parte da água cobriu toda a pista, que ficou submersa.

A MA-201, conhecida como Estrada de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, também foi afetada. Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram motoristas se arriscando ao atravessar áreas alagadas. A enxurrada também encobriu buracos e partes do asfalto, o que aumentou o risco de acidentes

Alerta de chuvas

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas com perigo potencial na região. O aviso é válido até as 23h59 de quinta-feira (7).

O alerta é classificado como de “perigo potencial”, com baixo risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

De acordo com o instituto, a previsão indica volumes de chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia, além de ventos intensos com velocidades entre 40 e 60 km/h. Fonte: G1-MA

Operação da polícia do DF mira suspeitos de envolvimento com ‘jogo do tigrinho’ no MA

A Polícia Civil do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (6), em São Luís, uma etapa da operação deflagrada pela Polícia do Distrito Federal contra suspeitos de divulgarem um jogo de azar online em que é prometido grandes retornos financeiros.

Na capital maranhense, foi cumprido mandados de busca e apreensão em um endereço localizado no bairro Anil. As ações foram coordenadas pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Segundo as investigações, influenciadores digitais e integrantes de um grupo criminoso estariam usando as redes sociais para induzir os usuários a fazer apostas.

Sobre a investigação

 

O esquema foi identificado após uma operação realizada pela Polícia do Distrito Federal em julho de 2024. À época, o alvo foi um influenciador de Brazlândia que divulgava falsos ganhos e direcionava seguidores a links manipulados, em que valores eram desviados sem a realização real de apostas.

De acordo com as investigações, o grupo movimentou R$ 11 milhões. Um dos investigados apresentou média diária de R$ 48 mil em transações, ainda segundo a Polícia Civil.

Os mandados são cumpridos no DF e seis estados: Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro e Bahia. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa e estelionato.

‘Jogo do tigrinho’

O “jogo do tigrinho” é um cassino online famoso que promete ganhos fabulosos. Na prática, o objetivo dele é que o jogador faça uma combinação de três figuras iguais nas três fileiras que aparecem na tela.

Como o jogo não é desenvolvido pelas casas de apostas, ele pode aparecer em mais de um site, geralmente dentro de categorias como “cassino online”, o que é proibido no Brasil.

No Brasil, o “Fortune Tiger” ficou famoso principalmente devido à extensa campanha que incluiu muitos influenciadores digitais e jogadores que compartilham suas táticas para se dar bem.

Por ir contra a Lei de Contravenções Penais – que considera crime os jogos de azar em que o ganho ou a perda dependem da sorte – o jogo é considerado ilegal. Fonte: G1-MA

Enfrentamento à violência é desafio para 71,7% dos gestores de escolas

Sete em cada dez gestores de escolas públicas (71,7%) relatam dificuldade em dialogar no ambiente escolar sobre o enfrentamento às violências, como bullying, racismo e capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência).

Esse é o maior desafio observado por uma pesquisa sobre clima escolar realizada com 136 gestores de 105 escolas públicas, sendo 59 municipais e 46 estaduais.

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (6), foi realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), uma instituição sem fins lucrativo, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do estudo é coletar informações para fundamentar o novo Guia de Clima Escolar Positivo para Equipes Gestoras, uma iniciativa do governo federal, que será lançado nesta quinta-feira (7), pelo canal de YouTube do MEC.

Ambiente contra violência

Coordenador do estudo, o pesquisador Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, considera que lidar com situações de violências é uma questão complexa e que exige preparo, apoio e ações bem planejadas.

Uma dificuldade específica, cita ele, é a naturalização da violência.

“Em alguns casos, adultos da escola veem agressões como ‘brincadeiras’. Isso diminui a gravidade das situações e pode levar à omissão, justamente quando os estudantes mais precisam de apoio e intervenção”, diz em entrevista à Agência Brasil.

O coordenador contextualiza ainda que muitas escolas estão em contextos marcados por violência “fora de seus muros”. Além disso, completa, “há dificuldades em envolver as famílias e a comunidade, o que aumenta a pressão sobre a escola para lidar sozinha com esses desafios”.

Bullying

Adriano Moro relata ainda que outra dificuldade é o uso genérico do termo bullying.

“É um fenômeno com suas especificidades, é uma violência grave, precisa de atenção. Contudo, ao não ser nomeada corretamente, a violência vivenciada acaba escondendo problemas específicos, como racismo, capacitismo, xenofobia ou violência de gênero.”

bullying é uma palavra originada na língua inglesa e define uma forma de violência física ou psicológica, geralmente de forma repetida, causando danos físicos, sociais e emocionais ao estudante vítima. Um ou mais agressores fazem uso de xingamentos, apelidos pejorativos e outras formas de intimidação, humilhação, agressão ou discriminação.

Para o representante da FCC, o clima escolar positivo contribui diretamente para enfrentar as violências, porque cria as condições para que a escola deixe de atuar apenas de forma reativa e passe a agir de maneira mais preventiva, intencional e colaborativa.

“Quando há confiança, respeito e escuta entre estudantes e adultos, fica mais fácil identificar problemas, nomear corretamente as violências e agir com mais responsabilidade e justiça”, destaca.

Mais constatações

Na busca por entender como é o gerenciamento do clima entre alunos, profissionais de ensino e famílias, a pesquisa constatou que:

  • 67,9% dos gestores entrevistados relatam desafios na aproximação entre escola, famílias e comunidade;
  • 64,1% indicam entraves na construção de bons relacionamentos entre estudantes;
  • 60,3% mencionam dificuldades para desenvolver o sentimento de pertencimento dos alunos;
  • 60,3% reconhecem entraves na relação estudantes–professores;
  • 49% apontam desafios ligados à promoção do sentimento de segurança entre estudantes.

Os pesquisadores procuraram saber como é a organização da unidade de ensino para chegar a um ambiente escolar positivo.

O levantamento revela que mais da metade delas (54,8%) nunca realizaram diagnóstico estruturado do clima escolar.

Para os responsáveis pela pesquisa, o diagnóstico é “etapa essencial para orientar políticas de convivência e aprendizagem”.

Foi identificado ainda que mais de dois terços (67,6%) das unidades de ensino possuem equipe responsável por ações de melhoria do clima escolar.

Nas 32,4% que não contam com essa equipe, as ações ficam sob responsabilidade direta da gestão.

Adriano Moro pontua que muitas escolas vivenciam sobrecarga dos profissionais.

“A gestão escolar costuma lidar com muitas urgências ao mesmo tempo”, aponta. Dessa forma, as equipes atuam mais para resolver problemas imediatos do que para preveni-los de forma planejada.

Clima e aprendizagem

O pesquisador classifica como “muito forte” a relação entre clima escolar positivo e desempenho pedagógico.

Segundo ele, o clima nos colégios influencia diretamente tanto o bem-estar das pessoas quanto o processo de ensinar e aprender.

“Para que a aprendizagem aconteça com qualidade e equidade, é fundamental que os estudantes se sintam acolhidos”, diz.

“Quando os estudantes se sentem respeitados e não têm medo de errar, eles aprendem melhor e desenvolvem suas habilidades com mais confiança”, sustenta.

Grupo de trabalho

A pesquisa da FCC ouviu escolas em dez estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo, de março a julho de 2025.

O levantamento da FCC e do MEC é divulgado na mesma semana em que o governo federal recriou grupo de trabalho (GT) para subsidiar política de combate ao bullying e ao preconceito na educação.

O GT é formado por áreas técnicas do MEC e tem prazo inicial de 120 dias para apresentar um relatório com as conclusões e propostas elaboradas. Fonte: Agência Brasil

STF suspende julgamento de recurso para garantir revisão da vida toda

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quarta-feira (6) o julgamento de mais um recurso para garantir o direito à revisão da vida toda das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O julgamento virtual começou no dia 1° de maio, mas foi suspenso hoje por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. Não há data para a retomada do julgamento.

A Corte começou a julgar um recurso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) para garantir que a revisão seja válida para quem entrou com ação judicial até 21 de março de 2024, quando o tribunal vetou a revisão.

É o quarto recurso apresentado na Corte contra a proibição.

Antes de interrupção do julgamento, o placar da votação era de 4 votos a 1 para manter a decisão da Corte, que, em março de 2024, entendeu os aposentados não têm direito de optarem pela regra previdenciária mais favorável para recálculo do benefício.

O único voto favorável aos aposentados foi proferido pelo ministro Dias Toffoli, que votou pela modulação dos efeitos da decisão para garantir a revisão aos aposentados que entraram com ações judiciais no período entre 16 de dezembro de 2019, data de publicação da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reconheceu a revisão, e 5 de abril de 2024, data da decisão final do Supremo que vetou o direito.

Entenda

Em março de 2024, o Supremo decidiu que os aposentados não têm direito de optare pela regra mais favorável para recálculo do benefício.

A decisão anulou outra deliberação da Corte favorável à revisão da vida toda. A reviravolta ocorreu porque os ministros julgaram duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), e não o recurso extraordinário no qual os aposentados ganharam o direito à revisão no STJ.

Ao julgar constitucionais as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados.

Antes da nova decisão do STF, o beneficiário poderia optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida poderia aumentar ou não o benefício. Fonte: Agência Brasil

STF volta a julgar lei sobre distribuição de royalties do petróleo

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quarta-feira (6) o julgamento definitivo da lei que definiu regras de distribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios.

Em março de 2013, a ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, suspendeu liminarmente parte da Lei 12.734/2012, conhecida como Lei dos Royalties.

Durante o julgamento, a Corte vai decidir se mantém a suspensão da norma ou valida a aplicação das regras de distribuição dos royalties.

Na sessão de hoje, os ministros ouviram as sustentações orais dos procuradores dos estados envolvidos na partilha dos recursos. Na sessão desta quinta-feira (7), o julgamento será retomado com o voto da relatora e dos demais ministros.

Na abertura do julgamento, Cármen Lúcia justificou a demora para marcar o julgamento definitivo do caso.

“É um dos processos mais sensíveis do gabinete. Embora, eu tenha liberado, convertendo para julgamento de mérito, em 21 de maio de 2014, esses feitos entraram e saíram de pauta várias vezes, porque houve pedido de diversos governadores para tentarem acordos.”

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo, defendeu a elaboração de uma decisão definitiva da Corte. Segundo o ministro, há distorções no atual modelo de distribuição de royalties, como municípios que estão recendo menos recursos, mas deveriam receber mais.

“O desarranjo que esse modelo provocou, uma certa anomia e a intervenção caótica do Judiciário tem produzido filhos que não são bonitos. É importante que esse julgamento seja o início de um processo de revisão de todo esse quadro”, completou.

Em 2013, Cármen Lúcia concedeu uma liminar em uma ação protocolada pelo estado do Rio de Janeiro.

Na época, o estado alegou que a Lei dos Royalties afrontava várias regras da Constituição, por interferir em receitas comprometidas, contratos assinados, além da responsabilidade fiscal.

O estado alegou perdas imediatas de mais de R$ 1,6 bilhão imediatos e R$ 27 bilhões até 2020.  Fonte: Agência Brasil

Defesa de Vorcaro entrega proposta de delação à PGR e PF

A defesa do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, entregou, nesta terça-feira (5), uma proposta de acordo de delação premiada à Procuradoria-Geral da República (PGR) e a investigadores da Polícia Federal (PF). A expectativa é que Vorcaro delate políticos e magistrados que tiveram algum tipo de relacionamento ilegal com ele.

Com a entrega do documento, que ainda está em sigilo, os dois órgãos passarão a analisar a proposta e poderão pedir mais informações que forem consideradas incompletas. O depoimento de Vorcaro também poderá ser marcado pelos investigadores. Em seguida, os benefícios do acordo também deverão ser discutidos. Não há prazo para conclusão da análise.

O acordo ainda está na fase de negociação. Para ter validade, a proposta precisará ser homologada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das investigações sobre as fraudes no Master. 

Daniel Vorcaro está preso na superintendência da Polícia Federal em Brasília.

No dia 4 de março, o banqueiro voltou a ser preso e foi alvo da terceira fase da Operação Compliance Zero, da PF, que investiga fraudes financeiras no Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal (GDF).

André Mendonça atendeu ao pedido de prisão feito pela PF após novos dados da investigação apontarem que Vorcaro deu ordens diretas para os outros acusados para intimidarem jornalistas, ex-empregados e empresários, além de ter acesso prévio ao conteúdo das investigações.  Fonte: Agência Brasil